Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!
    Sigo este forum há já algum tempo mas só a ler, nunca participei. Até hoje... Estou a iniciar essa tarefa que se adivinha espinhosa de construir casa própria e pensei que não havia lugar melhor para recolher críticas e conselhos do que este forum. Assim, deixo aqui o projecto inicial que o meu arquitecto me entregou. Estejam à vontade que eu sou bom a aceitar críticas.

    Nota: as imagens são fraquinhas, mas o equipamento disponível não dá para melhor...
      PLANTA 2 - PLANTA.jpg
  2.  # 2

    Implantação
      PLANTA 1 - IMPLANTAÇÃO.jpg
  3.  # 3

    Alçados
      PLANTA 5 - ALÇADOS.jpg
  4.  # 4

    Cortes
      PLANTA 4 - CORTES.jpg
  5.  # 5

    Não cumpre a lei das acessibilidades :)))) (tem escadas no acesso á cozinha)
  6.  # 6

    a casa de banho está a abrir para o hall :)
  7.  # 7

    Não dá para ver as medidas...
  8.  # 8

    zédasilva - pois, era o que eu suspeitava. As escadas e o WC, não?

    Fernando Gabriel - Também não gostei. Nem das portas de correr, acho que não dão a privacidade necessária a esses espaços.
  9.  # 9

    PatriciaPinto - pois, não consigo melhor. Mas vou juntar a legenda da planta, que sempre tem as áreas de cada divisão.
      PLANTA 3 - LEGENDA.jpg
  10.  # 10

    Mas que raio de arquitectos arranjam voçês ultimamente que todos são contra a lei das acessibilidades?
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilvaMas que raio de arquitectos arranjam voçês ultimamente que todos são contra a lei das acessibilidades?

    Pois, não sei que lhe responda... A ideia dos degraus nem sequer foi sugerida por nós. Não entendo muito bem para que serve aquele desnível entre os dois corpos da casa.
  12.  # 12

    A esse desnivel em arquitectura chama-se:
    Mariquiçes
    :)))
  13.  # 13

    Só não vejo é grande razão para o telhado e já agora fazia a porta da wc da entrada virada para o corredor e não para o hall e tambem atenção aos degraus dentro de casa ( ver as normas da acessibilidade decreto 163/2006). De resto essa distribuição interna hoje em dia já é quase standart, o que acho redutor pois cada terreno devia gerar implantações que tirassem partido do terreno e da envolvente.
    Por outro lado parece-me uma casa um pouco sectária e a vivencia pode tornar-se algo fria.
  14.  # 14

    Parafraseando Oscar Niemayer, o principal é ser bonito, se cumprir com a legislação, melhor...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SRPP - Arquitectura
  15.  # 15

    Colocado por: marco1ó não vejo é grande razão para o telhado


    O telhado foi exigência minha. Não gosto de casas com cobertura plana.

    Basicamente o que foi pedido ao arquitecto foi uma casa com estrutura em L, linhas simples, direitas e modernas mas com telhado, casa virada para o interior do terreno de modo a aproveitar a exposição solar, 4 quartos (dois deles suite) e um escritório. Ahh... e garagem junto à casa que eu não gosto de apanhar chuva para chegar ao carro. hehe
  16.  # 16

    então aqui vai, em geral os espaços estão bem organizados tirando o wc no hall (vou fazer um grupo no facebook: sou contra casas de banho em halls"-isto é um private para alguns membros) e tirando espaços muito compridos e estreitos como o wc dos quartos e a suite, não convém que o comprimento seja maior que a largura 2x.
    de resto a planta funciona, sem ser nada de transcendente.
    de resto os alçados- não desgostei mas acho que podiam ser mais estudados, coloco em duvida o alçado mais alto, se tiver 3d coloque aqui.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: minhoto
  17.  # 17

    Fernando Gabriel - obrigado pela sua intervenção.

    O WC no hall também não me agrada. Tenho de ver outra localização. Ou então a construção de "guarda-vento" como já li noutro tópico, talvez possa dar outro aspecto à coisa...
    Em relação ao 3D, para já ainda não tenho.

    O que me diz do duplo pé direito (acho que é este o termo) na sala. O escritório está colocado por cima da sala, mas com tanto espaço disponível não seria preferível metê-lo no nível térreo e fazer a sala com a altura dita normal?

    Outra coisa: não é obrigatório meter janelas nos wcs?
  18.  # 18

    Fico contente por saber que não sou só eu que pensa que se está a começar a abusar de uma distribuição quase standart nos nossos projectos.
    Afinal 5 ou 6 anos de faculdade deveriam dar para mais que saber copiar uns projectos : )))
    Pessoalmente acho a garagem curta (isto se os carochas estiverem á escala)
    Também não gosto da porta a abrir directamente para o interior da casa.
    Quer queira quer não vai haver um dia em que o cheirito a gasóleo ou a batasa podres vai tentar ir jantar consigo
  19.  # 19

    Para alêm do que já foi dito... e viva as I.S's com a porta para o hall...

    Só uma questão... vai fazer o aproveitamento de toda a àrea da cobertura?

    Mais um pormenor... ao fazer o desnível da área social da casa... também vai ficar com uma "varanda" com cota inferior ao espaço exterior? como se pode ver no corte que anexou?!... axo que não vai gostar disso...
  20.  # 20

    Colocado por: zedasilvaPessoalmente acho a garagem curta (isto se os carochas estiverem á escala)

    A garagem tem 5 mt * 6,08 mt.



    Colocado por: zedasilvaTambém não gosto da porta a abrir directamente para o interior da casa.

    Por acaso não tinha pensado nisso, mas tendo em conta que é tudo aberto desde essa porta até à sala, acho que vou ter de começar a pensar numa alternativa.
 
0.0242 seg. NEW