Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite

    alguma dica sobre esta anomalia?
    a tv é samsung LED HD modelo UE32D5000PW, já um pouco antiga.
    já troquei o cabo hdmi e continua na mesma, começou por piscar mas agora só faz mesmo é o chamado fantasma
    obrigado
  2.  # 2

    Também a Samsung dos meus pais, com 3 anos fica lá gravado o logotipo dos canais e as barras dos telejornais.. Samsung nunca mais.

    É mexer com o brilho e contraste da TV e tentar disfarçar.

    E reparei que desligando a TV da tomada a noite as vezes melhora no dia seguinte, mas passado umas horas lá volta
  3.  # 3

    pois....lá vem mais uma despesa :)
    os youtubers brasucas dizem que é por um secador de cabelo a aquecer a porta hdmi :)..humm, não me atrevo.
  4.  # 4

    Colocado por: marco1boa noite

    alguma dica sobre esta anomalia?
    a tv é samsung LED HD modelo UE32D5000PW, já um pouco antiga.
    já troquei o cabo hdmi e continua na mesma, começou por piscar mas agora só faz mesmo é o chamado fantasma
    obrigado


    Explique lámelhor o que acontece que não percebi para ver se o consigo ajudar. Se poder coloque fotos
  5.  # 5

    Colocado por: RicardoPortoTambém a Samsung dos meus pais, com 3 anos fica lá gravado o logotipo dos canais e as barras dos telejornais.. Samsung nunca mais.

    É mexer com o brilho e contraste da TV e tentar disfarçar.

    E reparei que desligando a TV da tomada a noite as vezes melhora no dia seguinte, mas passado umas horas lá volta


    Isso muito possivelmente é devido à TV passar muitas horas ligas, o painel fica "queimou" por estar quase sempre no mesmo canal.
  6.  # 6

    poso meter amanha as fotos, mas rapidamente o problema é devido agora nas férias da escola o filho estar com a playstation muito tempo ligada
    basicamente a imagem tem o efeito fantasma ou seja a imagem anterior permanece em fundo meio esbatida.
  7.  # 7

    O que é que o HDMI tem a ver com o que relata?
    Certamente que a TV tem 2 ou 3 portas HDMI.. e já experimentou nas outras certo? Faz em todas o efeito referido?
  8.  # 8

    rjmpires
    penso que é a placa que está mal, pois a playstation utiliza outra porta e o tambem se passa o mesmo.
  9.  # 9

    Esses problemas costumam ser sintomas de desgaste no painel.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Vítor Magalhães
  10.  # 10

    Tive um problema semelhante com um smartphone Samsung com ecrã super Amoled. Foi uma unidade de exposição e ficou com um burn-in do logo no meio do ecrã, o problema atenuou-se com uma app em que basicamente o ecrã era totalmente com uma cor sólida intensa e ia trocando de cor a cada segundo ou assim, isto durante uns 20 ou 30 minutos na altura. Com o tempo acabou por desaparecer a mancha.
  11.  # 11

    O meu antigo samsung um S9plus tbm ficou com isso, ja a chegar aos 4 anos de uso.
  12.  # 12

    Existem ai uns videos no youtube para tentar reparar a situação. A ideia é claro passar o video todo na tv e ver se pelo menos ajuda alguma coisa, se sim passar mais vezes caso seja necessário.


    Algumas tv OLED em que este é um problema comum têm um modo de reparação própria.


    Não há relação com portas hdmi, o problema serão mesmo as pausas imensas, ou então jogos em que se está sempre a jogar à mesma coisa e tem sempre no ecrã no mesmo sítio por exemplo uma barra de energia da personagem.


    https://www.youtube.com/watch?v=VN-KIlsxxOw

    https://www.youtube.com/watch?v=wYtEQn1JqOI
  13.  # 13

    O burn-in e o ghosting são um pouco diferentes, de qualquer das formas será sempre muito difícil concertar, o desgaste desigual das diferentes partes do painel é uma realidade das TVs e com isso leva também a que os tempos de resposta dos pixeis varie com o passar dos anos.
    Concordam com este comentário: bluthunder82
  14.  # 14

    Image retention (known as "ghosting" or "burn in") occurs when a stationary image is left on your screen for so long that the screen cannot release that image completely.

    Se está a falar a falar de ghosting em paineis VA isso é outra história não é o que o user refere. Aliás é um defeito de nascença, tal como o screen bleeding que é mais forte nos paineis IPS.

    VA panel monitors, in particular, have very slow pixel transitions from dark to gray or bright shades (rise time), which results in a lot of visible ghosting (i.e. trailing) artifacts behind fast-moving objects when a lot of dark pixels are involved in the scene.
  15.  # 15

    O ghosting não deixa uma marca permanente no mesmo local, o burn-in sim.
    Dependendo da fonte onde vá buscar a explicação (pode ser em inglês ou marroquino) há sempre várias versões e teorias.
  16.  # 16

    Burn in / ghosting são comuns em OLED já que são feitos de material orgânico. Actual a Samsung não tem nenhuma tv OLED. Poderá ser desgaste do painel Lcd ou algum mau funcionamento da logic board que afecte a imagem apresentada. Esses efeitos de burn in não afectam os LCD
  17.  # 17

    O que o user está a falar é burn in, também pode ser referido como ghosting, no entanto este conceito também é usado para explicar esse efeito que disse acima que acontece em alguns paineis normalmente VA.

    Também acontece burn in em paineis VA (que deve ser o caso do user que é samsung) ou IPS, não apenas OLED, ainda não havia OLED e já havia burn in.

    Em OLED não é pode acontecer, é acontece mesmo, por isso as OLED têm auto reparação, muito má ideia desligar a OLED completamente da tomada após desligar a tv. Razão pela qual comprei um tv com painel VA (VA superior a IPS, contraste muito superior, bleeding muito inferior, IPS apenas melhor para ver de lado) em vez de uma OLED cá para casa, para não andar a stressar com a tv.
    Concordam com este comentário: Peper87
  18.  # 18

    Colocado por: André PimentaBurn in / ghosting são comuns em OLED já que são feitos de material orgânico. Actual a Samsung não tem nenhuma tv OLED. Poderá ser desgaste do painel Lcd ou algum mau funcionamento da logic board que afecte a imagem apresentada. Esses efeitos de burn in não afectam os LCD

    O painel LED também queima, se quiser ver um queimado posso tirar fotos à minha samsung velhinha, nos cinzentos até mete medo 😂
  19.  # 19

    Colocado por: rjmpires
    O painel LED também queima, se quiser ver um queimado posso tirar fotos à minha samsung velhinha, nos cinzentos até mete medo 😂
    queimar todos queimam 😅 por acaso nunca tive stresses coma minha velha Samsung. Já vai em 14 anos sempre a rodar. Comprei um OLED LG, também já vai em 3 anos e até agora nada, e top em todos os aspectos!
  20.  # 20

    Colocado por: bmccruzO que o user está a falar é burn in, também pode ser referido como ghosting, no entanto este conceito também é usado para explicar esse efeito que disse acima que acontece em alguns paineis normalmente VA.

    Também acontece burn in em paineis VA (que deve ser o caso do user que é samsung) ou IPS, não apenas OLED, ainda não havia OLED e já havia burn in.

    Em OLED não é pode acontecer, é acontece mesmo, por isso as OLED têm auto reparação, muito má ideia desligar a OLED completamente da tomada após desligar a tv. Razão pela qual comprei um tv com painel VA (VA superior a IPS, contraste muito superior, bleeding muito inferior, IPS apenas melhor para ver de lado) em vez de uma OLED cá para casa, para não andar a stressar com a tv.
    Concordam com este comentário:André Pimenta
    sim totalmente verdade. Isso já é uma explicação mais aprofundada.. em painéis ips/va é bem menos comum disso acontecer, bastante raro até. Mas como o user referiu a tv já tem uns anos e muito uso.. poderá ser isso certamente, mas também poderá ser outra coisa. O melhor é mesmo trocar por uma mais recente 😅 Eu actualmente enquanto não há avançamos no microled penso que OLED e o melhor que se pode ter. Temos é de ter alguns cuidados
 
0.0179 seg. NEW