Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho um interruptor duplo normal da Efapel (1 fio de fase e 2 fios para as lâmpadas - de acordo com a imagem em anexo). Será que consigo deixar 1 dos botões inteligente com um aparelho simples smart switch e o outro normal/burro em modo manual?

    Em termos de ligação, penso que teriam que haver 2 ligações de fase, 1 direta e outra vinda do mini smart switch. A dúvida prende-se se não irá haver conflito de ambas as fases eatrem ligadas ao mesmo ponto, se não haverá problema da fase do botão que fica sem inteligência estar sempre ativa e dar problema ao ativar o inteligente constantemente ou mesmo estar spre a dar 230V ativamente e queimar o Smart switch (supostamente ele funciona com ativação pontual)?

    Caso não seja exequível esta solução, algum interruptor duplo que tenha fases diferentes para cada tecla (2 de fios de fase e 2 fios para as lâmpadas), semelhante aos usados com comutação em botões duplos de escada, deverá resolver a situação?

    Obrigado pelo auxílio.
      smart switch simples.jpeg
      interruptor duplo EFAPEL.jpeg
  2.  # 2

    A fase é só uma, vai é para dois sítios diferentes para completar cada circuito.

    Ao ligar um equipamento desses, vai ter de o alimentar, e de interceptar a saída do interruptor (se o objetivo for usar também o botão manual)
  3.  # 3

    Tive a tentar fazer o esquema de ligação.

    Anexo imagem do esquema para vossa avaliação.
      Esquema ligação.jpg
  4.  # 4

    Não conheço o equipamento e as suas ligações, mas parece-me mal.
    Não sou experto no assunto, vou deixar que alguém melhor o aconselhe.
  5.  # 5

    Agradeço.

    Caso assim não funcione, talvez a solução do interruptor duplo que tenha fases diferentes para cada tecla (2 de fios de fase e 2 fios para as lâmpadas), semelhante aos usados com comutação em botões duplos de escada, deverá resolver a situação.

    Mas aguardo que alguém mais entendido dê o seu feedback
  6.  # 6

    Em casa tenho algo deste género, mas temos malta entendida em eletricidade no fórum, pode ser que apareçam por aqui.

    Tenho um shelly 1 num interruptor simples, e um shelly 2.5 num interruptor duplo.
      P_20220908_143305_1.jpg
  7.  # 7

    Elucidando melhor:
    - um dos objetivos é utilizar o que já tenho e minimizar custos, nomeadamente o smart switch e o interruptor (sendo que este último pode ser alterado). E além disso uso o sistema Tuya e já tenho alguns aparelhos, por isso convém continuar nesse ecossistema.
    - Pretendo apenas tornar inteligente uma tecla (1 lâmpada), uma vez que quero tornar inteligente a zona que ilumina o corredor de entrada, e a que quero que permaneça normal (não inteligente) é a de exterior para a parte comum do prédio, que praticamente nunca é usada.

    São estes os conceitos base.
  8.  # 8

    Caros,

    Comprei o comutador de Escada Duplo da EFAPEL: Série 21 - 21101K, e vou implementar o seguinte esquema de ligação em anexo nos próximos dias.
    Depois darei feedback.
      WhatsApp Image 2022-09-13 at 09.40.25.jpeg
      WhatsApp Image 2022-09-08 at 15.17.48.jpeg
  9.  # 9

    Experimente como tem abaixo.

    Tem de ter em atenção que tipo de entrada é permitida no smart switch, se é uma entrada de pulso (botão de pressão) ou permanente (interruptor).

    No shelly sei que é possível definir o tipo de entrada, mas neste equipamento não sei. pode ser incompatível e ter de substituir o interruptor duplo por uma aparelhagem que agrupe um interruptor e botão de pressão. (exemplo 21159 ou 21158 da efapel)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromrquaresma
      WhatsApp Image 2022-09-08 at 15.17.482.jpeg
  10.  # 10

    Boa noite.

    Penso que a ilustração do post #8 está correcta, mas tome atenção às reservas do bigmouse no post #9 (as quais na realidade já tinham sido colocadas por si no post inicial, mas sem mais info não é possível responder).

    A derivação para a alimentação do Smart switch poderá ser reaproveitada da entrada comum no interruptor duplo. Não fará qualquer diferença.

    Se não tiver, precisará de passar o neutro para a montagem funcionar.

    Pode experimentar a montagem alimentado o smart switch de uma tomada (portanto, fase e neutro disponíveis ou reaproveitar o neutro - fio azul, antes de passar um neutro permanente para essa montagem) e ligando o interruptor por fora. Deverá validar o conceito.

    Boas bricolagens.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromrquaresma
  11.  # 11

    Obrigado pela ajuda.

    No post #1 tenho o manual de ligação do smartswitch.
    Já o implementei num interruptor de 1 tecla, um interruptor de tecla da EPAPEL (não de pressão), e a base para estar a tentar encontrar uma aparelhagem que separe as 2 teclas advêm dai. E foi por isso que coloquei a ilustração do post #8, basicamente com as teclas separadas.

    Já assisti também a alguns videos sobre este aparelho, e referem que as entradas S1 e S2 que vão á aparelhagem do interruptor deverão corresponder a pequenos pulsos de corrente, não devendo ter sempre corrente nessas entradas de forma a não queimar o smartswitch. Sendo também por isso que estou a tentar evitar que a fase esteja permanentemente a dar corrente no S2.
 
0.0153 seg. NEW