Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Chegou a altura da minha pessoa e a minha cara-metade dar-mos inicio ao processo de construção da nossa casinha (zona Ourém).
    Este vai ser o projecto, agradeço opiniões é que estamos muito fresquinhos nesta área :)

cave

sotão
  2.  # 2

... no 3D, era dispensável a palmeirita e lua... ;)

Sobre o estilo de arquitectura não me vou prolongar.. não aprecio, mas é o CORRENTE na zona.
    É mais um Projecto que, e aqui é de caras!!! não cumpre como mais básico da lei das acessibilidades.... o que é estranho , pois se ainda estiver no activo eng.º que aprecia projectos de Arquitectura na Câmara de Ourem... e que na altura (2002/2003) que submeti era um autêntico fundamentalista do RGEU...
    •  
      MRui
    • 19 janeiro 2010

# 3

Se me permite a opinião... vou-me debruçar sobre as casas de banho.
    Além de não cumprirem a famigerada/malfadada/burrada Lei das Acessibilidades (ainda falta vir a Lei das Invisibilidades), esquecendo isso, cometem um "erro" muito comum nas casas portuguesas: a falta de privacidade dentro de uma casa de banho.
    A sanita e o bidé ficam demasiado expostos. Em minha opinião, deviam ficar resguardados por um murete que salvaguardasse a privacidade de determinados actos quando mais de uma pessoa estão a utilizar a casa de banho. E/ou na abertura da porta quando outras pessoas circulam na zona. Ao mesmo tempo, com esse murete, cria-se esteticamente um ambiente muito agradável.
  3.  # 4

Colocado por: Pedro Barradas... no 3D, era dispensável a palmeirita e lua... ;)

Sobre o estilo de arquitectura não me vou prolongar.. não aprecio, mas é o CORRENTE na zona.
    É mais um Projecto que, e aqui é de caras!!! não cumpre como mais básico da lei das acessibilidades....o que é estranho , pois se ainda estiver no activo eng.º que aprecia projectos de Arquitectura na Câmara de Ourem... e que na altura (2002/2003) que submeti era um autêntico fundamentalista do RGEU...

Pelo menos a ultima vez que estivemos com o desenhador, a única coisa que disse que que não estava segundo as leis das acessibilidades era a largura das casas de banho. Ficou em alterar.
    Daqui a 2 semanas já tinha o projecto final, depois coloco.
    Sim não é daquele estilo moderno (linhas direitas) do qual também não desgosto. Mas optamos por este estilo (normal), mas colocamos do lado direito 2 vidros com 3,30 mts cada a fazer o canto que já dá outro ar a casa e dará iluminação a sala.
    São bem-vindos todos os comentários.
  4.  # 5

Boas

São bem-vindos todos os comentários

Redacção
    A minha alegre casinha

Gosto muito desta casa. Acho a palmeira muito gira e a Lua então nem se fala; da nuvem já não gosto, eu sou mais do género cumulonimbos, mas se calhar até não está mal, é capaz de casar bem com o relvado. Também gosto muito dos telhados, principalmente aquele bocado que se vê atrás da palmeira, só é pena não ter uma porta em vez de janela, ficava igualzinha à capela da minha aldeia. Também acho que aquele pilar na varanda é muito jeitoso e se fosse eu aproveitava a parede ao lado da entrada principal para pôr um quadro em azulejo com a imagem dos três pastorinhos. Gostava de continuar, mas tenho de ir jantar. Até ...

cumps
    José cardoso
  5.  # 6

assustei-me com a lua e a palmeira
    nunolopes se puder dizer quanto lhe vão custar os projectos
  6.  # 7

.. o josé cardoso, como eng.º, esqueceu-se de comentar a courete do Barbecue... que atravessa toda a estrutura!!!

... Vou comentar mais um pouco e deixar aqui umas questões....
    - A planta apresenta uma solução que efectivamente desperdiça pouca área em circulação, é Bom.
    - as paredes interiores.. estão todas fininhas.. onde anda a estrutura, os pilares, onde vão ficar as vigas /pilares à mostra? Como e qual vai ser o impacto visual destes elementos.
    - qual a orientação da casa?
    - esse janelões fazem sentido? comprometem a privacidade?
    - eu consideraria colocar a lareira num ponto central da casa, sempre aproveita o calor irradiado da mesma para a casa, em vez de mandar fora...
    - O local que tem previsto para a TV... com esses janelões.. para ver alguam coisa, vão andar sempre fechados, devido aos reflexos. considere colocar na paredinha onde agora se encontra alareira de canto.
    - esse projecto estava na "gaveta"do desenhador à vários anos, e agora é "amanhá-lo para o seu caso?!?
    - esses alçados podima estar bem melhor estudados ... e se em vez dos chapelinhos à capela, como disse o J cardoso, prolongasse as coberturas dos alpendres... mais simples, mais barato... talvez melhor.
    - esse aproveitamento de sotão que vai ser mais tarde habitável...ou não. Também convém rever isso... a casa está "cabeçuda" e desproporcionada.. precisa mesmo desse espaço, com tanta garagem...

para já é só.

EDIT: Fernando, também tenho curiosidade quanto ao valor dos Projectos...
  7.  # 8

Colocado por: Fernando Gabrielassustei-me com a lua e a palmeira

vai ficar na ordem dos 2500 a 3000 euros.
  8.  # 9

Pedro Barradas

Como podem ver a casa não é muito grande de frente tem cerca de 13mts e lado 12 mts, vai ter mesmo que ser assim é o que a câmara obriga.
    Pelo menos o desenhador disse que os pilares ficavam nos cantos da parede de fora, espero que não fiquem a vista !
    “janelões estão divididos em 3” 2 estão fixos a parede e um faz de porta para o jardim que irá ter tanto em frente como do lado direito.
    Quanto a orientação esquecimento meu, norte cozinha, sul quarto com casa de banho privativa.
    Quanto ao projecto na gaveta. Era isto que nós queríamos! Mas não digo nada que já houvesse alguma idêntica na gaveta dele e ele só tivesse lá colocado as vidraças.
    Os dois chapelinhos á capela já foi da autoria dele, mas não desgostamos. Talvez seja de estar mos próximo do santuário… mas nunca me tinha passado pela cabeça essa dos chapelinhos á capela! Já agora é por ser de duas águas?
    Na cave vamos fazer uma divisão, estão uns rascunhos na foto, o pouco espaço que sobra deve ser para 2 carros e arrumos.
    • naar
    • 19 janeiro 2010

# 10

Colocado por: j cardosoBoas

São bem-vindos todos os comentários

Redacção
    A minha alegre casinha

Gosto muito desta casa. Acho a palmeira muito gira e a Lua então nem se fala; da nuvem já não gosto, eu sou mais do género cumulonimbos, mas se calhar até não está mal, é capaz de casar bem com o relvado. Também gosto muito dos telhados, principalmente aquele bocado que se vê atrás da palmeira, só é pena não ter uma porta em vez de janela, ficava igualzinha à capela da minha aldeia. Também acho que aquele pilar na varanda é muito jeitoso e se fosse eu aproveitava a parede ao lado da entrada principal para pôr um quadro em azulejo com a imagem dos três pastorinhos. Gostava de continuar, mas tenho de ir jantar. Até ...

cumps
    José cardoso

:) vai jantar e depois ainda vai comprar mais chumbos?

É que se fôr, eu espero! :)
  9.  # 11

obrigado pela citação dos valores...
    abstenho-me de comentar...
    em todo o caso se gosta da casa é o que interessa.
  10.  # 12

Colocado por: nunolopesPedro Barradas

Como podem ver a casa não é muito grande de frente tem cerca de 13mts e lado 12 mts, vai ter mesmo que ser assim é o que a câmara obriga.
    Pelo menos o desenhador disse que os pilares ficavam nos cantos da parede de fora, espero que não fiquem a vista !
    “janelões estão divididos em 3” 2 estão fixos a parede e um faz de porta para o jardim que irá ter tanto em frente como do lado direito.
    Quanto a orientação esquecimento meu, norte cozinha, sul quarto com casa de banho privativa.
    Quanto ao projecto na gaveta. Era isto que nós queríamos! Mas não digo nada que já houvesse alguma idêntica na gaveta dele e ele só tivesse lá colocado as vidraças.
    Os dois chapelinhos á capela já foi da autoria dele, mas não desgostamos. Talvez seja de estar mos próximo do santuário… mas nunca me tinha passado pela cabeça essa dos chapelinhos á capela! Já agora é por ser de duas águas?
    Na cave vamos fazer uma divisão, estão uns rascunhos na foto, o pouco espaço que sobra deve ser para 2 carros e arrumos.

Não tenho nada a considerar, quanto à dimensão da casa... mas concerteza que haverão, pelo menos, uns pilares pelo meio desse rectangulo (12x13m)
    ...ainda bem que o Projecto vos satisfaz, como disse o Fernando, isso é q é importante. Mas deve ter sido retirado da gavet.. pois senão vinha já com as I.S . com as medidas rectificadas de acordo com a legislação em vigor há 2 anos...
    Quanto ao valor de honorários... entre 2550 a 3000 anida vai uma diferênça... é mais IVA?
    ... É pena não ter ido pedir o Projecto de Arquitectura a um Arquitecto.
  11.  # 13

Bem, se é para dar opinião cá vai...

para além de concordar em tudo com o pedro,
    - é claramente um projecto sem arquitecto, uma casa convencional com os famosos telhadinhos que erradamente associam á arquitectura tradicional... note-se que nesta os suportes eram de madeira.
    - Não cumpre as acessibilidades - mas isso já referiram
    -a ordem das coisas está um pouco trocada : a cozinha parece ao contrário
    - a lareira de canto está mesmo mal, e a churrasqueira no local de passagem não dá jeito nenhum
    - atenção aos remates dos roupeiros de quarto
    - nos 3d não dá para ver bem, mas qual é a inclinação da rampa para a garagem?
  12.  # 14

.. mais:
    aquelas escadas estão trágicamente mal implantadas... entra-se na entrada formal da casa...e depara-se com o acesso à cave...de frente...
    Não existe qualquer valorização das escadas.. ou não sendo para valorizar... dissimulando-a... como?
    Possivelmente, a entrada formal.. nesta casa nem faz sentido haver.. com os janelões laterais.. mais vale receber os convidados por aí.
    Querendo a entrada formal.. que tal reequacionar a porta de folha dupla.. para uma de folha simples!!!.. deixe os janelões "respirar"!!!
    Os alpendres... com essa profundidade (cerca de 1,50m ou menos).. pouco servem senão para alguma protecção solar e das pingas da chuva)... para estar, de pouco servem, nem dá para colocar uma mesa no exterior e fazer umas patuscadas com os amigos...
  13.  # 15

já agora, vou abrir um grupo no facebook: "aqueles que acham horríveis lareiras de canto"
    :)
  14.  # 16

Não é só lareiras... ponha também armários e afins...
    sei que as pessoas gostam de salientar o que acham mais bonito e se calhar é por isso que põem as coisas de canto... no caso dos armários sobra um triangulo lá atrás...
    com as lareiras apenas servem para desconfigurar a forma do compartimento em que se inserem...

e Pedro... nem tinha reparado na direcção das escadas... mas é verdade.... tanto faz estarem na sala como em outra parte qualquer...
  15.  # 17

Boas

também tenho curiosidade quanto ao valor dos Projectos...

Seria interessante saber o valor que acham adequado apara este projecto (aproximadamente, claro)

cumps
    José Cardoso
  16.  # 18

Colocado por: j cardosoBoas

também tenho curiosidade quanto ao valor dos Projectos...

Seria interessante saber o valor que acham adequado apara este projecto (aproximadamente, claro)

cumps
    José Cardoso

eu estive para dizer, mas ainda me atiravam cadeiras
  17.  # 19

mas eu digo, espero que o user não leve a mal, é uma questão exterior e por acaso pertinente, como disse desde que ele goste da casa isso é que importa.
    mas na minha opinião pelo apresentado diria que é projecto/trabalho para 300/400€
  18.  # 20

... relativamente a honorários.. penso que, para eese programa, teria conseguido um bom Projecto (melhor que esse e com outros contornos), feito por uma equipe pluridisciplinar competente, por cerca de 3500€ + IVA.

0.0197 seg. NEW