Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: hangasO mesmo se aplica a contratos de construção. Se o DO se arma aos cagados com um advodago e/ou fiscal independente, das duas uma, ou o construtor foge ou aplica-lhe a taxa de "esquisitise".

    Não deixa de ser verdade mas pelo menos nessa fase o DO ainda está a tempo de por travões a fundo.
  2.  # 22

    Neste momento o user ainda está relativamente à vontade, o valor não é muito alto e o promotor até poderá devolver em dobro o sinal, porque vende mais caro.

    O user não deve querer porque mesmo que ganhe 20k€, não compra ali nada por esse valor.
    Concordam com este comentário: Diana Pinheiro
  3.  # 23

    Colocado por: SGVN1981O meu grande erro foi não ter proposto nesse mesmo contrato um prazo para o término da obra,


    no comments
  4.  # 24

    De quem é o terreno?
  5.  # 25

    Colocado por: ParamonteDe quem é o terreno?


    Do promotor.
  6.  # 26

    Se o terreno fosse seu, sempre tinha alguma obra já feita nele. Claro que o construtor não consegue construir o que prometeu aos preços de hoje sem perder dinheiro, esse é o problema dele e que acaba por sobrar também para si.
    Além de que o terreno também valorizou.
    Se poder tente melhor a oferta inicial que fez, renegociado e faça um contrato lhe ofereça mais garantias, porque não lhe propõe a compra do terreno.
    Não sei se vai ter oque lhe prometeram, se ficar contente em receber o dobro que e já deu proponha já isso enquanto ele não abre falência e assim nem esse recebe.
  7.  # 27

    Colocado por: VarejoteNeste momento o user ainda está relativamente à vontade, o valor não é muito alto e o promotor até poderá devolver em dobro o sinal, porque vende mais caro.

    O user não deve querer porque mesmo que ganhe 20k€, não compra ali nada por esse valor.



    Tal e qual.
  8.  # 28

    Colocado por: joaopiresx

    no comments


    Agradeço o comentário, qualquer das formas é mesmo disso que não preciso.
    • snob
    • 16 setembro 2022

     # 29

    Não consigo acrescentar mais nada ao que foi dito, eu não adiantaria nem mais um cêntimo, e não acredito que o empreiteiro devolva o sinal em dobro. Quanto muito devolve-lhe os 20k e cada um segue a sua vida.
  9.  # 30

    Colocado por: Nuno MouraSe o terreno fosse seu, sempre tinha alguma obra já feita nele. Claro que o construtor não consegue construir o que prometeu aos preços de hoje sem perder dinheiro, esse é o problema dele e que acaba por sobrar também para si.
    Além de que o terreno também valorizou.
    Se poder tente melhor a oferta inicial que fez, renegociado e faça um contrato lhe ofereça mais garantias, porque não lhe propõe a compra do terreno.
    Não sei se vai ter oque lhe prometeram, se ficar contente em receber o dobro que e já deu proponha já isso enquanto ele não abre falência e assim nem esse recebe.


    Já pensei em N situações, inclusivé essa, mas como é óbvio não quero dar mais 1 cêntimo em relação ao que está proposto. Sob pena de lhe dar mais dinheiro e o mesmo caia em saco roto.

    Não tenho a menor dúvida que ele aceitaria a compra do terreno já com o que está construído, mas por que preço ?? Licenças de contrução ? Projetos?? etc etc...garantidamente que a minha carteira não iria comportar esses valores.
  10.  # 31

    E porque não tentar primeiro uma conversa franca com o construtor?
    Reunir com ele e de forma calma explicar que não pode continuar na indefinição, já se passou muito tempo e que precisam de uma definição dos próximos passos. Perguntar diretamente ao construtor os motivos para não iniciar o processo. Perguntar se é por questão monetária, falta de mão de obra, o que for. O mais certo é ser o que têm apontado, o construtor já viu que não consegue ter lucro com o orçamento atual.
    Caso seja essa a situação peça-lhe revisão do orçamento e negoceie. No final se achar que vale a pena avançar então aí é melhor ter em conta os conselhos do zedasilva: pedir um mapa de trabalhos, com prazos, para de alguma forma se proteger.
    E não caia na tentação de adiantar mais dinheiro!
    Se achar que o que o construtor lhe pede em novo orçamento está completamente fora do expectável, então é tentar perceber o que o construtor quer fazer. Se lhe devolve em dobro ou singelo. Caso não concorde é recorrer a um advogado para perceber a que legalmente terá direito.
  11.  # 32

    Em suma, o mal está feito e terei que aguardar ou...não.

    Grato por todos os comentários.

    Abraço.
    • Iko
    • 16 setembro 2022

     # 33

    Pode parecer injusto, o construtor querer mais dinheiro, ou querer forçar o rescisão do contrato para ir vender mais caro, mas aí parece-me possível ver de volta o investimento. Pior é o que me aconteceu em 2009, em pela crise. Perdi 17K porque o construtor entrou em falência, depois de estar 3 anos à espera, e não vi nada de volta. Pois nos processos de insolvência nunca sobra nada para o peixe miúdo.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  12.  # 34

    Colocado por: IkoPode parecer injusto, o construtor querer mais dinheiro, ou querer forçar o rescisão do contrato para ir vender mais caro, mas aí parece-me possível ver de volta o investimento. Pior é o que me aconteceu em 2009, em pela crise. Perdi 17K porque o construtor entrou em falência, depois de estar 3 anos à espera, e não vi nada de volta. Pois nos processos de insolvência nunca sobra nada para o peixe miúdo.


    Infelizmente já me sinto nesse patamar, que tudo vai correr mal e que o construtor entre em insolvência.
  13.  # 35

    Colocado por: frpinE porque não tentar primeiro uma conversa franca com o construtor?
    Reunir com ele e de forma calma explicar que não pode continuar na indefinição, já se passou muito tempo e que precisam de uma definição dos próximos passos. Perguntar diretamente ao construtor os motivos para não iniciar o processo. Perguntar se é por questão monetária, falta de mão de obra, o que for. O mais certo é ser o que têm apontado, o construtor já viu que não consegue ter lucro com o orçamento atual.
    Caso seja essa a situação peça-lhe revisão do orçamento e negoceie. No final se achar que vale a pena avançar então aí é melhor ter em conta os conselhos do zedasilva: pedir um mapa de trabalhos, com prazos, para de alguma forma se proteger.
    E não caia na tentação de adiantar mais dinheiro!
    Se achar que o que o construtor lhe pede em novo orçamento está completamente fora do expectável, então é tentar perceber o que o construtor quer fazer. Se lhe devolve em dobro ou singelo. Caso não concorde é recorrer a um advogado para perceber a que legalmente terá direito.


    Obrigado pela resposta, disse todas as opções viáveis, mais uma vez obrigado.
  14.  # 36

    Colocado por: SGVN1981Já pensei em N situações, inclusivé essa, mas como é óbvio não quero dar mais 1 cêntimo em relação ao que está proposto. Sob pena de lhe dar mais dinheiro e o mesmo caia em saco roto.

    Não tenho a menor dúvida que ele aceitaria a compra do terreno já com o que está construído, mas por que preço ?? Licenças de contrução ? Projetos?? etc etc...garantidamente que a minha carteira não iria comportar esses valores.


    Olá. Pois, pareceu um negócio bom demais. Apenas pagou 20k€, que pouco mais serviram para os projectos e taxas da câmara. Se até já tem umas paredes feitas e tal, se calhar até nem está mal. É muito provável que apenas o tenha em "espera" e esteja de momento ocupado com negócios como o dos seus vizinhos (que custam o dobro), que lhe traga outro tipo de lucros. Ficando a sua obra para quando o trabalho baixar.

    Outro erro que parece ter feito é que segundo percebi, a Arquitecta e Empreiteiro são a mesma entidade. Certo?
    Ora, é certinho que na sua obra não ouvirá o empreiteiro dizer que algo correu mal por causa do projecto, nem ouvirá a Arquitecta queixar-se do empreiteiro. É tapar para o dono não ver, e rezar que os anos da garantia passem rápido. Não parecendo este facilitismo poderá esconder muita coisa. Deveria contratar um Fiscal independente o quanto antes, alguém que olhe minimamente pelos seus interesses, senão está tramado. O modo como fez o CPCV era logo de desconfiar, alguém habituado a isso ter-lhe-ia logo alertado.
  15.  # 37

    Este é mais um caso de "chave na mão" em que o terreno é do promotor...
    O que há a dizer? Talvez que se deve comprar o terreno e depois construir
  16.  # 38

    Caso o terreno fosse seu, tinha mais valor retido, mas por outro lado sempre podia ir bater a outra porta para continuar a obra, nesta situação está refem da boa vontade desse construtor, que ao que parecebo não é nenhuma.
    Caso mantenha intreese nesse local, tente comprar o terreno, incluido o projecto, claro que teria de ser a um preço de amigo.
    Depois cada um ia a sua vida.
  17.  # 39

    Primeiro um conselho: sempre contacte um bom advogado da área antes de avançar para a assinatura de qualquer contrato. Custa muito menos do que lhe vai custar agora, acredite.
    E claro, mais vale bem para ganhar do que pagar pouco para perder.

    Segundo conselho: não confie em nenhuma das opiniões que lhe foram prestadas até aqui ou que lhe venham a ser prestadas neste fórum. Porquê? Porque estão todas erradas e estarão sempre todas erradas. Baseiam-se na vontade de ajudar, no caso semelhante que ouviram ou até que se passou com eles... Mas falta-lhes o essencial: a hermenêutica jurídica do contrato. Ora, se ninguém leu o contrato (e isto até é independentemente de qualquer formação jurídica) ninguém o poderá aconselhar devidamente sobre o que fazer porque desconhecem a relação jurídica que estabeleceu.


    Agora três questões:

    Tem valores para os acabamentos (valor máximo por m2)?

    O seu cpcv (que não é um verdadeiro cpcv porque não tem data para o cumprimento da obrigação) foi objecto de reconhecimento de assinaturas presenciais?

    Prefere receber 40 mil (suposto sinal em dobro) ou ter a casa terminada e vendida a si?
  18.  # 40

    No Direito português o user vai ficar sem a massa. O construtor vai sempre alegar muita coisa em sua defesa.
    O negocio está comprometido pela quebra de confiança entre as partes.
 
0.0249 seg. NEW