Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: chris50dd

    Se for bem executado, as pontes térmicas são mínimas. As vantagens da caixilharia à face interior, para mim superam as desvantagens estéticas. Penso também, que este tipo de montagem, resolve melhor os problemas acústicos e térmicos presentes na montagem tradicional aquando da colocação, como no nosso caso, de estores.

    Tb concordo com a aplicação deste modo a questão dos reforços metálicos é que me preocupa.
    Tem alguma foto exemplificativa?
  2.  # 42

    Não tenho foto de facto mas é algo que penso minimizar na minha obra... talvez recorrendo a fitas expansivas ou tiras de xps... ainda não estudei... tem de ser analisado in loco. Mas, é algo que não me preocupa.
  3.  # 43

    Colocado por: CMartinConsegue tirar de uma distancia maior, Ntorion assim a apanhar toda uma janela ?
    Embora não seja propriamente à face, no seu caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
      Screenshot_20220915_220132.jpg
      Screenshot_20220915_220154.jpg
    •  
      CMartin
    • 15 setembro 2022 editado

     # 44

    Entretanto, estive a pesquisar no fórum e descobri um tópico já antigo sobre o assunto, em que vários donos de obra colocaram fotos, assim de perspectivas mais distantes, em que dá para perceber melhor o contexto das janelas à face interior. Não propriamente por qualquer foto neste tópico, mas no tal outro que vi, sim.
    E a verdade é que, assim vistas, não são assim afinal tão pacíficas, falo do ponto de vista estético. Ficam pouco naturais, para mim. Acho que seria difícil para mim sugerir em projecto, por exemplo. Não me identifico com a estética da solução, especialmente, ou nomeadamente, visto pelo interior.
    Fiquei afinal com outra opinião, de facto.
  4.  # 45

    Colocado por: CMartinEntretanto, estive a pesquisar no fórum e descobri um tópico já antigo sobre o assunto, em que vários donos de obra colocaram fotos, assim de perspectivas mais distantes, em que dá para perceber melhor o contexto das janelas à face interior. Não propriamente por qualquer foto neste tópico, mas no tal outro que vi, sim.
    E a verdade é que, assim vistas, não são assim afinal tão pacíficas, falo do ponto de vista estético. Ficam pouco naturais, para mim. Acho que seria difícil para mim sugerir em projecto, por exemplo. Não me identifico com a estética da solução, especialmente, ou nomeadamente, visto pelo interior.
    Fiquei afinal com outra opinião, de facto.

    Eu tinha exactamente essa opinião antes de as ter, agora acho completamente indiferente e quando chegarem os cortinados ainda mais.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    •  
      CMartin
    • 15 setembro 2022 editado

     # 46

    Colocado por: NTORIONEu tinha exactamente essa opinião antes de as ter, agora acho completamente indiferente e quando chegarem os cortinados ainda mais.

    Pode ser. Quem sabe se vendo um exemplo da solução instalada ao vivo eu ganhe outra perspectiva assim "informada". Mas neste momento, não. O cortinado, como recurso, para a minha forma de ver estas coisas, não dá.
  5.  # 47

    Colocado por: CMartinAcho que seria difícil para mim sugerir em projecto

    Não é só dizer que quer no meio, no interior ou no exterior, não se esqueça que para cada um dos casos tem que sugerir também uma solução para a caixa de estores, caso os tenha.
    •  
      CMartin
    • 16 setembro 2022 editado

     # 48

    Colocado por: PickaxeNão é só dizer que quer no meio, no interior ou no exterior, não se esqueça que para cada um dos casos tem que sugerir também uma solução para a caixa de estores, caso os tenha.

    Sei.
    É como em tudo, o que nós passamos nos trabalhos, com estas escolhas todas.
    Os estores com acesso pelo exterior realmente, no que toca à térmica e à insonorização, parece-me solucionar realmente algumas queixas, mas será que esta diferença, esta mais valia é de facto tão notável que compense a questão estética. Sabem dizer ?
    E afinal, se as janelas tenham que alinhar pela face exterior com o etics... Não vai dar ao mesmo, ou seja, soluciona-se uma coisa mas pelo lado exterior, põe-se a descoberto outra. Não será assim ? E depois mais os reforços metálicos, como referiu o zé, para a caixilharia à face interior, não sei..se tudo isto, pondo na balança, significa um real ganho perceptível que se possa claramente dizer que é solução acertada, com tantas certezas que nos faça de facto arriscar a decisão.
  6.  # 49

    Colocado por: CMartin
    Sei.
    É como em tudo, o que nós passamos nos trabalhos, com estas escolhas todas.
    Os estores com acesso pelo exterior realmente, no que toca à térmica e à insonorização, parece-me solucionar realmente algumas queixas, mas será que esta diferença, esta mais valia é de facto tão notável que compense a questão estética. Sabem dizer ?
    E afinal, se as janelas tenham que alinhar pela face exterior com o etics... Não vai dar ao mesmo, ou seja, soluciona-se uma coisa mas pelo lado exterior, põe-se a descoberto outra. Não será assim ?


    Eu apesar de gostar de ver a meio, penso que as vantagens ganham à parte estética.
    A Cmartin tem de ver uma obra ao vivo.
    A única coisa que nao gosto de ver é as abas pronunciadas pelo lado de dentro para fazer o remate. No maximo 1.5cm.
    Concordam com este comentário: CMartin
  7.  # 50

    Colocado por: chris50ddA Cmartin tem de ver uma obra ao vivo.
    Sim
  8.  # 51

    Vamos por partes, normalmente em termos térmicos é melhor a caixilharia trabalha pela parte exterior da parede, de preferência envolvida por completo pelo isolamento, ou seja, instalada mesmo na face exterior da parede! Mas em Portugal como as espessuras do isolamento exterior são "pequenas" e com a necessidade de sombreamento torna-se muito complicado adotar esta solução, sendo a melhor opção a caixilharia trabalhar de forma a que a caixa de estores/brisas solares sejam acessíveis pelo exterior!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      ani.gif
  9.  # 52

    Colocado por: chris50ddúnica coisa que nao gosto de ver é as abas

    Mas isso só se aplica ao PVC?
    Concordam com este comentário: chris50dd
  10.  # 53

    No meu caso tenho como o NTORION,

    Vantagens não tenho caixa de estores no interior nem a pedra da soleira, menos um recanto para limpar e acredito que seja igual para 99% das pessoas, deve ser baixa a percentagem de pessoas que não usa cortinados 🤣
    Concordam com este comentário: NTORION
  11.  # 54

    Colocado por: NTORION
    Mas isso só se aplica ao PVC?
    Concordam com este comentário:chris50dd


    Não, no alumínio leva também essa aba de remate. É o que dá o acabamento.
    • mica
    • 17 setembro 2022

     # 55

    Colocado por: chris50dd

    Não, no alumínio leva também essa aba de remate. É o que dá o acabamento.

    Não necessariamente pode levar uma baguete, para rematar com pladur ou gesso
  12.  # 56

    Colocado por: mica
    Não necessariamente pode levar uma baguete, para rematar com pladur ou gesso


    Sim, por acaso nc vi nenhuma rematado dessa forma mas deve dar claro
 
0.0220 seg. NEW