Colocado por: DuarteM
Hoje um tirador de cortiça ganha uma média de 120/130 euros líquidos por dia, trabalham todos os dias durante a campanha. Há uns 18 anos atrás já alguns ganhavam 80 euros por dia. Esses 80 euros eram muito mais na altura do que agora 150 e ninguém esbanjava dinheiro.
Colocado por: AMG1
Pois, mas entao complete lá história de vida desta gente?
Quanto tempo dura a campanha?
Quão duro e dificil e a precisão necessaria para fazer esse trabalho?
Quantas arrobas de cortiça tira por dia?
E ja agora quanto vale essa cortiça?
Menciono o valor porque, como de certeza sabe, um bom profissional significa também cortiça de melhor valor e garantia de produção futura.
É que assim ainda ficam a pensar que a vida dessa gente é uma maravilha, quando apesar de terem um trabalho com um enormissimo valor no contexto daquela fileira, está muito longe de ser remunerado de forma equivalente com o valor que aporta.
Colocado por: AMG1Menciono o valor porque, como de certeza sabe, um bom profissional significa também cortiça de melhor valor e garantia de produção futura.
Você tem sérios problemas de interpretação não tem?
Nem se deu ao trabalho de ver o contexto dessa resposta, mas eu simplifico:
Por mim deveriam até ganhar o dobro. Mas aqui no fórum há quem ache que são ricos, pois alguns ganham acima de 2700 euros.
Quer dizer eu a criticar quem diz e chora que um salário bruto de 2700 é coisa de ricos e você manda-se com essa! Tenha juízo.
Empatia tenho por quem acho que merece, mas é uma empatia útil.
Oiça, com todo o respeito. Nem vou perder tempo em responder-lhe. Não tenho o minimo interesse em entrar numa conversa sem nexo e desconstextualizada.
Aprenda primeiro a interpr
Mas aqui fiquei curioso, e como devemos aprender com quem percebe muito do assunto, explique lá melhor o que disse :)
Colocado por: PedroNunes24Mais Bitcoin e ouro.eu ja os multipliquei...ja sao perto de 1000 estou pra ver em quanto chega num ano...
Se é medida para combater a inflação, que seja aplicada em produtos que servem para tal.
Colocado por: AMG1leva a pensar que o seu tempo é mais precioso do que o dos outros, neste caso o meu?
Colocado por: AMG1dizer-nos quem é que trouxe para este topico a palermice de que quem ganha 2700€ é rico.
Colocado por: DuarteMIsso tem de perguntar ao RCF, mas com calma senão o homem tem um ataque nervoso.
Colocado por: HAL_9000Por isso é que acho difícil não haver um aproveitamento neste sector. O folheto é impactante, e o mais grave é que aos poucos esquecemos os preços do ano passado.
Tal como falar-se que a inflação é de 9%, tem muito que se lhe diga. Para as famílias de menores rendimentos que alocam uma parte significativa do seu rendimento à alimentação, a inflação foi muito superior.
Colocado por: mafgodPrincipalmente quando para obter estes preços "antigos" ter de se comprar mais de 20€ de outros artigos inflacionados :-)
Colocado por: pguilhermeAcho esse panfleto deliciosamente irónico.
Colocado por: pguilhermeNós costumamos comprar muita coisa no mercado, mas apesar de tudo, duvido que seja mais barato.
As mercearias tradicionais não sei, nem me parece ser fácil encontrar uma que já não tenha fechado.
Tirando isso, sem dúvida que prefiro alimentar um lojista local do que uma grande cadeia que esmaga os produtores.