Iniciar sessão ou registar-se
    • JRSP
    • 5 maio 2008 editado

     # 1

    Olá.
    Sou novo no fórum, que descobri recentemente e que me parece bastante útil, e queria colocar a seguinte questão.
    Adquiri uma moradia no distrito de Viseu para reconstrução e remodelação.
    Tem 2 pisos e cerca de 200 m2 de construção (90 m2 por piso), sendo que o piso inferior que é actualmente armazém poderá metade ser adaptado para garagem ou "afins" (lavandaria, etc) e a outra metade para cozinha e sala de jantar ficando o piso de cima para quartos etc.
    Tem ainda um terreno de cerca de 250 m2 para eventualmente jardim ou eventualmente garagem dependendo do destino a dar ao actual armazém.
    Bom a casa precisa de telhado novo, isolamente exterior, janelas e portas novas, portadas, etc.
    Estou a pensar num investimento de cerca de 50.000 €.
    Contactei alguns arquitectos na região e pedem-me cerca de 2.000 Euros (mais IVA) para projecto, entrega na Câmara e algum, digamos assim, acompanhamento da obra.
    É um valor justo na vossa opinião?
    Obrigado.
  1.  # 2

    É possível alguma ajuda?
    Obrigado.
  2.  # 3

    Qual a pergunta? Se o valor do projecto de alterações ou o valor das obras? Para o projecto, nem opino porque nem sei se será necessário, dado ser uma obra de reconstrução e se não mexer nos exteriores, penso não que precisa de projecto, mas....

    Quanto ás obras não dá elementos suficientes para dar uma opinião,
  3.  # 4

    Olá Bom dia

    Não penso que o valor do projecto seja muito caro! mas não tenho bases para avaliar só o que oiço por ai.

    Paulo mesmo não mexendo no exterior é preciso projecto para telhados, janelas.No interior é que acho que não.
    Digo isso porque este fim de semana no alentejo, falei com o meu primo(construtor) que está a mudar o telhado e a fazer obras de remodelação sem alterações de estrutura( na casa dele) e foi-lhe parada a obra. Precisou de apresentar projecto na camara do tipo daqueles que entregamos para construção( não sei o nome , mas vi as plantas e é do tipo do meu:))))

    Eu quando fiz obras na minha casa no alentejo (quando digo minha, dos meus pais), mudei o telhado e abri uma janela exterior, precisei de projecto para o telhado e de outro para a janela.

    Cumprimentos
    Alice
  4.  # 5

    Colocado por: M.Alice GonçalvesOlá Bom dia

    Paulo mesmo não mexendo no exterior é preciso projecto para telhados, janelas.No interior é que acho que não.
    Digo isso porque este fim de semana no alentejo, falei com o meu primo(construtor) que está a mudar o telhado e a fazer obras de remodelação sem alterações de estrutura( na casa dele) e foi-lhe parada a obra. Precisou de apresentar projecto na camara do tipo daqueles que entregamos para construção( não sei o nome , mas vi as plantas e é do tipo do meu:))))
    Cumprimentos
    Alice


    Se não mexer no desenho do telhado e dos exteriores, não precisa de projecto , mas apenas uma licença. Se abrir uma janela, já está a mexer no desenho. Faço muitas remodelações de coberturas e fachadas em Lisboa, e apenas peço a licença de ocupação de via publica.

    Não haverá por ai um fiscal a fazer-se à prenda?
  5.  # 6

    Bom dia Paulo

    Essa do fiscal a fazer-se à prenda , tá boa:))

    Ele diz que mudou o engenheiro lá na camara de Serpa e que lhe exigiram o projecto.
    Mas o meu marido lembrou-me que ele tambem vai fazer um anexo dentro do quintal, deve ser por isso.
    De qualquer forma obrigada pela correcção.
    Cump.
    Alice
  6.  # 7

    Boa Noite
    Obrigado pelas respostas.
    A minha pergunta tinha que ver com o valor que o arquitecto me está a pedir?
  7.  # 8

    ... O "Projecto" do arquitecto inclui o Q? O arquitecto fez-lhe uma proposta de honorários escrita com todas as condições?
    O valor inclui que projectos?além da Arquitectura...
  8.  # 9

    Olá a todos
    Fico cada vez mais baralhado quando entro neste forum.
    Também é verdade que há muita informação, vinda de várias pessoas, cada uma com a sua especialidade ou profissão e isso ajuda muito a quem é leigo.
    Vou explicar a minha "baralhação"
    Há tempos entrei numa discussão e alguém me disse ( Sr. J cardoso) que eram precisos projectos para reconstrução, neste caso para fazer um WC e ligação à rede pública, numa moradia velha.
    Agora vejo aqui , dito com toda a certeza pelo Sr Paulo Correia que esses projectos não são necessários pois não vou mexer no desenho nem do telhado, nem dos exteriores.
    Alguém me pode esclarecer MESMO o que é que é preciso? É que não gostava de ver a obra parar por faltar qualquer coisa legal
    Obrigado
  9.  # 10

    Colocado por: esantosAlguém me pode esclarecer MESMO o que é que é preciso? É que não gostava de ver a obra parar por faltar qualquer coisa legal
    SÓ os técnicos da Câmara onde está essa obra.

    Tenho a certeza que se vai fazer uma ligação de esgoto à rede publica (que ainda não existe?) terá de meter vários projectos de alterações.
    Quais?, só os técnicos da sua Câmara poderão dizer.
    Podem até listar coisas (acessibilidades; térmico;...) que não se aplicam - mas o projectista terá de se escrever isso mesmo na memória descritiva (que «NÃO SE APLICA») explicando porquê (porque é uma obra de remodelação de interiores).
  10.  # 11

    Obrigado pela sua opinião que é capaz de ser a mais correcta - consultar a Câmara ( o problema é que é longe e o horário de trabalho não dá) por isso é que vou tentando recolher informação.
    Mas imagine a seguinte situação:
    Tenho um terreno agrícola e quero ter lá um sítio para despejos com ligação à rede de esgotos. Não necessariamente um WC. O que fazer?
  11.  # 12

    esantos vejo que está confuso mesmo, tem de arranjar alguem de confiança que lhe tire essas duvidas todas, e o apoie, essa pessoa costuma ser o arquitecto, com os meus clientes eu acompanho a obra desde o inicio, mesmo recolhendo informação inicial na câmara e transmito(traduzo) o que a câmara diz.
  12.  # 13

    Boas

    Alguém me pode esclarecer MESMO o que é que é preciso?


    A questão prende-se com as alterações que se pretendem fazer. Se pretender mudar o interior, sem alterar a fachada ou a cobertura, não precisa de projecto.
    Porém, se essas alterações implicarem mudança nas redes de abastecimento de água ou de drenagem de esgotos é necessário apresentar o respectivo projecto.
    Se as alterações implicarem mudança na estrutura, tem de apresentar projecto de estabilidade. Tudo isto mesmo que não altere a fachada nem a cobertura.

    cumps
    José Cardoso
  13.  # 14

    Fernando Gabriel
    Foi mesmo o arquitecto que sugeriu pedir a ligação à rede de egotos sem mais nada. Ponto.
    E realmente parece-me lógico. Por isso dei o exemplo de ter um terreno rústico e querer lá um esgoto para despejos.
    Penso que a minha confusão se justifica,não?

    José Cardoso
    Não implicam mudança, implicam ligação pela primeira vez. A propriedade tem água que ninguém sabe de onde vem (está lá uma torneira), mas nunca foi pedida a ligação ao esgoto e este pedido penso que não é uma alteração, mas uma aquisição, se pensarmos que ninguém ali tinha esgoto e passou a ter quando pediu a ligação. Será assim?
  14.  # 15

    esantos peço desculpa confundi pensei que tinha sido o esantos a iniciar o tópico tambem, e estava a responder como tal, peço para não ligar
    cumps
  15.  # 16

    Boas

    Em princípio a entidade gestora das águas e saneamento (antigo SMAS) só estabelece a ligação com conhecimento do cadastro respectivo, isto é, mediante a apresentação do traçado e características da rede existente (a sua) bem como memória descritiva e justificativa do cumprimento das normas regulamentares. Na prática, mesmo que não faça alterações, se pedir ligação à rede pública tem de apresentar todos estes elementos, bem como outros (plantas topográficas, estimativa orçamental, etc) o que de facto corresponde exactamente à apresentação de um projecto integral.
    Quero ressalvar que o que acabei de afirmar corresponde à minha experiência pessoal que não abrange todos os concelhos do país, pelo que admito que noutros locais as práticas possam ser diferentes. Em todo o caso aquela prática corresponde à interpretação que eu faço da regulamentação

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: esantos
  16.  # 17

    Obrigado mais uma vez, mas não existindo rede ( a minha) o que é que é possível apresentar?
  17.  # 18

    Boas

    mas não existindo rede ( a minha)

    simplificando, há dois "tipos" de redes:
    1 - As redes públicas, que distribuem a água e recolhe as águas residuais
    2 - As redes prediais: são as redes internas da casa (ou do lote ou do edifício). Grosso modo, a de água começa no contador e estende-se por todos os pontos de distribuição da casa, ligando os aparelhos. A de saneamento começa nesses mesmos aparelhos e faz o precurso inverso. Conforme as circunstâncias, pode ligar à rede pública de saneamento ou a uma fossa séptica e poço absorvente

    hipótese 1 - tem água em casa com aparelhos ligados (lavatório, pio da cozinha, etc): neste caso já tem 2 redes, ou seja, a rede predial de abastecimento de água e a rede predial de saneamento (de certeza que a água vai para algum lado): vai ter de apresentar o projecto com a indicação das redes existentes bem como da ampliação à rede que pretende fazer (casa de banho); no caso de não ter a rede de saneamento ligada à rede pública e esta esteja disponível, indicar no projecto o traçado e características da ligação à rede pública a construir.
    hipótese 2 - Não tem abastecimento de água (e nesse caso também não terá de saneamento): vai ter de instalar o abastecimento de água a partir da rede pública, bem como a respectiva rede de saneamento com ligação à rede pública (se estiver disponível) e apresentar os respectivo projectos.

    Quer num caso quer noutro os processos (estou a falar do projecto de águas e saneamento) são muito semelhantes e num caso como me parece ser o seu, de simples resolução e de custos moderados.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: esantos
 
0.0212 seg. NEW