Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Veja também esta (é a que tenho em projeto).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafs4960
  2.  # 42

    Boas a todos, interessa me este tópico.
    Estou com a mesma ideia de colocar uma VMC, entretanto foi a um instalador expor a minha situação e o o que pretendo, mais tarde posso dar feedback, zona de Loures
  3.  # 43

    Contacte a BuildersPassive
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafs4960
  4.  # 44

    Boas,

    Estou em fase de projeto (ainda muito inicial) e ando a tentar estudar aqui o tema dos VMC de duplo fluxo.

    Simplificando (bastante), entendi que mais ou menos se deve assegurar 0.5 RPH do ar e que numa moradia com 675m3 (250m2 X 2.7m) equivale a um caudal de ~340m3/h. Correto? (novamente, simplificando e por alto)

    Estava a ver as maquinas ComfoAir da Zehnder e assumi que a Q350 daria conta do serviço, uma vez que anuncia um caudal de 350m3/h. No entanto, no documento indica que a 350 é indicada para áreas de até 160m2.

    Quando estamos a ver caudais de maquinas de duplo fluxo, devemos dividir o caudal anunciado ao meio (insuflação/extração)? Ou onde estou a fazer confusão?
  5.  # 45

    Colocado por: jpmassenaQuando estamos a ver caudais de maquinas de duplo fluxo, devemos dividir o caudal anunciado ao meio (insuflação/extração)? Ou onde estou a fazer confusão?

    É porque os 350 m3/hora é o caudal maximo que a maquina dá, na velocidade + elevada... e isso é uma má prática. deve-se dimensionar a máquina de pforma a cumprir os requisitos com uma velocidade baixa.... menos desgaste, menor consumo, menos ruído, etc.

    com 160 m2 e um pé dto de 2.50 por exemplo, daria um caudal de 200 m3/hora. nessa gama de caudala máquina já trabalha com bastante folga.
    Concordam com este comentário: jorgealves
      Screenshot-2023-01-27_12.31.35.png
  6.  # 46

    Do que estive a estudar e pesquisar, não consegui informação, se para o próprio calculo do volume se deve considerar volume útil ou o volume bruto da habitação.

    Por exemplo no meu caso tenho a área da cozinha, mas sei que parte desse volume vai estar ocupado por móveis, bancadas, frigorifico, etc. Nos quartos e sala idem, pois vamos ter móveis, sofás, mesas, etc.

    Também me parece mais sensato que uma VMC trabalhe por ciclos, por exemplo, períodos de x em x minutos mesmo que em velocidade de pico, do que estar em funcionamento permanente a uma velocidade nominal.
  7.  # 47

    A vmc é para trabalhar em continuo. pelo menos no inverno.
    depois pode ser configurada e ter sensores que aumentem o caudal em função da humidade
    Concordam com este comentário: roliveira93, dppinhal
    • jrap
    • 28 junho 2023

     # 48

    Boa tarde. Tenho uma Inspirair Top 450 Premium da Aldes com a placa de pressão que lhe permite trabalhar com as grelhas higroregulaveis bahia curve. Ela está configurada para fazer a regulação do caudal por pressão, mas mesmo na velocidade "holidays" sinto demasiado ruido tanto a insuflar como na extração. Deve ser a "velocidade" que está muito elevada mas já experimentei colocar menos e não noto diferença. Alguém conhece o modelo?
 
0.0195 seg. NEW