Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, o meu pai é arrendatário á mais de 30 anos de uma casa, mas acontece que o senhorio faleceu ficando a filha a susposta senhoria, e no mês de janeiro o meu pai dirigiu-se ao local de sempre para efectuar o respectivo pagamento mensal da renda ao qual no dia 8 ainda não estavam os recibos, deixando na mesma o dinheiro ficando com um papel como deixou a quantia, ontem dia 19 dirigiu-se ao mesmo local para saber se já se encontravam os mesmos, e nada havia para entregar ao Sr. meu Pai. Entretanto o meu pai ligou para a nova senhoria, ao qual informou de que pretende alterar o local para esse efeito, mas que ainda não sabe nem quando e qual será o local. O que é certo é que o meu pai sempre cumpriu com os seus deveres, ao qual me dirijo a vovês para saber o que poderemos fazer em caso de má fé. Já consultei a lei mas não vem lá este caso com que me possa defender. Obrigada pela atenção dispensada
    Teresa
    •  
      FD
    • 20 janeiro 2010 editado

     # 2

    Colocado por: Teresa Sofia SantosO que é certo é que o meu pai sempre cumpriu com os seus deveres, ao qual me dirijo a vovês para saber o que poderemos fazer em caso de má fé. Já consultei a lei mas não vem lá este caso com que me possa defender.

    Consignação em depósito
    Artigo 17.o
    Depósito das rendas
    1—O arrendatário pode proceder ao depósito da renda quando ocorram os pressupostos da consignação em depósito, quando lhe seja permitido fazer cessar a mora e ainda quando esteja pendente acção de despejo.
    2—O previsto na presente secção é aplicável, com as necessárias adaptações, ao depósito do valor correspondente a encargos e despesas a cargo do arrendatário.

    Artigo 18.o
    Termos do depósito
    1—O depósito é feito em qualquer agência de instituição de crédito, perante um documento em dois exemplares, assinado pelo arrendatário, ou por outrem em seu nome, e do qual constem:
    a) A identidade do senhorio e do arrendatário;
    b) A identificação do locado;
    c) O quantitativo da renda, encargo ou despesa;
    d) O período de tempo a que ela respeita;
    e) O motivo por que se pede o depósito.
    2—Um dos exemplares do documento referido no número anterior fica em poder da instituição de crédito, cabendo o outro ao depositante, com o lançamento de ter sido efectuado o depósito.
    3—O depósito fica à ordem do tribunal da situação do prédio ou, quando efectuado na pendência de processo judicial, do respectivo tribunal.

    Artigo 19.o
    Notificação do senhorio
    1—O arrendatário deve comunicar ao senhorio o depósito da renda.
    2—A junção do duplicado ou duplicados das guias de depósito à contestação, ou figura processual a ela equivalente, de acção baseada na falta de pagamento produz os efeitos da comunicação.

    Artigo 20.o
    Depósitos posteriores
    1—Enquanto subsistir a causa do depósito, o arrendatário pode depositar as rendas posteriores, sem necessidade de nova oferta de pagamento nem de comunicação dos depósitos sucessivos.
    2 — Os depósitos posteriores são considerados dependência e consequência do depósito inicial, valendo quanto a eles o que for decidido em relação a este.

    Artigo 21.o
    Impugnação do depósito
    1—A impugnação do depósito deve ocorrer no prazo de 20 dias contados da comunicação, seguindo-se, depois, o disposto na lei de processo sobre a impugnação da consignação em depósito.
    2—Quando o senhorio pretenda resolver judicialmente o contrato por não pagamento de renda, a impugnação deve ser efectuada em acção de despejo a intentar no prazo de 20 dias contados da comunicação do depósito ou, estando a acção já pendente, na resposta à contestação ou em articulado específico, apresentado no prazo de 10 dias contados da comunicação em causa, sempre que esta ocorra depois da contestação.
    3—O processo de depósito é apensado ao da acção de despejo, em cujo despacho saneador se deve conhecer da subsistência do depósito e dos seus efeitos, salvo se a decisão depender da prova ainda não produzida.

    Artigo 22.o
    Levantamento do depósito pelo senhorio
    1—O senhorio pode levantar o depósito mediante escrito em que declare que não o impugnou nem pretende impugnar.
    2—O escrito referido no número anterior é assinado pelo senhorio ou pelo seu representante, devendo a assinatura ser reconhecida por notário, quando não se apresente o bilhete de identidade respectivo.
    3 —O depósito impugnado pelo senhorio só pode ser levantado após decisão judicial e de harmonia com ela.

    http://www.dre.pt/pdf1sdip/2006/02/041A00/15581587.PDF

    Ou seja, vai a um banco e diz que quer fazer um depósito de rendas em consignação.
    No entanto, se há uma testemunha credível da sua tentativa de pagamento, eu continuava a pagar no mesmo sítio e aguardava cerca de 3 meses até começar a efectuar os depósitos em consignação.
  2.  # 3

    Teresa Sofia,

    Se diz a «suposta senhoria» é porque não vos foi comunicado quem é o novo senhorio... Quer isto dizer que a herdeira (ou OS HERDEIROS) estão em falta.

    No caso de ir a haver uma alteração do local de pagamento e o recibo não estava onde era suposto, quem está em falta é (de novo) a senhoria que devia tê-lo comunicado.

    Se essa situação se prolongar,

    1. envie uma carta registada com aviso de recepção (e guarde uma cópia) à SUPOSTA senhoria a pedir que se defina.

    2. Se ela não responder, e como pode inciar uma acção de despejo após 3 meses de falta de pagamento,

    2.1 sugestão: passe a depositar a renda na C.G.Depósitos à ordem da senhoria (ou, se ainda não vos foi oficialmente comunicado QUEM SÃO OS LEGITIMOS HERDEIROS DA CASA, em nome do falecido senhorio).

    2.2 sugestão ainda mais importante: contacte um advogado.
  3.  # 4

    Uma ideia: Não pode pedir à nova senhoria (ou novos senhorios) o número da conta bancária, depositar a renda por transferência bancária e pedir que lhe envie os recibos pelo correio para a morada que ela certamente conhece (ou um único recibo no fim do ano para os 12 meses)?
 
0.0106 seg. NEW