Iniciar sessão ou registar-se
    • imo
    • 11 setembro 2022 editado

     # 1

    Bom dia, esta semana disseram-me que não é possível fazer escritura de compra e venda de um prédio com obra inacabada e com alvará de construção caducado (pequena moradia em zona consolidada com 2 pisos, obra parada desde 2018).
    Alguém pode confirmar (ou infirmar)?
    Obrigado, e bom domingo.
  1.  # 2

    É possível, pagará provavelmente o IMT com taxa de terrenos que é bem maior..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imo
  2.  # 3

    Pode ser que dê para fazer a escritura com a descrição de ruína.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imo
  3.  # 4

    Colocado por: nunogouveiaPode ser que dê para fazer a escritura com a descrição de ruína.

    penso que não dá... mas não tenho certeza.

    terá de ser vendido como terreno...
    o problema é a avaliação / creditos / etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imo
  4.  # 5

    A aquisição de um terreno com uma construção inacabada efetivamente pode ser escriturada, mas apenas como terreno urbano com benfeitorias.
    Em termos de escritura é como 'apenas' estivesse a comprar o terreno como implicação principal
    Não pode pedir crédito à habitação (obras) pois não têm licença de construção válida


    Em termos legais estará 'apenas' a comprar o terreno.
  5.  # 6

    Se pesquisar aqui no fórum tem algumas discussões sobre este tema
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imo
  6.  # 7

    No Porto sei de uma situção em que foi feita uma venda (como ruína) de uma casa que era tudo menos uma ruína. Mas também não foi usado crédito bancário
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imo
  7.  # 8

    Quando não há crédito bancário, basta que a documentação do terreno (CPU + CPP) estejam em harmonia e faz-se o negócio.
    Claro que o promitente comprador deve informar sobre o devido contexto do que está a comprar...

    Colocado por: nunogouveiaNo Porto sei de uma situção em que foi feita uma venda (como ruína) de uma casa que era tudo menos uma ruína. Mas também não foi usado crédito bancário
    Estas pessoas agradeceram este comentário:imo
    Concordam com este comentário: imo
  8.  # 9

    Colocado por: ADROateliero promitente comprador deve informar sobre o devido contexto do que está a comprar...


    Sim, não vá estar a comprar um "direito" a ter que fazer obras de demolição...
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  9.  # 10

    Ou ter que fazer projectos e legalizações, que leva sempre o seu tempo...
    Sempre bom estar-se informado.

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Sim, não vá estar a comprar um "direito" a ter que fazer obras de demolição...
    Concordam com este comentário:ADROatelier
 
0.0123 seg. NEW