Bom dia,estou a construir uma moradia e gostava que me informassem se a direcção do soalho é na vertical relativamente à porta de entrada ou relativamente à parede mais longa de cada divisão. Parece-me que gosto mais de observar as tábuas corridas paralelas à parede mais comprida, será que estou errada???
Obrigada marco1, mas no caso da minha casa as portas das divisões ficam na parede mais comprida o que implica que, se seguir a "norma", vou ter sempre o soalho paralelo à parede mais curta, para ficar vertical com a porta! Não sei se infrinjo a "norma" ou me habituo à ideia..., só o corredor se aproveitava!
Por norma deve ser aplicado perpendicularmente á zona que tiver mais luz. Seja ela uma janela uma porta ou outra coisa qualquer. Isto prende-se com o facto de se evitar que sejam criadas sombras na zona das juntas que poderão relaçar todas as imperfeições de assentamento que o piso possa ter.
Por sugestão do carpinteiro, as tábuas do meu soalho (maciço) ficaram, sempre que possível, perpendiculares à janela (de parede inteira). Motivo? Como a pedra das soleiras absorve humidade, e esta se transmite à madeira, deste modo diminui-se o risco de tábuas empoladas. Tem resultado...