Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos! tenho um terreno numa aldeia em Bragança e gostaria de construir uma casa mas tenho pouca ou quase nenhuma noção das coisas que se tem de tratar e valores, alguém pode me dar umas "luzes" como por exemplo o valor das licenças nesse caso em Bragança, sei que um projeto ronda os 5.000 euros de resto ando um pouco as aranhas se alguém me puder ajudar agradecia imenso, desde ja um muito obrigado a todos!
  2.  # 2

    Boa tarde, alguém me pode esclarecer uma situação, por favor.

    Iniciei a construção de uma moradia no final de 2018 e terminamos no final de 2019. Como a obra que fizemos foi para investimento, vendemos a casa e as pessoas em fevereiro de 2020 mudaram-se para a mesma. Entretanto, no decorrer da obra tínhamos feito umas alterações, com um aumento ligeiro de área, e após colocarmos o pedido de alteração não foi aceite pela camara ( recebemos esta informação em abril de 2020).
    Entretanto, após vários pedidos fizemos uma alteração de loteamento, tendo sido aceite. Colocamos entretanto as telas finais, já foi feita a vistoria e aprovada Aguardamos neste momento o papel da licença de autorização.
    Quero agora registar a casa nas finanças, com o modelo 1 mas fazem-me perguntas que não sei como responder:
    Data de construção
    Data de conclusão de obra
    Data de ocupação
    Umas pessoas dizem que devíamos registar a casa, assim que as obras foram concluídas, outras dizem que só é obrigatório o registo após 6 meses da licença de utilização.
    Alguém teve uma situação semelhante? Alguém me sabe aconselhar o que devo fazer?
    Obrigada
    • RCF
    • 7 setembro 2022

     # 3

    Colocado por: BAPTISTACvendemos a casa e as pessoas em fevereiro de 2020 mudaram-se para a mesma.


    Colocado por: BAPTISTACAguardamos neste momento o papel da licença de autorização.

    atenção que a casa não pode ser habitada antes de ter licença de habitação

    E, oficialmente, vendeu o quê, se ainda não era, regularmente, uma casa de habitação?
    • RCF
    • 7 setembro 2022

     # 4

    Colocado por: Nasirumas "luzes" como por exemplo o valor das licenças nesse caso em Bragança

    tem de consultar a Câmara de Bragança. As licenças municipais variam de Câmara para Câmara
    Mas, antes disso, tem de confirmar se pode construir nesse terreno e, podendo, com que condições, também disso dependendo algumas taxas municipais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nasir
  3.  # 5

    Fiz um contrato de compra e venda de uma moradia em construção. É habitual nos dias que correm.
  4.  # 6

    E mudaram se para uma casa sem licença com um contrato promessa??

    Enfim..fale com as finanças e pergunte que datas querem
  5.  # 7

    Colocado por: RicardoPortoE mudaram se para uma casa sem licença com um contrato promessa??
    Com a falta de casas que há, admira-se mesmo a sério?
  6.  # 8

    já vai fazer o próximo mês um ano, e ainda não tenho licença. Só entreguei o mês passado o modelo 1
  7.  # 9

    Andam a fazer marosca com a EDP ou a prorrogar licenças?
  8.  # 10

    Nada.

    tenho contrato definitivo desde que entreguei o certificado de inspeção da instalação electrica. Foi no mesmo dia que foi desligado o contador de obras.

    Depois disso já solicitei alteração de Trifásico para Monofásico, alterei de comercializadora e alterei a potencia contratada.

    Nunca me foi solicitada a licença de utilização.

    EDIT: A minha licença de construção terminou a 2/Jan/22. Mas como ainda tinha um pedido de aprovação de alterações na CM, não entreguei o modelo 1, nem consequente registo na conservatória.

    Colocado por: RicardoPortoAndam a fazer marosca com a EDP ou a prorrogar licenças?
  9.  # 11

    Preenchi o modelo 1 desta forma...

    Tive o cuidado de colocar uma data de termino da construção dentro do período dos 60 dias.
      Captura de ecrã 2022-08-30 235316.jpg
      Captura de ecrã 2022-08-30 235510.jpg
  10.  # 12

    Colocado por: BAPTISTACBoa tarde, alguém me pode esclarecer uma situação, por favor.

    Iniciei a construção de uma moradia no final de 2018 e terminamos no final de 2019. Como a obra que fizemos foi para investimento, vendemos a casa e as pessoas em fevereiro de 2020 mudaram-se para a mesma. Entretanto, no decorrer da obra tínhamos feito umas alterações, com um aumento ligeiro de área, e após colocarmos o pedido de alteração não foi aceite pela camara ( recebemos esta informação em abril de 2020).
    Entretanto, após vários pedidos fizemos uma alteração de loteamento, tendo sido aceite. Colocamos entretanto as telas finais, já foi feita a vistoria e aprovada Aguardamos neste momento o papel da licença de autorização.
    Quero agora registar a casa nas finanças, com o modelo 1 mas fazem-me perguntas que não sei como responder:
    Data de construção
    Data de conclusão de obra
    Data de ocupação
    Umas pessoas dizem que devíamos registar a casa, assim que as obras foram concluídas, outras dizem que só é obrigatório o registo após 6 meses da licença de utilização.
    Alguém teve uma situação semelhante? Alguém me sabe aconselhar o que devo fazer?
    Obrigada
    ja consultou o arquiteto que lhe fez a obra?
  11.  # 13

    Colocado por: BigmousePreenchi o modelo 1 desta forma...

    Tive o cuidado de colocar uma data de termino da construção dentro do período dos 60 dias.
      Captura de ecrã 2022-08-30 235316.jpg
      Captura de ecrã 2022-08-30 235510.jpg
    Quanto tempo é que as finanças tem para passar o registo predial,modelo 1??
  12.  # 14

    Colocado por: NasirBoa tarde a todos! tenho um terreno numa aldeia em Bragança e gostaria de construir uma casa mas tenho pouca ou quase nenhuma noção das coisas que se tem de tratar e valores, alguém pode me dar umas "luzes" como por exemplo o valor das licenças nesse caso em Bragança, sei que um projeto ronda os 5.000 euros de resto ando um pouco as aranhas se alguém me puder ajudar agradecia imenso, desde ja um muito obrigado a todos!
    comprei terreno ja loteado. zona. Arredores porto. Licenca de contrucao +/- 1000 € pedido de ramal da da luz metido no sitio +/- 800 euros. Agua fiz um poço ainda nao passa agua da rede. Poço 3500 euros mais 1700 instalacao da bomba. E continuo na construcao para ja
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nasir
  13.  # 15

    que registo predial? qual a finalidade?

    Colocado por: Shearertem para passar o registo predial,
  14.  # 16

    Colocado por: Bigmouseque registo predial? qual a finalidade?

    É um predio que acabou a construção e saiu a licença de habitação, mas falta o registo predial.
  15.  # 17

    Só me passaram o comprovativo da declaração entregue.
  16.  # 18

    Colocado por: BigmouseSó me passaram o comprovativo da declaração entregue.
    Mas não sabe quanto tempo demora?
  17.  # 19

    Não.

    Mas ao consultar o site das finanças, vejo que a CM já lhes enviou a ultima licença e as peças desenhadas e escritas aprovadas.

    Colocado por: ShearerMas não sabe quanto tempo demora?
  18.  # 20

    não sei se foi coincidência ou não, mas a semana passada estava aqui por casa e reparei a parar um carro no estacionamento a ver umas folhas e a comparar. foram 2 ou 3 minutos. e foi embora.
 
0.0201 seg. NEW