Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 11 fevereiro 2023

     # 21

    Colocado por: callinasE porque é que um serviço tem de descarregar o PDF para o visualizar em aplicação externa para verificar se tem assinatura digital?
    Quando a assinatura digital pode ser visível?

    Não, a assinatura digital não é visível. A assinatura digital é um conjunto de bits que permite verificar quem assinou o documento e também se o documento foi ou não alterado desde que que foi assinado (verificação da integridade).

    Aquilo que você vê nos documentos é apenas uma representação gráfica, não tem qualquer valor, serve apenas para indicar que o documento tem uma assinatura digital, que deve ser verificada através de mecanismos criptográficos.

    Essa representação gráfica... pode facilmente ser copiada e colocada noutro documento qualquer. Mas não é uma assinatura digital válida.

    Esta confusão entre a representação gráfica associada à assinatura digital e a assinatura digital propriamente dita ainda vai provocar muitos problemas. Mais valia deixar de ser usada a representação gráfica.
    Concordam com este comentário: marco1
    • eu
    • 11 fevereiro 2023

     # 22

    Outra nota: a assinatura digital NUNCA pode ser validada em documentos em papel, só funciona com documentos digitais.
    Concordam com este comentário: marco1
  1.  # 23

    No meu caso a assinatura digital esta visível, mas quando é assinado, não fica visivel em todas as paginas do documetnos, pelo menos com a aplicação do cartão de cidadão.

    Colocado por: callinasNinguém tem de adivinhar que um documento sem nenhuma referência está assinado digitalmente, com assinatura invisível. Não percebo nos dias de hoje como se continua a fazer circular documentos sem a assinatura digital visível.
  2.  # 24

    Resolvi o problema (penso eu) da maneira mais simples.

    Abri os PDF e colei a assinatura e rubrica digitalizada em todas as paginais.

    Depois imprimi novamente para PDF e assinei digitalmente.
    • eu
    • 11 fevereiro 2023

     # 25

    E pronto, assim se brinca às assinaturas digitais...
    Concordam com este comentário: marco1
  3.  # 26

    Colocado por: euOutra nota: a assinatura digital NUNCA pode ser validada em documentos em papel, só funciona com documentos digitais.

    pois é o que eu tenho tentado dizer

    Bigmouse

    que trabalheira, e que atraso ainda grassa em certos locais, camaras diga-se.
    quanto muito podiam era exigir uma declaração como há um tempo atrás em algumas camaras da compatibilidade digital, ainda fiz isso para Anadia e Cantanhede, penso pois já lá vai algum tempo, em que se declarava que o que ia em papel correspondia ao que era entregue em digital.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 27

    Foi, mas perdi menos tempo a fazer colagem, do que estar ao telefone com o técnico a explicar (neste caso não era uma CM).

    Ainda lhe tive para ligar a perguntar como queria que assina-se peças desenhadas em formato A1 e A0 e depois digitaliza-se.

    Para além que também tenho de enviar o projeto em papel, que inicialmente só tinha sido solicitado em PDF. Esse sim, demorei quase 3 horas a imprimir e dobrar folhas.


    Colocado por: marco1que trabalheira, e que atraso ainda grassa em certos locais, camaras diga-se.
  5.  # 28

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Pois, nas isso implica a apensar de um termo de reconhecimento das assinaturas, coisa que nunca vi sem ser em papel.


    Mas colocar esse termo de reconhecimento é fácil, é só meter no próprio programa que aplica a assinatura digital (do cartório, notário ou solicitador) no campo "Motivo" / "Razão" ou similar que está a assinar aquele documento para reconhecer a validade da assinatura e que estava na presença da pessoa, ou que quer que seja que eles tenham de escrever para tornar o documento legalmente válido. Todos os programas de assinatura digital que conheço têm esse campo para preencher se a pessoa quiser escrever alguma coisa lá.
  6.  # 29

    E rubricou, datou todas as páginas e fez índice global, numerando as páginas todas? Tenho uma câmara que exige isso cá para cima.. é de rir
  7.  # 30

    Colocado por: RicardoPortoé de rir

    Realmente....
    Concordam com este comentário: eu
 
0.0156 seg. NEW