Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Gostaria de ter a vossa ajuda para conseguir entender alguns pontos que para mim estão um pouco confusos.

    Estou a terminar a construção da minha moradia, e estou com duvidas em relação aos valores que tenho a pagar.

    - Licença de habitação (camara de Cascais):
    - É necessário fazer escritura? qual o valor?
    - É necessário comunicar alguma coisa as finanças?
    - Algum outro ponto relevante que me possa ter escapado por não ter conhecimento?

    Peço-vos ajuda para quem saiba a ou as repostas, pois mesmo que não saibam todas, mas que saibam pelo menos 1 delas já me ajudava imenso.

    Obrigado pelo vosso tempo e conhecimento.
    • zeto
    • 4 setembro 2022

     # 2

    Colocado por: BmfigueiredoBoa tarde a todos,

    Gostaria de ter a vossa ajuda para conseguir entender alguns pontos que para mim estão um pouco confusos.

    Estou a terminar a construção da minha moradia, e estou com duvidas em relação aos valores que tenho a pagar.

    - Licença de habitação (camara de Cascais):
    - É necessário fazer escritura? qual o valor?
    - É necessário comunicar alguma coisa as finanças?
    - Algum outro ponto relevante que me possa ter escapado por não ter conhecimento?

    Peço-vos ajuda para quem saiba a ou as repostas, pois mesmo que não saibam todas, mas que saibam pelo menos 1 delas já me ajudava imenso.

    Obrigado pelo vosso tempo e conhecimento.

    - na câmara pedir licença de habitabilidade, já tem as telas finais.?
    Depois de ter a licença de habitação , pedir plantas originais para afeitos de imi,
    -nas finanças preencher modelo 1, primeira avaliação, isensão imi,
    - Conservatória registar a casa, não tem de fazer fazer escritura, já tem a escritura do terreno, a não ser que comprou o terreno junto com a casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bmfigueiredo
  2.  # 3

    Em relação às telas finais e a entrega de todos os elementos será o arquiteto com quem fiz o projeto e posteriormente adjudiquei a fiscalização da obra, que irá fazer, a minha questão é que não sei qual será o valor que a câmara leva pela licença de habitação, sabe dizer-me mais ou menos?

    As plantas originais é a câmara que dá ou tenho que pedir ao arquiteto que está a tratar do meu projeto?

    Então só tenho que me preocupar com as finanças depois da licença de habitação correto?

    O terreno já era meu, á tinha feito a escritura há uns anos atrás, depois fiz nova escritura para o empréstimo bancário para a construção. pensei que agora teria que fazer uma nova escritura para a casa + terreno. sendo assim é uma boa noticia:)
    • zeto
    • 5 setembro 2022

     # 4

    Colocado por: BmfigueiredoEm relação às telas finais e a entrega de todos os elementos será o arquiteto com quem fiz o projeto e posteriormente adjudiquei a fiscalização da obra, que irá fazer, a minha questão é que não sei qual será o valor que a câmara leva pela licença de habitação, sabe dizer-me mais ou menos?

    As plantas originais é a câmara que dá ou tenho que pedir ao arquiteto que está a tratar do meu projeto?

    Então só tenho que me preocupar com as finanças depois da licença de habitação correto?

    O terreno já era meu, á tinha feito a escritura há uns anos atrás, depois fiz nova escritura para o empréstimo bancário para a construção. pensei que agora teria que fazer uma nova escritura para a casa + terreno. sendo assim é uma boa noticia:)

    As plantas faz você o pedido quando for levantar a licença, a licença tem de ser paga na hora do alevantamento.na parte da tesouraria que dependendo das áreas e da câmara municipal, pode pagar entre 100 a 300 euros +-, só quando tiver as plantas originais da câmara (talvez duas três semanas) é que se deve dirigir ás finanças para preencher o modelo 1, e pedir isenção do imi, no próprio dia pode registar a casa na conservatória cerca 60/80euros, e esperar algumas semanas e ver se o chefe das finanças lhe dá ou não isenção do imi, se não tiver direito a isenção significa qua a sua casa tem um valor acima de 125.000€ Se tiver um valor inferior a 125mil, fica isento durante 3 anos, caso avaliem a sua casa um exemplo: 125.500, tem todo o direito de se dirigir as finanças, abrir reclamação e pedir uma segunda avaliação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bmfigueiredo
  3.  # 5

    As plantas originais da câmara são obrigatórias ou dependem do departamento de finanças?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bmfigueiredo
    • smart
    • 5 setembro 2022 editado

     # 6

    Hum
    Veja se tem compartidas a pagar ao município pelas obras da urbanização.
    Em algumas AUGI, os municípios fazem a reconversão da urbanização e aplicam a conta por metro Linear qd for pedida a licença de utilização só dono da obra
    Habitualmente é 15 mil euros para cima no mínimo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bmfigueiredo
  4.  # 7

    Colocado por: smartHum
    Veja se tem compartidas a pagar ao município pelas obras da urbanização.
    Em algumas AUGI, os municípios fazem a reconversão da urbanização e aplicam a conta por metro Linear qd for pedida a licença de utilização só dono da obra
    Habitualmente é 15 mil euros para cima no mínimo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bmfigueiredo


    Exato, a mim foi cobrado logo no inicio, só me deram a licença de construção após pagar cerca de 16.000,00€ o nome que deram foi a taxa Triu e a taxa Triu´
 
0.0137 seg. NEW