Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: DR1982E será que é iguai fundações por sapatas e ensoleiramento? É que ensoleiramento apoia por todo

É uma questão de cálculo estrutural, a tensão aplicada no XPS tem de ser menor que a resistência à compressão mínima do XPS.

O que acontece, é que maior parte dos projetos que me passaram pelas mãos de moradias (todos sapatas), o projetista considera tensões admissíveis no solo inferiores a 300 kPa, logo a dimensão da sapata não é influenciada pelo XPS mas pelo solo...
  2.  # 2

Colocado por: RUIOLI

É uma questão de cálculo estrutural, a tensão aplicada no XPS tem de ser menor que a resistência à compressão mínima do XPS.

O que acontece, é que maior parte dos projetos que me passaram pelas mãos de moradias (todos sapatas), o projetista considera tensões admissíveis no solo inferiores a 300 kPa, logo a dimensão da sapata não é influenciada pelo XPS mas pelo solo...
    Resistência à compressão do xps é por m2? É que suponho que 1cm2 de xps nao tenha a mesma resistência à compressão que 1m2 por exemplo, certo?
  3.  # 3

300 Quilopascal = 30591.48 kgf/m²

estamos a falar nas mesmas unidades que se fala para o solo kPa, portanto o que acontece no XPS acontece no solo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • DR1982
    • 12 setembro 2022 editado

# 4

Por isso o ideal seria sempre um teste ao solo antes de começar o projeto, sabia se logo ao que se ia…
    O problema sao os preços
  4.  # 5

Colocado por: [email protected]prudente fazer caixa de ar ou o metodo apresentado é suficiente
    nao tem qualquer lógica fazer um desvão se for para ficar enterrado. como garante a ventilação de um desvão enterrado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: [email protected]
  5.  # 6

Colocado por: [email protected]pois o arquiteto trabalha com o construtor

cuidado!
  6.  # 7

Colocado por: fernandoFerreira

cuidado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:[email protected]

Sim certamente,todos os dias estou na obra. É so mesmo a questao de não saber se todas as opcoes escolhidas são eficazes e as acertadas. Ate ao momento pelos vistos sim.
  7.  # 8

Colocado por: [email protected]todos os dias estou na obra.

E tem consciência de que não lhe vale de nada certo?
    Foi-lhe vendido um projeto com pormenores onde existem falhas técnicas graves e soluções não exequíveis.
    Como quem lhe vendeu esse mau trabalho é "parceiro" do construtor, em obra foi executada uma coisa completamente diferente.
    Ou seja, o mgatinho está a pagar algo que nem sabe muito bem o que é
  8.  # 9

Colocado por: zedasilva
    Foi-lhe vendido um projeto com pormenores onde existem falhas técnicas graves e soluções não exequíveis.
    Como quem lhe vendeu esse mau trabalho é "parceiro" do construtor, em obra foi executada uma coisa completamente diferente.

Compreendo tudo o que disse contudo ainda ninguem me disse qual a solucao que nao é exequivel. Pelos vistos as placas nas sapatas afinal é exequievel. Ou seja por vezes existe muito a tendencia para criticar algo que nao se sabe ou nao se gosta mas as vezes vale a pena tentar refletir . Agradeco toda a ajuda agora vir apenas dizer que existem solucao que nao sao exequiveis sem especificar ou mostrar o porque ou dar a solucao correta parece me desnecessário. Ate a data a unica coisa que me disseram que nao se devia fazer afinal é possivel e ha quem o faca. Nao quero com isto dizer que nao ha erros na minha obra por isso estou aqui a tentar corrigir os que existirem. Mas assim fica um pouco difícil.
  9.  # 10

Irei fazer o projeto fase por fase tenho um orcamento variavel e que apenas pago apos o trabalho estar feito. Ou seja nao ha dinheiro adiantado e todas as proximas fases iremos orçamentos fase por fase. Foi me dito na altura dos xps que nao iria ser colocado nas sapatas pois nao seria necessário. Ou seja ninguem me enganou nem escondeu nada, talvez o arquiteto e o engenheiro é que tenham colocado uma solução pouco adequada e como tal o construtor sugeriu alterar.
  10.  # 11

Colocado por: [email protected]enham colocado uma solução pouco adequada

Aquilo, aquele boneco, nem é solução.. quanto mais "adequada" ;)
  11.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasAquilo, aquele boneco, nem é solução.. quanto mais "adequada" ;)

Aquilo é um pormenor feito por alguém que nunca viu uma obra.
    Por exemplo, entre outras coisas, a fixação da guarda de vidro não é exequível.
    Quanto a dar soluções, cabe aos técnicos a quem pagou o projeto dar-lhas.
    Estar a dar-lhe aqui as soluções para resolver a quantidade de erros que tem nesse pormenor seria apenas continuar a alimentar os profissionais que continuam a enganar os clientes e ganhar dinheiro sem terem qualquer competência para isso.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  12.  # 13

Veja no projeto de térmica e acústica, pode ter pormenores mais elaborados...
  13.  # 14

Sim certamente tera ,coloquei aqui um esboco e nada referente nem ao projeto de acústica,nem de termica nem especialidade. Era um documento com alguns cortes da casa/terreno.
  14.  # 15

Aquilo é um pormenor feito por alguém que nunca viu uma obra.
    Por exemplo, entre outras coisas, a fixação da guarda de vidro não é exequível.
    Quanto a dar soluções, cabe aos técnicos a quem pagou o projeto dar-lhas.
    Estar a dar-lhe aqui as soluções para resolver a quantidade de erros que tem nesse pormenor seria apenas continuar a alimentar os profissionais que continuam a enganar os clientes e ganhar dinheiro sem terem qualquer competência para isso.
    Concordam com este comentário:fernandoFerreira

Compreendo. Agora nesse aspeto discordamos por acaso parece me bem exequivel. Alias o meu tio fez uma casa ha dois anos com exactamente esse aspecto nas varandas e continua tudo no lugar . Contudo aceito a sua opiniao, mas mantenho o meu ponto de vista. Se o objetivo é tentar ajudar perfeito se o objetivo for so assustar as pessoas dizendo que nao da ou que é tudo pessimo sem explicar porque e sem dar soluções para ajudar nao percebo o objetivo de comentar. Contudo agradeco o seu feedback .
  15.  # 16

Colocado por: [email protected]Alias o meu tio fez uma casa ha dois anos com exactamente esse aspecto nas varandas e continua tudo no lugar .

O aspeto não duvido.
    Que tenha sido feito como descreve aquele pormenor acredite que não foi
  16.  # 17

Colocado por: [email protected]Se o objetivo é tentar ajudar perfeito se o objetivo for so assustar as pessoas dizendo que nao da ou que é tudo pessimo sem explicar porque e sem dar soluções para ajudar nao percebo o objetivo de comentar

Antes pelo contrário, o objetivo é alertar as pessoas. Aquelas que continuam a ser enganadas e a defender os maus profissionais e depois são obrigadas a vir para os fóruns à procura de soluções.
  17.  # 18

Verdade seja dita que ainda nao me lembro de ter aparecido
    Por ca um pormenor que esteja em condições, temos de arranjar sempre defeitos🤣
  18.  # 19

Antes pelo contrário, o objetivo é alertar as pessoas. Aquelas que continuam a ser enganadas e a defender os maus profissionais e depois são obrigadas a vir para os fóruns à procura de soluções.

Eu nao tou a defender ninguem nem a procurar solucoes …questionei se a solucao que me foi dada era boa ,ja tou esclarecido que sim. Em relacao ao resto continuo sem perceber …pelo seu feedback sei que ta tudo mal sem nada estar mal e sem saber o que alterar. Muito obrigado pela ajuda fantástica. O meu arquiteto pode ser mau profissional mas voce tambem ao nivel da ajuda nao é muito forte. Agradeco o tempo que dispensou👌 Nao perca mais tempo
  19.  # 20

Colocado por: [email protected]

Eu nao tou a defender ninguem nem a procurar solucoes …questionei se a solucao que me foi dada era boa ,ja tou esclarecido que sim. Em relacao ao resto continuo sem perceber …pelo seu feedback sei que ta tudo mal sem nada estar mal e sem saber o que alterar. Muito obrigado pela ajuda fantástica. O meu arquiteto pode ser mau profissional mas voce tambem ao nivel da ajuda nao é muito forte. Agradeco o tempo que dispensou👌 Nao perca mais tempo

Nem eu nem nenhum dos profissionais que por aqui ainda teimam em permanecer tem qualquer obrigação de ajudar. Ainda para mais quando se trata de fazer o trabalho para o qual outros já foram pagos.
    Este é um dos problemas que levou este fórum ao patamar onde hoje está.
    A grande maioria habituou se que os profissionais que por aqui estavam tinham a obrigação de resolver os problemas que aqueles que foram pagos não resolveram.

0.0229 seg. NEW