Iniciar sessão ou registar-se
    • allwer
    • 25 setembro 2022 editado

# 21

Colocado por: HAL_9000Um casal a quem sobram 3200 euros depois de pagar casa e despesas fixas dizer que "assustam" :)
    O tópico é a sério, ou é para gozar com os pobres?
    Não de todo.
    Por favor longe disso.
    Nunca tivemos um crédito e a conjuntura assusta-me. Gosto de riscos mas não que mexam com a família.
    Certo que somos sortudos com os rendimentos sem dúvida e podemos pagar. Temos consciência disso.
    Mas se pensar que os encargos para nós os 4 estão nos 1600€/mês (sem as despesas inerentes de uma casa nossa que acredito sejam mais algumas que correntemente) “sobram” 1600€. Se a prestação passar para 2500 ou 2800 já muda de figura…
    Entendo que sobre mas é receio… receio de termos um encargo fixo que nunca tivemos. Sempre dependemos só de nós e de salário. Obrigado a todos. Desculpem qualquer coisa.
  1.  # 22

Colocado por: HAL_9000Um casal a quem sobram 3200 euros depois de pagar casa e despesas fixas dizer que "assustam" :)
    O tópico é a sério, ou é para gozar com os pobres?
    eu acho curioso que alguém com poder de compra acima da média que esteja preocupado com o que possa aí vir enquanto se vê muita gente a seguir o “vai ficar tudo bem”.
    Boa sorte ao user.
    A meu ver adaptar estilo de vida certamente e consegue gerir esses montantes. Presumo com IVA quando escreveu total?!
    Eu sou daqueles da opinião que em Portugal uma moradia nos dias que corre não anda a fugir, com facilidade, dos 400 000€ com IVA mais terreno.
    Mas quase me lincham…
    Abr.
  2.  # 23

Os receios que têm são normais, ainda que tenham rendimentos acima da maioria dos portugueses (se bem que, ao que vou lendo aqui, pobres há poucos afinal). Tomara que todas as pessoas de rendimentos baixos pensassem assim. Para si esses aumentos das taxas não farão muita diferença, já 100€ em quem aufere o salário mínimo, é uma corda no pescoço. E se calhar esses não estariam preocupados.

Entre projeto, licenciamento e arranjar empreiteiro, vão passar-se dois anos, daí que lhe tenham dito que poupa os 100k. E daqui a dois anos a realidade é outra.

Pode também tentar otimizar a arquitetura para não encarecer na construção. Mesmo aos preços loucos de hoje, 480k para 180m2 parece-me um abuso.
    Concordam com este comentário: snob
  3.  # 24

Colocado por: allwerNão de todo.
    Por favor longe disso.
    Então peço desculpa.
    Pelo que disse no primeiro post. Neste momento depois de pagar as despesas fixas, fica com 5200 euros disponíveis. Mesmo considerando imprevistos, tem uma margem de poupança brutal.
    Se esse é o projeto que quer, se não der para baixar o orçamento dos 485k, nos próximos dois anos até a construção estar pronta dedique-se a poupar o máximo que conseguir. Mesmo que aprove o empréstimo para os 485k, se depois usar só 350k, já fica mais confortável.

Ainda assim, e dado os seus rendimentos pondere fixar a taxa nos primeiros anos se ficar mais confortável.

Também acho bem que tenha esses receios, é a maneira de estar sensata. Apenas questionei porque de facto a maioria dos portugueses tem de gerir um orçamento familiar bem mais parco.
  4.  # 25

Se a taxa de juro estiver alta para que serve fixar?
    • AMVP
    • 25 setembro 2022

# 26

Colocado por: VarejoteSe a taxa de juro estiver alta para que serve fixar?

Depende do que se acredita que ainda pode subir e quanto tempo ai ficara, cruzando isto com o orcamento familiar é o nosso apetite pelo risco, é assim que se designa a disposicao que cada agente tem para se expor ao risco.
  5.  # 27

Colocado por: VarejoteSe a taxa de juro estiver alta para que serve fixar?
    Porque ela continua em trajetória ascendente.
    Ainda há bancos a permitir fixar à volta dos 2%. A Euribor 12m já vai em 2.5% + spread. É uma questão de segurança e fazer contas
  6.  # 28

Colocado por: HAL_9000Porque ela continua em trajetória ascendente.
    Ainda há bancos a permitir fixar à volta dos 2%. A Euribor 12m já vai em 2.5% + spread. É uma questão de segurança e fazer contas

Bancos a fixar à volta de 2%? Quais sao?
  7.  # 29

O bankinter acima de 15 anos já anda perto dia 3%, a partir de 1/10, vai subir com a média de Setembro, fixa taxa acima de 3.5%?, depende da evolução e do perfil de cliente.
  8.  # 30

Colocado por: SirruperBancos a fixar à volta de 2%? Quais sao?
    O bankinter se não me engano fixa a 1.75 a 2 naos, ou 2.25 a 5 anos. Neste momento com euribor a 12m ja se está a pagar a 3.5%. Se em 5 anos compensa? Não sei, mas há uma perspectiva de estabilidade, foi nesse sentido que falei.

0.0136 seg. NEW