Colocado por: DuarteM
Eu não bebo leite, mas sempre me fez impressão a malta achar que 1,5 ou 2 euros por litro de vinho ser barato e 80 centimos por 1 litro de leite caro!
Colocado por: DuarteMa malta achar que 1,5 ou 2 euros por litro de vinho ser barato e 80 centimos por 1 litro de leite caro!Eu pelo menos não bebo a mesma quantidade de leite que de vinho :). O leite tem produção diária, o vinho é sazonal. Além de que os impostos sobre ambos são bem distintos.
Colocado por: taunus
Não distorça o que a maior parte do pessoal tem vindo a comentar aqui. Se o dinheiro chegar ao produtor de forma justa o dinheiro pago pelo leite é bem pago. Mas pelo que vejo não é o que tem acontecido. Das duas uma: ou o produtor anda a esfregar as mãos de contente ou anda o distribuidor, em que ficamos?
Colocado por: carlota74A questão é mesmo o porquê da diferença de preços. Os melhores preços online encontram-se na zona Norte.
AMVP esta marca é bem conhecida. Não é costume ver-se nos supermercados.
Colocado por: HAL_9000Eu pelo menos não bebo a mesma quantidade de leite que de vinho :). O leite tem produção diária, o vinho é sazonal. Além de que os impostos sobre ambos são bem distintos.
Colocado por: HAL_9000Percebo o seu ponto de vista, só acho que o leite é por definição o pequeno almoço das famílias de menores rendimentos (e até por isso acho que é subsidiado). Duplicar o preço do leite, pode implicar que uma criança não tome o pequeno almoço antes de ir para a escola. E com isto não estou a dizer que o aumento não é justo para os produtores.
Colocado por: RcrdPrntTrabalho no "ramo"...
Já vi que estão muitos contra o preço do leite(nacional)...
Vocês sabem quanto é que estava a ser paga aos produtores o litro de leite no inicio deste ano??
Vocês sabem o aumento do custo de produção de 1 litro de leite(cru).
Para terem noção desde o inicio do ano, só no preço da ração, cada tonelada de ração subiu em média 120€/tn...
Agora vacarias que tenham 500 vacas a comer todos os dia cerca 8 kg/dia de ração, vejam o aumento...
Agora, acredito que certos produtos tiveram aumento por arrasto..........
Mas sim, muitos produtos estavam a ser muito mal paga a quem produz.....
Colocado por: DuarteM
Eu não bebo leite, mas sempre me fez impressão a malta achar que 1,5 ou 2 euros por litro de vinho ser barato e 80 centimos por 1 litro de leite caro!
Colocado por: AMVP
O vinho é opção, o leite faz parte da alimentação básica de muitas pessoas, esse para mim é o problema.
Colocado por: NTORIONNão é linear, o setor do leite era muito mal pago, 21cents por litro no produtor, sendo que o comprador (Lactogal) tinha o monopólio, por isso fixava o preço. Grande parte das explorações no continente apenas sobrevivia, com os aumentos das rações ao longo do ano passado, simplesmente desistiram de renovar o efetivo animal de produção de leite, os que nascem seguem todos para abate em vitelos.
A ajudar a isso 1 industrial espanhol começou a comprar leite em PT pq n havia em Espanha, e finalmente os preços pagos ao produtor finalmente subiram (não sei quanto), aqui sim aposto que n foram os 30centimos que estamos a pagar a mais e poderá haver aproveitamento... mas não no produtor.
Claro que nos Açores, deve estar bem mais rentável com as pastagens que têm. No continente as vacas de leite estão em regime mais intensivo, alimentadas a ração, palha e silagem de milho (que custava 7/8 centimos kg), sendo que a silagem de milho este ano levou outra grande pancada, pq com a seca e aumento dos combustíveis muito poucos agricultores a produziram.
Todo este ciclo do leite, é impossível de repor de 1 dia para o outro, provavelmente 2/3 anos...
O mesmo se passou com os hortícolas, o preço pago ao produtor era tão baixo, que alguns deixaram de produzir. Estes preços estavam fixados em acordos anuais para determinadas quotas, ou seja tinham de fornecer x ton de produtos a pré determinado preço. Entretanto com o fim dos contratos, ninguém os aceitou renovar, nem fazer novos com preço fixo, então vendem a quem dá mais...
Mas este é 1 mercado muito mais rápido de equilibrar, provavelmente em poucos meses já iremos ver excesso de produto e o preço a cair.
Colocado por: NTORIONJá aqui expliquei
Colocado por: P@rAdiS3Provavelmente aconteceu o mesmo com a soja , o leite de soja aumentou 20cent :) provavelmente deve vir da ucrania , tal como o azeite que era facil comprar abaixo dos 2,5€ hoje menos de 4€ deve ser uma festa =)
Colocado por: NTORION
20 centimos nem é muito comparado com o leite animal, em percentagem então fica bastante abaixo.
Mas a soja é gasta em ração animal, aliás é muito procurada por ter elevada proteina, muito importante para os animais de carne. Além disso cá não se produz (pelo que conheço), grande parte vem do Brasil, pelo que o custo de transporte...
No leite animal, além do aumento do preço das rações, a diminuição do nº de animais tem 1 impacto grande.
Colocado por: NTORION
20 centimos nem é muito comparado com o leite animal, em percentagem então fica bastante abaixo.
Mas a soja é gasta em ração animal, aliás é muito procurada por ter elevada proteina, muito importante para os animais de carne. Além disso cá não se produz (pelo que conheço), grande parte vem do Brasil, pelo que o custo de transporte...
No leite animal, além do aumento do preço das rações, a diminuição do nº de animais tem 1 impacto grande.
Colocado por: powerPTHá uns tempos mencionava que mini-mercados tinham melhores preços nos itens básicos (nos meus pelo menos). Foi num outro tópico…agora estão a dar-me razão.
Aqui pelo norte e num mini-mercado da aldeia tenho comprado muito mais barato, só vou ao hiper para detergentes e quando fazem grandes promoções, além de um ou outro produto que não tenha no mínimo-mercado.
Peixe? A peixeira passa à porta 3x por semana e com preços bem em conta, diretamente da lota do dia :)
Colocado por: P@rAdiS3Concordo , mas se por sua vez o abate de animais levou a quebra de produção de leite por outro lado deveria levar a redução do preço da carne.. mas foi precisamente o oposto .
Colocado por: powerPTEu só não tenho é flyers/panfletos para fazer prova…mas na próxima posso tirar foto à fatura :)