Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho uma casa com 200mts quadrados e o aquecimento das AQS é feito por esquentador, com um consumo médio 25€/mês e uma caldeira a gasóleo para aquecimento central com um consumo de 900€/inverno (+-5 meses).

    Ora ando a fazer pesquisas e a recolher opiniões e gostaria de ouvir as vossas. Se for trocar de sistema quero algo que de preferência englobe os dois, aquecimento central e aqs. Entre caldeira a gás, caldeira de pellets ou bomba e calor estes foram os valores que encontrei:

    Módulos 58 + seca toalhas
    Potência queimador 19-35kw

    Consumo gasóleo Solução actual
    ‌500litros/ano
    ‌900€/ inverno

    Caldeira a gás 1800€
    ‌AQS + Aquecimento Central
    ‌ Consumo mensal gás 150€/mês inverno (5meses)
    ‌750€/ inverno

    Caldeira a pellets 5000€
    ‌AQS + Aquecimento Central
    ‌ Consumo pellets 3/4 sacos dia 15€/20€
    ‌5€/saco 15Kgs. Já há marcas a 7.5€
    ‌2250€/ 3375€ inverno

    Bomba de Calor 11000€
    ‌AQS + Aquecimento Central
    ‌ Daikin Altherma 1100€/ano
    ‌ Consumo com aquecimento central 90€/mês inverno (5meses)


    Conhecem soluções mais em conta? Pelas vossas experiências e conhecimentos estes valores estão +- correctos ou completamente errados? 😀

    Desde já agradeço quem queira ajudar
    • *cc
    • 9 setembro 2022

     # 2

    eu tenho a lenha, uma recuperador com circulação de água para os radiadores, não tenho módulos mas tenho 8 radiadores + 2 toalheiros (área habitável da moradia cerca 140m2).

    gasto um pouco menos de 3 toneladas de lenha de outubro/novembro a março/abril e tenho sempre a casa quente. a oliveira na minha zona anda por volta de 130/140 paus a tonelada.

    O negativo é a limpeza do recuperador.

    Desconheço os gastos das soluções que apresentou.
  2.  # 3

    Colocado por: joaonunesBomba de Calor 11000€
    ‌AQS + Aquecimento Central
    Daikin Altherma 1100€/ano
    ‌ Consumo com aquecimento central 90€/mês inverno (5meses)
    qual delas?
    • cjmf
    • 1 outubro 2022

     # 4

    3/4 kg sacos de pellets são 60kg por dia, não será muito? É para aquecer 24h/dia?
    Os elementos dos radiadores é que me parecem poucos. A minha casa tem pouco menos área que a sua (180m2) e todos os orçamentos que tenho tem pelo menos o dobro dos elementos.

    Se optar por BC para radiadores tem de ser uma bomba de alta temperatura, uma estratégia que usam para maior eficiência é usar radiadores um pouco maiores do que para outro sistema.
  3.  # 5

    900€ a gasóleo e a Pellets seria 3000€…as contas estão mal feitas.
 
0.0094 seg. NEW