Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá. Preciso de ajuda a fazer a instalação de uma tomada dupla. Tenho 1 fio preto e 1 azul a sair de 1 tubo, e 1 fio preto e 1 azula a sair de outro tubo. A tomada que quero instalar é dupla. Obrigada desde já a quem se disponibilizar
  2.  # 2

    Então liga os fio pretos num dos polos e os azuis no outro polo da tomada.
    Assumindo que os 4 condutores são do mesmo circuito.

    Assumindo ainda que não tem mais fios, principalmente um com as cores verde/amarelo, conclui se que a sua instalação não esta em condições de segurança.
  3.  # 3

    Colocado por: BigmouseEntão liga os fio pretos num dos polos e os azuis no outro polo da tomada.
    Assumindo que os 4 condutores são do mesmo circuito.

    Assumindo ainda que não tem mais fios, principalmente um com as cores verde/amarelo, conclui se que a sua instalação não esta em condições de segurança.


    Foi executada de acordo com a regras técnicas em vigor, na altura da construção, basta ser anterior a 2007.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LilsSofia
  4.  # 4

    Sim, de facto, são só esses fios. Já me disseram que tinha a alimentação das tomadas e da iluminação ali na mesma tomada. Sei que , no entretanto, estou com as 2 tomadas principais da divisão sem energia, e aparentemente não iram funcionar a menos que ative a tomada em questão. Obrigada pela ajuda 🙏🏾
  5.  # 5

    Mas neste momento só tem uma tomada na parede e quer colocar duas?

    Se essa tomada está desligada, naturalmente a tomadas que estão a jusante dessa não vão funcionar, porque estão ligadas em cascata.

    Fotos.
  6.  # 6

    Se ligar azul com azul e preto com preto, com um ligador, irá ter energia nas restantes tomadas.

    Isto para fazer a coisa provisória. Tem ligadores?

    A tomada dupla que quer instalar, é em substituição doutra dupla?
  7.  # 7

    O DL 740 de 1974, já previa que as Tomadas tivessem ligação à terra, embora com um exceção, que pode ser o caso.

    Mesmo assim, seria recomendável rever a ligação à terra das tomadas, quando fosse possível. Seria uma boa melhoria de segurança das instalações

    Colocado por: Varejote

    Foi executada de acordo com a regras técnicas em vigor, na altura da construção, basta ser anterior a 2007.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:LilsSofia
  8.  # 8

    Mas provavelmente não é de casa de banho nem cozinha. Que divisão é essa uma sala ou um quarto?

    Chegavam a meter por vezes na sala uma terra e o resto sem.
    Tenho um apartamento que será dos anos 90 e pouco sem terra nos quartos.

    Seja como for não será para ligar apenas numa tomada um par de fios e na outra o outro. Tem aí dois pares pois um é de seguimento para as outras tomadas, tem de colocar fios a ligar entre essa duas tomadas. Como está na imagem depois do outro lado o outro par de neutro e fase de continuação. Não tem ordem portanto não precisa de se preocupar em ver qual vem do quadro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      C6D57B3B-23BE-4549-83C3-FC8413B8118B.jpeg
  9.  # 9

    Colocado por: BigmouseO DL 740 de 1974, já previa que as Tomadas tivessem ligação à terra, embora com um exceção, que pode ser o caso.

    Mesmo assim, seria recomendável rever a ligação à terra das tomadas, quando fosse possível. Seria uma boa melhoria de segurança das instalações



    No 740/74, nos quartos com pavimento de madeira(parquet), levava tomadas 2 pólos, no resto já era schuko, em princípio deve ser este o caso.

    De qualquer forma concordo que deveria colocar tudo com "terra" é só enfiar o verde/amarelo pelo circuito e substituir por tomadas schuko, uma vez que a tubagem já está preparada e o quadro elétrico também já tem "terra".
  10.  # 10

    Antes estava 1 tomada normal e agora queria substituir por 1 dupla. Acontece q a tomada original soltou se ( foi a minha gata) e algo se passava porque se tocasse na tomada a ligação das outras tomadas ía abaixo. A divisão em questão é a sala. Não sei como enviar fotos aqui no fórum. Acredito que tornava tudo mais explícito
  11.  # 11

    Mas já comprou a tomada dupla?
    Pessoalmente não gosto muito de tomadas duplas, para colocar em caixa para 1 tomada.

    Se já comprou, marca e modelo, apesar de ser tudo praticamente igual nas ligações.
  12.  # 12

    Taili tl2337, é o que marca na tomada. Comprei na Leroy Merlin.
    Como tinha 4 fios, pensei que pudesse ser para o propósito de 1 tomada dupla, daí ter comprado. Mas se eu quiser então colocar uma normal, como faço com os fios? Eu não sei como estavam ligados inicialmente, não sei qual o esquema de cores
  13.  # 13

    Olá! Era descabido partir um bocado ao lado, chumbar uma caixa e colocar uma tomada, e depois um espelho duplo?
  14.  # 14

    Colocado por: chris50ddOlá! Era descabido partir

    Se para fazer uma simples ligação eléctrica, há pouco conhecimento... Quanto mais para esse tipo de intervenção. 😂
  15.  # 15

    Colocado por: LilsSofiaMas se eu quiser então colocar uma normal, como faço com os fios?


    Alimenta a tomada conforme o esquema e replica os outros dois fios para a energia eléctrica seguir para as restantes...
  16.  # 16

    Colocado por: LilsSofiaTaili tl2337


    Liga ambos os neutros (azuis) juntos de uma lado na tomada. A fase (pretos) juntos do outro lado. É só isso.

    Veja como está na imagem esqueçaa o amarelo e verde que não tem. Depois de cada lado ficam 2 fios pretos e do outro azuis.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      tomada.jpg
 
0.0186 seg. NEW