Iniciar sessão ou registar-se
    • Iko
    • 15 dezembro 2022

     # 1

    Muitos parabéns! Por ser riso e insensível, só espero que seja rico pelo seu trabalho esforçado, se bem que a issensibilidade costuma ser sintoma de ter nascido em berço de ouro. Mas os meus parabéns!

    Colocado por: DuarteM

    Claro que com razão, afinal foram grandes subidas em pouco tempo.
    Só disse que para mim tanto me faz, o aumento desses produtos não afecta minimamente a minha vida. Como eu há milhares felizmente, mas infelizmente há aqueles que são muito afectados.
    A maioria desses produtos nem faço ideia de quanto custam ou custavam.

    Contudo para muitos é uma óptima altura para deixar de fumar e de fazer viagens turísticas.
    • FFAD
    • 15 dezembro 2022

     # 2

    Colocado por: IkoMuitos parabéns! Por ser riso e insensível, só espero que seja rico pelo seu trabalho esforçado, se bem que a issensibilidade costuma ser sintoma de ter nascido em berço de ouro. Mas os meus parabéns!



    Não concordo, creio ter mais a ver com a educação que se teve. Conheço muitos de berço de ouro com humildade e inteligência intelectual suficiente para perceber os impactos na sociedade, mesmo que eles não passem fome (sofrem sempre, mesmo que sem impacto prático).
    Concordam com este comentário: Pereira_89, RCF, HAL_9000, desofiapedro
    • RCF
    • 15 dezembro 2022

     # 3

    Colocado por: FFAD

    Não concordo, creio ter mais a ver com a educação que se teve. Conheço muitos de berço de ouro com humildade e inteligência intelectual suficiente para perceber os impactos na sociedade, mesmo que eles não passem fome (sofrem sempre, mesmo que sem impacto prático).
    Concordam com este comentário:Pereira_89,RCF

    Aliás, isso até é mais "coisa" de novo rico... independentemente de ser ou não o caso de quem escreveu esse comentário, esse tipo de postura é mais típica de alguém que "tendo qualquer coisa" a mais do que tinha, já se acha rico e sem necessidade de olhar a gastos
    Concordam com este comentário: Ecrecila Seguro, FFAD, desofiapedro
  1.  # 4

    Colocado por: RCF
    Aliás, isso até é mais "coisa" de novo rico... independentemente de ser ou não o caso de quem escreveu esse comentário, esse tipo de postura é mais típica de alguém que "tendo qualquer coisa" a mais do que tinha, já se acha rico e sem necessidade de olhar a gastos
    Concordam com este comentário:Ecrecila Seguro


    A maioria dos meus colegas de trabalho têm esta postura... não são ricos, não nasceram em berços de ouro, mas nunca aumento nenhum o afeta.
    Ainda estou para perceber se é porque são moralmente superiores a mim ou se encontraram uma mercearia que nao atualiza preços desde 2021.

    Penso que é uma posição bastante ingrata para com os restantes portugueses! Continuem a viajar e a consumir, mostrem ao nosso governo que nada mudou! Está tudo bem...
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    • FFAD
    • 15 dezembro 2022 editado

     # 5

    Colocado por: RCF
    Aliás, isso até é mais "coisa" de novo rico... independentemente de ser ou não o caso de quem escreveu esse comentário, esse tipo de postura é mais típica de alguém que "tendo qualquer coisa" a mais do que tinha, já se acha rico e sem necessidade de olhar a gastos
    Concordam com este comentário:Ecrecila Seguro,FFAD


    Até digo mais, estando num fórum, não me admirava que até fosse a atitude de alguém que quisesse ser "novo rico", mas que não o é...
    Concordam com este comentário: Iko
    • FFAD
    • 15 dezembro 2022 editado

     # 6

    engano
    • AMVP
    • 15 dezembro 2022

     # 7

    Colocado por: Ecrecila SeguroA maioria dos meus colegas de trabalho têm esta postura... não são ricos, não nasceram em berços de ouro, mas nunca aumento nenhum o afeta.
    Ainda estou para perceber se é porque são moralmente superiores a mim ou se encontraram uma mercearia que nao atualiza preços desde 2021.

    Não, é mesmo aquela pancada de quererem mostrar que "vivem bem", mesmo quando todos à volta sabem o quanto ganham e muitas vezes até quais as suas despesas.
    Ninguém quer dizer eu "é pobre", que horror ser pobre, mesmo quando todos sabem que o são, tal como a generalidade daqueles que os rodeiam.
    E sim, os efetivamente ricos olham e acompanham os preços, afinal não querem deixar de o ser nem vivem alheados da vida. Eu conheço poucos efetivamente ricos mas os que conheço nunca por nunca têm essa conversa, antes pelo contrário tudo é sempre caro até porque se puderem pagar menos fantástico.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, dom123, Iko, FFAD, RCF, desofiapedro
    • RCF
    • 15 dezembro 2022 editado

     # 8

    Colocado por: AMVP
    Não, é mesmo aquela pancada de quererem mostrar que "vivem bem", mesmo quando todos à volta sabem o quanto ganham e muitas vezes até quais as suas despesas.
    Ninguém quer dizer eu "é pobre", que horror ser pobre, mesmo quando todos sabem que o são, tal como a generalidade daqueles que os rodeiam.
    E sim, os efetivamente ricos olham e acompanham os preços, afinal não querem deixar de o ser nem vivem alheados da vida. Eu conheço poucos efetivamente ricos mas os que conheço nunca por nunca têm essa conversa, antes pelo contrário tudo é sempre caro até porque se puderem pagar menos fantástico.
    Concordam com este comentário:HAL_9000,dom123,Iko,FFAD

    Tudo se resume ao que mais atrás escrevi a este propósito:
    Colocado por: RCFNão sou pessoa de não olhar ao preço, seja do que for... e, face, a estes aumentos, adapto-me. Não continuo a comprar exatamente como antes. E, da realidade que conheço, por regra, só continua a comprar como antes, quem já antes comprava pouco e mal

    E eu não sou rico...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  2.  # 9

    Já eu considero-me pobre e não escondo xD tou farta de reclamar dos preços do supermercado. Não vou passar fome, não deixei de comprar o que sempre comprei, mas não estou cega e efectivamente sobra menos dinheiro!
    Concordam com este comentário: Ecrecila Seguro, NTORION
    • AMVP
    • 15 dezembro 2022

     # 10

    Colocado por: RCF
    Tudo se resume ao que mais atrás escrevi a este propósito:

    E eu não sou rico...
    Concordam com este comentário:desofiapedro

    Repare que eu não comentei o sei post!
  3.  # 11

    Colocado por: desofiapedroJá eu considero-me pobre e não escondo xD tou farta de reclamar dos preços do supermercado. Não vou passar fome, não deixei de comprar o que sempre comprei, mas não estou cega e efectivamente sobra menos dinheiro!
    Concordam com este comentário:Ecrecila Seguro


    Se ainda pode optar pelo que compra, sobra dinheiro, não é pobre.
  4.  # 12

    Colocado por: IkoMuitos parabéns! Por ser riso e insensível, só espero que seja rico pelo seu trabalho esforçado, se bem que a issensibilidade costuma ser sintoma de ter nascido em berço de ouro. Mas os meus parabéns!



    Já nem aguentam alguém ser honesto e não se fazer de vítima.
    Chorem mais para os outros poderem vender lenços.

    E não sou rico, muito longe disso infelizmente, a não ser que seja como aqueles que dizem que ganhar um salário de 2700 euros é ser rico.
  5.  # 13

    Entretanto o leite (marca branca) subiu outra vez e já vai nos 0.88 eur, em todos os super. Isto da concorrência é algo que nunca vai funcionar em condições num país tão pequeno. Portanto em 11 meses teve uma subida de 83.3%.

    Até agora eram os combustíveis que estavam caros, havia seca, a ração aumentou, etc....Entretanto a ração estabilizou, os combustíveis desceram, a seca acabou, mas o aumento continua. Tem lógica.

    Assim o BCE bem pode continuar a carregar no acelerador dos juros.

    AO pessoal que deixou de beber leite ao peq. almoço, substituíram por que alimentos?
  6.  # 14

    Colocado por: HAL_9000AO pessoal que deixou de beber leite ao peq. almoço, substituíram por que alimentos?


    Chá ou café de cafeteira.
    Mas já não bebia leite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  7.  # 15

    Colocado por: HAL_9000Entretanto o leite (marca branca) subiu outra vez e já vai nos 0.88 eur, em todos os super. Isto da concorrência é algo que nunca vai funcionar em condições num país tão pequeno. Portanto em 11 meses teve uma subida de 83.3%.


    A concorrência em Portugal sempre foi um tapa olhos. A concertação de preços é tão óbvia que até dói! Então quando liberalizaram o preço dos combustíveis estava o povo á espera que os preços descessem por causa da dita concorrência, e não é que TODOS aumentaram os preços? A única concorrência que fazem uns aos outros é a ver quem vende mais caro. Já nas telecomunicações é a mesma vergonha: pacotes caros (e todos ao mesmo preço) com conteúdos/minutos/SMS que ninguém precisa, mas não há grande escolha. Ainda bem que apareceu a NOWO, mas não parece estar a causar tanta mossa como eu esperaria. Os meus pequenos estão na NOWO, por pouco mais de 11€ dá telefone e internet para os dois.

    O que o HAL_9000 diz é bem verdade: a guerra e a "crise" energética foram desculpa para tudo. Agora que os combustíveis estão mais baratos que antes da guerra, os preços continuam a subir! Porquê? Porque já viram que podem obrigar o zé povo a pagar quando todos aumentam tudo ao mesmo tempo! O bacalhau congelado, o leite, a farinha e massas, açúcar, tudo com aumentos de +50% para cima. Isto vai bonito, vai. Só não se preocupa quem não faz contas à vida...
    Concordam com este comentário: HAL_9000, Ecrecila Seguro
  8.  # 16

    Colocado por: pcspinheiroA concorrência em Portugal sempre foi um tapa olhos. A concertação de preços é tão óbvia que até dói!

    Pois, no resto da europa não há inflação, ou então as grandes superfícies de toda a europa estão todas a concertar preços.
      Captura de ecrã 2022-12-15 230724.png
    • AMVP
    • 16 dezembro 2022

     # 17

    Colocado por: HAL_9000seca acabou

    Agora ha cheias, nao ouviu? 😁
  9.  # 18

    Colocado por: PickaxePois, no resto da europa não há inflação, ou então as grandes superfícies de toda a europa estão todas a concertar preços.


    Deve estar a confundir aumentos de preços com concertação de preços...
    E sim, a notícia diz bem o que se passa também: os preços dos alimentos continuam a ir por aí acima. Porque? Porque o povo tem que comer! Podemos deixar de comprar muitas coisas, roupa, carro, TV, etc, mas comida é a última coisa que as pessoas vão deixar de comprar, é onde está o filão de ouro para quem a vende.
  10.  # 19

    Colocado por: pcspinheiro

    Deve estar a confundir aumentos de preços com concertação de preços...

    Eu só vejo os preços todos a aumentar, cá, em espanha e no resto da europa, se fosse só cá seria uma concertação de preços, como é em todo o lado, deve ser outra coisa.
  11.  # 20

    Colocado por: pcspinheiroAinda bem que apareceu a NOWO, mas não parece estar a causar tanta mossa como eu esperaria. Os meus pequenos estão na NOWO, por pouco mais de 11€ dá telefone e internet para os dois.
    Eu por 37 euros na Nowo tenho NET 250 Mps, TV, Movel 10 Gb, e ainda uso a TV através da app da nowo na segunda habitação, onde tive de por net caríssima da MEO por não ter cobertura.

    Contudo tenho reparado que à medida que a nowo vai aumentando a cobertura, ospreços vão aproximando das 3 concertadas. Neste momento o pacote que tenho já custaria 32.50 durante 12 meses, e 47 eur após o 12º mês.
    Como ainda tenho um telemovel fora, vou tentar renegociar, mas de facto a tendência por cá é igualar os preços aos da concorrência assim que se possa.

    Tenho ouvido falar de uma nova operadora que vai fornecer net (e só net) 500mps a 15 eur/mes, mas até ver acho que não passa de conversas em foruns, mas precisavamos de um novo player desse tipo.


    Colocado por: PickaxePois, no resto da europa não há inflação, ou então as grandes superfícies de toda a europa estão todas a concertar preços.

    https://www.noticiasaominuto.com/economia/2117323/precos-dos-alimentos-vs-inflacao-portugal-tem-3-maior-diferenca-da-ue

    Por cá aparentemente são mais gulosos que em quase toda a europa. Só a Suécia e a Alemanha é que ficam à nossa frente, mas esses não precisam de andar a contar trocos a ver se dá para o bife, ou se se leva só as batatas.

    De qualquer forma n~em era bem isso que se criticava, mas o facto de quando um hiper aumenta o leite para 0.88, todos os outros aumentam para o mesmo preço. Vai-me dizer que todos os grupos de distribuição têm exactamente o mesmo poder negocial, e compram exatamente ao mesmo preço, e por isso têm de vender exatamente ao mesmo preço. Óbvio que não, conertam os preços. Como aliás é provado todos os anos pelas multas que vão surgindo, ora nas bebidas alcoolicas, ora no sumo, ora no leite provavelmente.
 
0.1735 seg. NEW