Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Mesmo lendo vários tópicos estou com muitas dúvidas sobre o que escolher relativamente ao sistema de AQS, se o conjugo com o AC ou com o recuperador de calor a lenha?

    Estado ainda em fase de projeto para construção de uma moradia de 2 pisos, T4, aproximadamente de 76m2+76m2, com uma pequena garagem exterior numa das laterais da moradia, o tereno situa-se na margem sul, zona com clima moderado, ou seja, é um sitio onde nem geada se forma, o "micro clima" neste local é bastante ameno, de verão devido á proximidade do mar também não é demasiado quente, existe é alguma humidade de Inverno.

    A ideia que tenho passa por instalar alguns painéis solares na cobertura para reduzir a conta da eletricidade, futuramente se houver orçamento e se fazer sentido instalar baterias. Na sala quero ter um recuperador de calor a lenha ventilado, sem algum cheiro a lenha as festas de Natal/Ano Novo não são a mesma coisa. Aproveitado o recuperador de calor, pensei instalar um sistema com tubagens para todos os quartos, embora saiba que esse tipo de aquecimento é pouco eficiente devido á distancia de alguns dos quartos, mas sempre dava para eliminar a humidade e a renovação do ar, já que seria um sistema com circulação de ar aquecido com extrator de exterior, acontece é que sei que o recuperador de calor provavelmente só o vou ligar esporadicamente, ou quando estiver muito frio para não consumir demasiada eletricidade com outros sistemas.

    Como pretendo instalar AC como sistema principal, que servirá tanto para refrigerar como para aquecimento, pegando na experiência que tive noutra casa que morei na mesmo zona, portanto com o mesmo clima, sei que se usava o AC muito esporadicamente, dava muito jeito nos dias em que estava muito calor, mesmo assim era apenas poucos dias por ano, de inverno tinha algum uso esporádico, mas mais como desumidificador.

    Até aqui tudo bem, já tinha estas ideias arrumadas e definidas quanto á “lareira na sala”, ao AC e aos painéis solares, entretanto existe a necessidade de também escolher o sistema para águas quente, inicialmente não me preocupei já que pensei que simples Termoacumulador de 200L elétrico servia, mas já verifiquei que os Termoacumuladores elétricos são pouco eficientes e iam consumir muita energia nos períodos de dia onde não tenho produção nenhuma pelos painéis solares, de referir que não quero ter nada a funcionar a gás.

    Qual será a melhor sistema tendo em conta o custo benefício contado com o que já tenho previsto instalar, para o circuito de águas quentes?

    Uma solução que me lembrei passa pela instalação de bomba de calor para AQS com deposito de 200L/250L. Caso seja necessário instalar este equipamento numa zona interior resguardada, estou a pensar na garagem, mas para isso as tubagens devem ficar previstas em projeto, mas não sei se será ó melhor local? Ouvi falar que o aparelho faz muito frio seco que é bom para secar a roupa!? Assim talvez fique melhor na lavanderia que pretendo construir ao lado da garagem.

    Entrando ouvi falar que existem bombas de calor para AQS com 2 serpentinas, ou seja, é uma solução que pode ser integrado com outros sistemas tornado o processo ainda mais eficiente, não sei se estou a dizer alguma asneira, já que sou leigo nesta matéria.

    Entre estes ou outros sistemas o que aconselham?
  2.  # 2

    A seguir ...
  3.  # 3

    Deixa o recuperador ar-ar na sala, instala os ACs, monta uns painéis fotovoltaicos e adiciona a bomba de calor AQS com máquina exterior.

    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Moura
  4.  # 4

    Do meu setup:
    Recuperador de calor hidráulico ligado a radiadores. 160 M2 e 2 pisos e toda a casa está quente no inverno.
    Bomba de calor monobloco para as AQS em que o recuperador de calor liga a uma serpentina do mesmo para ajudar a aquecer a água. Não sei da real economia porque coloquei a mesma quando parei de usar o recuperador de calor🤣. Digo no próximo inverno se é rentável.
    Tenho painéis mas não estão só para alimentar a bomba de calor (método de com excedentes solares ligar resistência e aquecer a água) mas sim para alimentar a casa. É claro que se for a altura da BC ligar ela vai também usar essa mesma electricidade. Não faço tenções de colocar baterias tão cedo.
    Refrigerar só há 7 dias num ano que penso nisso por estar muito calor. Viro me para o conteúdo do frigorífico.
    Para mim está a funcionar.



    Colocado por: rjmpiresadiciona a bomba de calor AQS com máquina exterior.


    Se for para colocar um split não valerá a pena colocar com ventiloconvectores e fazer ar frio também? Já não teria que colocar AC's? E aproveitava e já não fazia recuperador/radiadores que os ventiloconvectores faziam o aquecimento.
    É é muita dependência da electricidade mas também era uma solução.

    O que não faltam são soluções e combinações. Boa procura!
  5.  # 5

    Na sala o recuperador de calor está certo com dispersão para os quartos, nesta faze os custos que acrescentam ao recuperador pouco mais são do que são as tubagens e as grelhas.
    O AC fica só com pré-instalação.
    Com os Painéis fotovoltaicos tinha a possibilidade de reprogramar o sistema de AQS para o período de maior produção elétrica, já que durante o dia, exceto aos fins-de-semana vou ter pouco consumo da energia produzida.
    A Bomba de calor para AQS com máquina exterior tem vantagens?
    Poderia instalar todo equipamento para AQS na garagem, esse equipamento protegido do exterior não é mais eficiente?
    Assim não seria só um equipamento e não estorvava dentro de casa.
  6.  # 6

    Colocado por: Nuno MouraA Bomba de calor para AQS com máquina exterior tem vantagens?

    Certamente que vai ter maior eficiência e produzir menor ruído dentro da habitação.

    Colocado por: Nuno MouraPoderia instalar todo equipamento para AQS na garagem, esse equipamento protegido do exterior não é mais eficiente?
    Assim não seria só um equipamento e não estorvava dentro de casa.

    O objetivo é colocar a parte da permuta no exterior e o "pote de água" no interior.

    Colocado por: DacepaSe for para colocar um split não valerá a pena colocar com ventiloconvectores e fazer ar frio também? Já não teria que colocar AC's? E aproveitava e já não fazia recuperador/radiadores que os ventiloconvectores faziam o aquecimento.
    É é muita dependência da electricidade mas também era uma solução.

    O equipamento mencionado é apenas para aquecer água dos banhos, essa solução para ventiloconvectores são outros valores certamente €€€

    Para o bom e para o mau, a eletricidade vai continuar a ser a melhor aposta, tanto em termos de equipamentos como de valor
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Moura
  7.  # 7

    Colocado por: rjmpiresO equipamento mencionado é apenas para aquecer água dos banhos, essa solução para ventiloconvectores são outros valores certamente €€€


    Ninguém duvida disso 👍. Mas é uma hipótese e assim é só um sistema. Mas o user diz que vive em zona amena por isso pode/não deve ser hipótese a considerar.
  8.  # 8

    Colocado por: Dacepa

    Ninguém duvida disso 👍. Mas é uma hipótese e assim é só um sistema. Mas o user diz que vive em zona amena por isso pode/não deve ser hipótese a considerar.

    Se fosse retirar o recuperador de calor e os ACs, talvez pudesse utilizar esse dinheiro dessa forma, o problema é que ainda tinha que adicionar mais qualquer coisa €€€.
    Só me apercebi que o PRH é a solução de aquecimento mais em conta para quem quer uma bomba de calor para AQS e Aquecimento/arrefecimento central quando me começaram a chegar os orçamentos (isto comparando com radiadores e ventiloconvectores)
  9.  # 9

    Colocado por: rjmpiresSó me apercebi que o PRH é a solução de aquecimento mais em conta para quem quer uma bomba de calor para AQS e Aquecimento/arrefecimento central quando me começaram a chegar os orçamentos (isto comparando com radiadores e ventiloconvectores)
    e claro a que menos consome mas por uma diferença de muitas centenas de euros\mes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Moura
  10.  # 10

    Colocado por: jorgealvese claro a que menos consome mas por uma diferença de muitas centenas de euros\mes

    Não tenho conhecimento sobre consumos de sistemas com ventiloconvectores, mas acredito no que diz, se bem que mais nas dezenas de euros/mês
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Moura
  11.  # 11

    Colocado por: rjmpiresisto comparando com radiadores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Moura
  12.  # 12

    Agradeço desde já todos os esclarecimentos e ajudas.
    Claro que prendendo uma solução equilibrada para não gastar dinheiro que não tenho, orçamento já é curto para tudo o resto.
    Sei que o consumo das AQS vai ser intensamente utilizada todos os dias para banhos e não só, com 2 picos de utilização, um ao acordar e outro ao fim do dia, ainda mais tendo crianças pouco disciplinas sobre o real custo da energia.
    Actualmente e no futuro é no aquecimento de águas sanitárias onde eu vejo um consumo muito elevado da família, já no aquecimento ou refrigeração da habitação actualmente o consumo é residual, senão mesmo nulo, visto que a actual habitação foi feito um investimento em janelas mais eficientes, reduzindo por essa via a necessidade de aquecimento ou refrigeração.
    Como na futura habitação as questões termicas vão ter bastante atenção já pensando no conforto térmico, além de que contado com um clima ameno, que existe em grande parte do ano na margem sul do rio tejo, prevejo pouca utilização para qualquer sistema de aquecimento ou arrefecimento, olhado simplesmente para os actuais hábitos de consumo o que preocupa é mesmo é as AQS, assim queria um sistema com pouca ou nenhuma manutenção que seja eficiente em termos energeticos e que não seja um sistema demasiado dispendioso. Talvez um sistema mais simples com bomba de calor, com um depósito de 200L a 250L fosse suficiente para as minhas necessidades.
    Contado ter panėis fotovoltaicos podia programar o sistema para aquecer a água quando existe excesso de produção dos painéis visto que de dia não estará niguem em casa a consumir energia produzida em excesso.
  13.  # 13

    Actualmente tenho o tradicional esquentador a gás natural canalizado e placa tb a gás, embora o consumo de AQS seja elevado não me posso queixar visto que o preço do gás natural canalizado é muito reduzido, situação que penso que está a mudar, ja a conta relativamente ao consumo de água é assustadora, mas quando a isso só com muita diplomacia e educação ambiental poderei reverter um pouco a situação.
  14.  # 14

    Como quero ter um recuperador de calor ventilado na sala, assim posso ter mais uma desculpa para passear na mata com o cão e aproveito também para apanhar os desperdícios de lenha.
    A lenha também é um recurso renovável.
    Para as emergência esporádicas do clima contava instalar AC em todas as divisões.
    Estou a pensar em deixar apenas a pré-instalação do AC, depois ao fim de morar 1 ano na habitação é que iria avaliar se havia necessidade de instalar o AC.
    Concordam com este comentário: Iko
  15.  # 15

    A dúvida que tenho é onde colocar os equipamentos. Estava a pensar num equipamento para as AQS com bomba de calor intregrado, talvez fique instalado na garagem.
    Existe vantagens para entre os equipamentos ABS que que têm unidade exterior comprando com os que não têm?
    O pnproblema do ruído nao se põem caso seja instalado na garagem.
  16.  # 16

    A distancia do equipamento de AQS até as WCs e cozinha é que é um pouco maior, são mais 4 metros, será significativo já tendo em conta o tipo de tubagens atuais, suponho que as tubagens de águas seja do tipo semelhante ao PVC.
    Esta opção não será uma solução mais em conta e simples de instalar?
  17.  # 17

    Colocado por: rjmpiresDeixa o recuperador ar-ar na sala, instala os ACs, monta uns painéis fotovoltaicos e adiciona a bomba de calor AQS com máquina exterior.

    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nuno Moura


    É a solução que tenho, só me faltam os fotovoltaicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Moura
  18.  # 18

    rjmpiresDeixa o recuperador ar-ar na sala, instala os ACs, monta uns painéis fotovoltaicos e adiciona a bomba de calor AQS com máquina exterior.



    Esse equipamento necessita de tubagens ente a unidade interne e a externa como o AC.
    Já um sistema integrado não necessita, basta os pontos de ligação de águas.

    exemplo

    Quanto a consumos está satisfeito com a eficiência?
    Nota diferenças na temperatura da agua entre o local mais próximo e o ponto mais distante?
  19.  # 19

    Conheço 3 pessoas com sistemas integrados desse género, 2 fazem barulho a mais o outro nem tanto, se fosse para mim, escolhia o que tem o equipamento exterior.

    Eu não tenho nenhum equipamento desses, o user taunus é que disse ter, de qualquer forma, sei que estes equipamentos são bastante poupados € comparados com outras soluções, provavelmente rondam os 15-20centimos por dia para aquecer água.
    Concordam com este comentário: Dacepa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Moura
    •  
      taunus
    • 13 setembro 2022 editado

     # 20

    Colocado por: rjmpiresConheço 3 pessoas com sistemas integrados desse género, 2 fazem barulho a mais o outro nem tanto, se fosse para mim, escolhia o que tem o equipamento exterior.

    Eu não tenho nenhum equipamento desses, o user taunus é que disse ter, de qualquer forma, sei que estes equipamentos são bastante poupados € comparados com outras soluções, provavelmente rondam os 15-20centimos por dia para aquecer água.


    Eu tenho a Arostor 270. Aquilo é muito eficiente e muito silencioso, tipo um frigorífico. Fica aqui o exemplo de um mês de consumos para 4 pessoas, dá cerca de 16 cêntimos dia. No inverno vai aos 25 cêntimos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Moura, TelhaLusa
      1663077569888.jpg
 
0.0267 seg. NEW