Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Não é linear, o setor do leite era muito mal pago, 21cents por litro no produtor, sendo que o comprador (Lactogal) tinha o monopólio, por isso fixava o preço. Grande parte das explorações no continente apenas sobrevivia, com os aumentos das rações ao longo do ano passado, simplesmente desistiram de renovar o efetivo animal de produção de leite, os que nascem seguem todos para abate em vitelos.
    A ajudar a isso 1 industrial espanhol começou a comprar leite em PT pq n havia em Espanha, e finalmente os preços pagos ao produtor finalmente subiram (não sei quanto), aqui sim aposto que n foram os 30centimos que estamos a pagar a mais e poderá haver aproveitamento... mas não no produtor.

Claro que nos Açores, deve estar bem mais rentável com as pastagens que têm. No continente as vacas de leite estão em regime mais intensivo, alimentadas a ração, palha e silagem de milho (que custava 7/8 centimos kg), sendo que a silagem de milho este ano levou outra grande pancada, pq com a seca e aumento dos combustíveis muito poucos agricultores a produziram.

Todo este ciclo do leite, é impossível de repor de 1 dia para o outro, provavelmente 2/3 anos...

O mesmo se passou com os hortícolas, o preço pago ao produtor era tão baixo, que alguns deixaram de produzir. Estes preços estavam fixados em acordos anuais para determinadas quotas, ou seja tinham de fornecer x ton de produtos a pré determinado preço. Entretanto com o fim dos contratos, ninguém os aceitou renovar, nem fazer novos com preço fixo, então vendem a quem dá mais...
    Mas este é 1 mercado muito mais rápido de equilibrar, provavelmente em poucos meses já iremos ver excesso de produto e o preço a cair.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, taunus, HAL_9000
  2.  # 242

• AMVP
    • 21 outubro 2022

# 243

Colocado por: NTORIONNão é linear, o setor do leite era muito mal pago, 21cents por litro no produtor, sendo que o comprador (Lactogal) tinha o monopólio, por isso fixava o preço. Grande parte das explorações no continente apenas sobrevivia, com os aumentos das rações ao longo do ano passado, simplesmente desistiram de renovar o efetivo animal de produção de leite, os que nascem seguem todos para abate em vitelos.
    A ajudar a isso 1 industrial espanhol começou a comprar leite em PT pq n havia em Espanha, e finalmente os preços pagos ao produtor finalmente subiram (não sei quanto), aqui sim aposto que n foram os 30centimos que estamos a pagar a mais e poderá haver aproveitamento... mas não no produtor.

Claro que nos Açores, deve estar bem mais rentável com as pastagens que têm. No continente as vacas de leite estão em regime mais intensivo, alimentadas a ração, palha e silagem de milho (que custava 7/8 centimos kg), sendo que a silagem de milho este ano levou outra grande pancada, pq com a seca e aumento dos combustíveis muito poucos agricultores a produziram.

Todo este ciclo do leite, é impossível de repor de 1 dia para o outro, provavelmente 2/3 anos...

O mesmo se passou com os hortícolas, o preço pago ao produtor era tão baixo, que alguns deixaram de produzir. Estes preços estavam fixados em acordos anuais para determinadas quotas, ou seja tinham de fornecer x ton de produtos a pré determinado preço. Entretanto com o fim dos contratos, ninguém os aceitou renovar, nem fazer novos com preço fixo, então vendem a quem dá mais...
    Mas este é 1 mercado muito mais rápido de equilibrar, provavelmente em poucos meses já iremos ver excesso de produto e o preço a cair.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

Independentemente das razões, e sim os produtos podem e penso que são mal remunerados, num país desenvolvido é suposto garantir-se preços de bens essenciais de modo a que as populações mais vulneráveis, independentemente das razões, tenham acesso a alimentação. Ou seja, sim eu defendo subsidiação ao preço de bens essenciais, parece-me mais lógico de os subsídios que muitas vezes estão a ser dados.

Aqui está um exemplo de um subsídio mt bem transferido, até valem mais do que os dependentes
    https://eco.sapo.pt/2022/10/21/emigrantes-com-casas-de-luxo-recebem-apoio-de-60-euros/
    • AMVP
    • 21 outubro 2022

# 244

já agora, para quem gosta de azeite esperem para ver o preço que vai atingir.
  3.  # 245

Colocado por: AMVPjá agora, para quem gosta de azeite esperem para ver o preço que vai atingir.

20€ o garrafão de 5L, diretamente do produtor transmontano 😎
  4.  # 246

Colocado por: NTORIONNão é linear, o setor do leite era muito mal pago, 21cents por litro no produtor, sendo que o comprador (Lactogal) tinha o monopólio, por isso fixava o preço. Grande parte das explorações no continente apenas sobrevivia, com os aumentos das rações ao longo do ano passado, simplesmente desistiram de renovar o efetivo animal de produção de leite, os que nascem seguem todos para abate em vitelos.

Concordo totalmente. Nunca disse que eram os produtores a meter a pata.
  5.  # 247

Colocado por: AMVPjá agora, para quem gosta de azeite esperem para ver o preço que vai atingir.

A não ser que andem a regar as oliveiras com sem chumbo 98, a fumigá-las com GPL, ou a importar azeitonas ucranianas, diria que a aumentar, será pura especulação.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  6.  # 248

Colocado por: b3dukes

A não ser que andem a regar as oliveiras com sem chumbo 98, a fumigá-las com GPL, ou a importar azeitonas ucranianas, diria que a aumentar, será pura especulação.

Não duvido que os preços subam no híper (já está a acontecer)...
  7.  # 249

Colocado por: Vítor Magalhães

Não duvido que os preços subam no híper (já está a acontecer)...

É o que tenho vindo a dizer. Especulação e ganância das grandes superfícies que aproveitam a onda para meterem a pata. Palavra de um produtor de azeite a 20€ o garrafão.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 250

Por acaso também me estava a perguntar o porque de, em Portugal, país produtor de azeite, o preço do azeite estar a subir tanto.
    Subir um bocado para acompanhar a inflação é uma coisa...mas isto tem sido de doidos.
  9.  # 251

Colocado por: taunus

Está com sorte. No outro dia fui comprar leite e a marca branca estava a 0,78€, Agros a 0,80€ e Mimosa a 0,95€. Levei o Agros.

ainda se lembra do preço do leite (por marca) e depois eu é que estimo muito o produto...
  10.  # 252

Colocado por: TyrandePor acaso também me estava a perguntar o porque de, em Portugal, país produtor de azeite, o preço do azeite estar a subir tanto.
    Subir um bocado para acompanhar a inflação é uma coisa...mas isto tem sido de doidos.

Subir, não sei onde (ironic). Aos anos que vendo o azeite transmontano a 20€ o garrafão
  11.  # 253

Colocado por: sousa80

ainda se lembra do preço do leite (por marca) e depois eu é que estimo muito o produto...

Ó homem, deixe de ser pequeno e diga alguma coisa inteligente.
  12.  # 254

Colocado por: taunusWhat? Então quer dizer que alguém anda a meter a pata, não é?
    Sugiro que veja a evolução dos salários da administração da lactogal, e fica logo a perceber o preço do leite.

Nunca pensei algum dia ver em Portugal alarmes nas latas de atum. É uma daquelas bofetadas de realidade que ainda se continua a levar dia após dia.
  13.  # 255

Colocado por: AMVPQuando o preço dos combustiveis incomoda mais do que o preço do leite ou do pao, para mim ja nao ha muito a dizer sobre o pais.
    Incomoda porque estão relacionados. O aumento do gasóleo traduz-se em aumento dos bens essenciais, e já sabemos que esses aumentos são sempre arredondados para cima.

Depois tem de se ter em conta a realidade das pessoas em 80% do território nacional, que de facto dependem do carro/moto para se deslocar. Onde eu tenho a casa na terra, passam 2 autocoarros para a cidade, um ás 7:30H e o de volta ás 18:30, e penso que só funcionam em horário escolar. Acho normal as pessoas aqui preocuparem-se com o preço do gasóleo, uma vez que ele vai impactar duplamente o custo de vida.
  14.  # 256

Colocado por: HAL_9000Sugiro que veja a evolução dos salários da administração da lactogal, e fica logo a perceber o preço do leite.

Nunca pensei algum dia ver em Portugal alarmes nas latas de atum. É uma daquelas bofetadas de realidade que ainda se continua a levar dia após dia.

Ainda hoje ouvi nas notícias que também o colocavam em leite. Choca ...
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    • AMVP
    • 21 outubro 2022

# 257

Colocado por: Vítor Magalhães

20€ o garrafão de 5L, diretamente do produtor transmontano 😎

Então guarde-o, pq para o ano a coisa vai doer, já nos bombardearam que há pouca azeitona.
  15.  # 258

Colocado por: Vítor Magalhães20€ o garrafão de 5L, diretamente do produtor transmontano
    Fazem envios, ou só no local? Está dificil encontrar azeite de qualidade ultimamente a preço que se possa pagar. Eu ainda ando a gastar de uns poucos garrafões que comprei há dois anos, mas está nas últimas :)
  16.  # 259

Na mesma notícia...
    https://www.jn.pt/nacional/sao-roubos-para-comer-supermercados-colocam-alarmes-em-latas-de-atum-e-congelados-15274323.html

contou Edson Alves, que trabalha como segurança num supermercado da Areo­sa, no Porto. O vigilante tem assistido a vários casos, nomeadamente de idosos que tentam esconder comida na roupa e em malas. "Há pouco tempo vi um idoso a tentar roubar batatas e uma senhora de idade a esconder pastéis de bacalhau no bolso. Quando a abordei, pediu muita desculpa e explicou que tinha fome. E há mulheres com filhos que dizem que já não têm como lhes dar de comer. É muito triste", referiu.

"Estamos a colocar alarmes nas latas de atum, nas garrafas de azeite e no bacalhau porque ultimamente têm sido muito roubados. Há quem os leve em mochilas para depois os vender a preço mais baixo no mercado negro", contaram.
  17.  # 260

Colocado por: TyrandePor acaso também me estava a perguntar o porque de, em Portugal, país produtor de azeite, o preço do azeite estar a subir tanto.
    DEvido à seca este ano tivemos uma quebra muito significativa de produção. Mas recorde-se que no ano passado foi ano record de produção, e nem por isso o preço baixou.
    Depois claro, se há inflação, e aumenta tudo...vai-se aumentando e testando a ver a que preço há uma quebra significativa nos lucros.
    Concordam com este comentário: NTORION

0.0632 seg. NEW