Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Fui recentemente ver umas caves/semi-caves num palacete no alentejo cujo isolamento era feito em chumbo, já tinha ouvido falar mas nunca visto.
    quanto prejudicial é isto? algum perigo mesmo para divisões pegadas a essa cave?
  2.  # 2

http://www.santosferreira.pt/pb_apli.html

aqui não fala de nada contra a sua utilização.
  3.  # 3

4.  # 4

Colocado por: Fernando Gabrielhttp://www.santosferreira.pt/pb_apli.html

HEHEHE! É claro que um fornecedor que SÓ vende chumbo não vai "gabar" as características que nos podem ser prejudiciais.
    O engraçado é que é precisamente aí que eu vou comprar chumbo para isolar os gabinetes de raio-x dos consultórios e clínicas que tenho remodelado...
  5.  # 5

Colocado por: Luis K. W.O engraçado é que é precisamente aí que eu vou comprar chumbo para isolar os gabinetes de raio-x dos consultórios e clínicas que tenho remodelado...

mas ai o chumbo parece-me bem :) será mais benéfico que prejudicial, agora numa habitação...
    alguém com experiência e pormenores técnicos sobre isso?
  6.  # 6

Fernando.. desconhecia essa aplicação.. em caves.. penso que o problema do chumbo.. será em caso de incêndio, onde serão libertados gases toxicos...
    De resto não vejo problemas, até porque concerteza não estará acessivel, ou estará e em q condições ...
  7.  # 7

Colocado por: Pedro BarradasFernando.. desconhecia essa aplicação.. em caves.. penso que o problema do chumbo.. será em caso de incêndio, onde serão libertados gases toxicos...
    De resto não vejo problemas, até porque concerteza não estará acessivel, ou estará e em q condições ...

isto é no alentejo, nunca tinha visto tal coisa
    está acessível ou seja está aplicado pelo interior até a uma cota de 1.5/2m, tapado por reboco, mas a maior parte à vista com a quebra do reboco.
    fico com dúvidas se há problemas pela inalação de algum gás, ainda são duas caves, há uma pessoa interessada em comprar apartamento logo ao lado, que neste momento tem uma porta de acesso a essas caves.
  8.  # 8

Boas

Gosto muito do chumbo na construção e, se pudesse, usava-o mais. Aliás se o tivesse à mão hoje de tarde tinha feito bom uso dele, principalmente sob a forma de pequenos cilindros com a ponta arredondada e com 9 mm de calibre: era chumbo no empreiteiro, era chumbo no dono da obra, era chumbo no fiscal da câmara e, para finalizar era chumbo derretido pelas goelas do arquitecto e uns sapatos de chumbo para mandar o carpinteiro para o fundo do Douro. Como não foi possível, descarrego aqui e considerem-se felizes por ainda não ser possível distribuir chumbo on-line.
    Há dias assim.
    Editado:
    Desculpe o esquecimento, zédasilva: só não haveria chumbo para o fiscal de segurança porque o filho duma pauta, fazendo jus à profissão, tem-se mantido em nível de segurança máximo e não aparece na obra desde o tempo da Maria Cachucha.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GiselaCC
  9.  # 9

Colocado por: j cardosoBoas

Gosto muito do chumbo na construção e, se pudesse, usava-o mais. Aliás se o tivesse à mão hoje de tarde tinha feito bom uso dele, principalmente sob a forma de pequenos cilindros com a ponta arredondada e com 9 mm de calibre: era chumbo no empreiteiro, era chumbo no dono da obra, era chumbo no fiscal da câmara e, para finalizar era chumbo derretido pelas goelas do arquitecto e uns sapatos de chumbo para mandar o carpinteiro para o fundo do Douro. Como não foi possível, descarrego aqui e considerem-se felizes por ainda não ser possível distribuir chumbo on-line.
    Há dias assim.
    Editado:
    Desculpe o esquecimento, zédasilva: só não haveria chumbo para o fiscal de segurança porque o filho duma pauta, fazendo jus à profissão, tem-se mantido em nível de em segurança máximo e não aparece na obra desde o tempo da Maria Cachucha.

cumps
    José Cardoso

LOLOL....
  10.  # 10

Eu só ficaria preocupado c\ o chumbo em 2 circustâncias:
    1. Tivesse um poço por perto
    2. Uma horta por perto

Porblema: água contaminada por chumbo.
  11.  # 11

que injustiça

atão e o projectista não tinha direito a um chumbinho ou dois? vá lá, também têm direito e ele saberá concerteza porquê
  12.  # 12

Boas

atão e o projectista não tinha direito a um chumbinho ou dois?

Pensei que os orçamentistas não deixavam escapar nenhum pormenor:

para finalizar era chumbo derretido pelas goelas do arquitecto

Mas eu compreendo: o seu subconsciente recusa-se a tomar conhecimento de más notícias para os seus "mais que tudo" :-)
    O único que escapava era o orçamentista e o motivo é simples: pô-lo-ia numa barraca de feira a servir de alvo enquanto apregoava: ó freguês, vai um tirinho?

cumps
    José cardoso
  13.  # 13

Colocado por: ParamonteEu só ficaria preocupado c\ o chumbo em 2 circustâncias:
    1. Tivesse um posso por perto
    2. Uma horta por perto

Porblema: água contaminada por chumbo.

sim verdade e como disse o Pedro se existir algum incêndio
    de resto não estou a ver mais problemas, em todo o caso será recomendado expressamente tirarem esse chumbo.
    há quem faça medição de elementos/qualidade do ar não há?
  14.  # 14

Ainda há cerca de vinte anos mudaram-se os últimos acessórios de chumbo da canalização que abastece de água algumas casas da cidade do Porto. Eram umas curvas logo antes do contador que tinham sido montadas no princípio do século XX e que eram neste metal devido à sua grande ductilidade e trabalhabilidade.
    Hoje em dia arrepia pensar que milhares de pessoas bebiam água que esteve em contacto com chumbo.
  15.  # 15

Colocado por: J.FernandesAinda há cerca de vinte anos mudaram-se os últimos acessórios de chumbo da canalização que abastece de água algumas casas da cidade do Porto. Eram umas curvas logo antes do contador que tinham sido montadas no princípio do século XX e que eram neste metal devido à sua grande ductilidade e trabalhabilidade.
    Hoje em dia arrepia pensar que milhares de pessoas bebiam água que esteve em contacto com chumbo.
    Não são milhares, são milhões.
    A ligação dos contadores de água em Lisboa, antes da entrada em vigor da obrigação de colocar um «suporte normalizado» (há uns 15-20 anos?), eram todos feitos com pontas de chumbo.

O que quer dizer que ainda por aí andam muitas ligações de contadores de água feitos com tubos de chumbo...
  16.  # 16

Isso explica muita coisa sobre o QI da população portuguesa... :-)))
  17.  # 17

j cardoso
    Qualquer tecnico de segurança sabe perfeitamente que o chumbo (especilamente em pequenos cilindros de 9 mm) faz um mal terrivel à saude.
    Por tal e se na sua obra há o perigo de "contágio" por essa substância, muito bem faz ele em lá não apareçer.
    Com esse perigo tão evidente é necessário que haja alguem com a cabeça fria, e de preferência sem buracos para que no fim faça o relatório do acidente.
  18.  # 18

Colocado por: lobitoIsso explica muita coisa sobre o QI da população portuguesa... :-)))

Não conheço nenhum estudo que mostre que temos, como população, um QI inferior ao de outras.
    Para além disso, esses acessórios de chumbo também eram usados noutros países.
  19.  # 19

Colocado por: J.Fernandes
    Colocado por: lobitoIsso explica muita coisa sobre o QI da população portuguesa... :-)))

Não conheço nenhum estudo que mostre que temos, como população, um QI inferior ao de outras.
    Para além disso, esses acessórios de chumbo também eram usados noutros países.

Claro! Para começar o QI é uma péssima medida do que quer que seja, portanto isto era só uma graçola parva.
    • Ed-l
    • 20 janeiro 2010 editado

# 20

Fernando em caso de holocausto nuclear já têm um bunker a prova de radiação.(lol)

0.0200 seg. NEW