Colocado por: LissaOlá a todos, gostava de ter ideias de preços de empresas que façam expurgo de móveis com caruncho em Lisboa.
Tenho uma estante em pinho de mel que apanhou caruncho, começou por ser só numa prateleira, dei o tratamento nessa prateleira e passou para a de baixo, parece-me inclusive que piorou pois há ainda mais restos de madeira em cima dos livros e apareceu uma espécie de "espuma" branca na prateleira. Parece-me que a estante ao lado desta também é capaz de estar afectada pois apareceram uns pontinhos pretos nas prateleiras, mas não vejo restos de madeira.
A estante tem algum valor sentimental, mas eu por 110€ compro duas estantes do IKEA que servem o mesmo propósito, eu adoro madeira "a sério" mas do que li o MDF não tem tanta tendência a apanhar caruncho e o resto da mobília é toda do IKEA por isso tem a vantagem de ficar tudo a combinar. A ideia que tenho é que o expurgo de móveis é caro, mas não tenho grande noção de valores.
Obrigada!
Colocado por: RCF
Veja nos serviço de limpeza urbana do seu município.
Devem ter um serviço de recolha de monos. Deixa isso à porta de casa e eles recolhem (e não cobram pelo serviço).
Colocado por: sizeEntão não será expurgo de móveis, mas sim expurgo de caruncho :)
Colocado por: sognimÉ expurgo de móveis, a empresa a quem eu já recorri é a Telmo Dias Pereira, que antigamente ficava na Avenida Infante D. Henrique e agora mudaram-se para a Bobadela.
Quanto ao preço é pelo tamanho da peça, mas para ter uma ideia telefone-lhes, diga as medidas do móvel, que eles dão-lhe o orçamento.
Colocado por: ClioIISe tiver dois dedos de jeito para o bricolage (não precisa de ser "artista") pode fazer o tratamento com um produto xilófago e terminar com verniz aquoso. Se tiver essa possibilidade, desmonte a estante para que o tratamento e o verniz cheguem a todas as superfícies, mesmo as normalmente escondidas.
Colocado por: ClioIIBem, se não quer sequer tirar os livros da estante, não há tratamento nenhum que resulte, isso posso garantir.
Colocado por: Lissa
É o que já fiz em parte da estante, estou a ver se consigo evitar ter de desmontar a estante toda porque vai ser uma trabalheira tirá-la do sítio (está cheia de livros e atrás de um sofá), lixá-la toda e não sei se vou conseguir voltar a montá-la...tem sido sempre transportada inteira e uma das prateleiras já está meio danificada (o parafuso que a segura rasgou a parte de cima da prateleira).
Neste momento estou mesmo muito indecisa se valerá a pena ter trabalho ou gastar dinheiro a arranjar a estante ou se não é mais simples substituí-la por umas estantes do Ikea. A vantagem é que ficaria a mobília da sala toda a combinar, a desvantagem é que o Ikea não tem estantes deste tamanho (a estante actual tem 120cms). Alguém pode confirmar se as estantes do Ikea, por serem MDF, são mais ou menos propensas a caruncho?
Colocado por: taunus
Tem de avaliar se a estante vale a pena, se é estável, etc, etc... Qualquer estante Ikea vai cambar as prateleiras se estiverem repletas de livros... Pode tirar uma foto?
Obrigada pela resposta, a estante é esta, não sei se dá bem para perceber mas a penúltima prateleira já não assenta bem pois numa das mudanças o parafuso rasgou um bocado da madeira.
A trocar por outra seria uma billy do Ikea pois tenho duas e têm se aguentado bem.
Colocado por: taunus
Eu tratava essa facilmente... Em 2 minutos amontoa os livros a 1 canto e durante o fim de semana diverte-se. Se lhe mostrasse os metros lineares de livros que tenho lá em casa... Eu tenho 3 billy e, apesar de serem mais estreitas que essa, nem de perto nem de longe têm a mesma estabilidade. As minhas estão todas cambadas só as uso para os jogos dos miudos.
Esta foto foi na casa antiga, na actual a estante está atrás de um sofá e tem outra estante antes.
Como faz o tratamento? Eu já tratei duas prateleiras, mas não devo ter feito bem porque começou a aparecer caruncho noutras partes da estante. Acho que não devo ter lixado o suficiente. Usei um produto da Axton do Leroy Merlin.
Colocado por: LissaSe eu usar decapante na madeira em vez de lixar, será que resulta?