Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes.
    Sigo o fórum há já bastante tempo.
    Muito se fala nos créditos e para taxas e o que “aí vem”.
    Tenho muitas cautelas quanto a gastar dinheiro.

    Explico.
    Tenho um terreno e gostávamos de construir.
    Temos uma situação felizarda de trabalho estável e rendimentos líquidos na ordem dos 6k e despesas regulares na ordem dos 800€ dois traquinas em idades pré-escolares. Sem mais créditos ou dívidas.
    A construção seria nos arrabaldes do Porto.
    As nossas poupanças (grande parte) foram para terreno…
    Não ficamos descapitalizados mas foi um rombo considerável.

    A casa que queremos requer assim uma grandeza na ordem dos 480k.
    Não é grande pois preferimos pequena mas com materiais o mais ecológicos possíveis e de qualidade Qualidades também que por aqui se assumem não tão poucas vezes como “luxo” acima dos 1000€/m2. Piso radiante, vmc etc…

    A minha pergunta é também um bocado por descargo…
    Acham uma situação confortável para um empréstimo desta grandeza?

    Obrigado pelos inputs.
  2.  # 2

    Colocado por: allwerrendimentos líquidos na ordem dos 6k



    nem li como deve ser o resto. com rendimentos destes e andam preocupados? vivam a vida. a altura é complicada para os créditos, mas acho que estão acima disso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: allwer
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantos


    nem li como deve ser o resto. com rendimentos destes e andam preocupados? vivam a vida. a altura é complicada para os créditos, mas acho que estão acima disso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:allwer


    Somos priveligiados nesses aspecto sabemos. Mas
    Quando simulamos e os valores se mandam para os 2000€ ou prespectivam a isso proximo…
    Ficamos a pensar… até onde isto poderá ir.
    Lá está como diz viver a vida.
    Não jantamos fora mas viajamos bastante….
  4.  # 4

    Mas querem pedir 480k de financiamento?
  5.  # 5

    Colocado por: VarejoteMas querem pedir 480k de financiamento?
    pois….
    Pagamos o terreno a pronto (120k) ficamos um bocado descapitalizados.
    O que temos cobre o resto. Arranjos, projectos, taxas, 10%… (uns 60k).
  6.  # 6

    Isso já dá um total de investimento a rondar os 700k.
  7.  # 7

    Colocado por: VarejoteIsso já dá um total de investimento a rondar os 700k.

    Valor global total terreno incluído, sim… :/
    À volta disso.
    Acredito que os ivas haja alguma… tolerância…
    Mas mesmo assim… sim. Será no fim de tudo um excel um tanto ou quanto assustador…
    Concordam com este comentário: Diana Pinheiro
    • AMVP
    • 24 setembro 2022

     # 8

    Colocado por: allwerdespesas regulares na ordem dos 800€ dois traquinas em idades pré-escolares.

    Eu ja me dava satisfeita por so gastar isto, proporcionalmente ao numero de elementos do meu agregado familiar.
  8.  # 9

    Colocado por: AMVP
    Eu ja me dava satisfeita por so gastar isto, proporcionalmente ao numero de elementos do meu agregado familiar.
    800€ não é com os traquinas. São despesas com familiares.
    • AMVP
    • 24 setembro 2022

     # 10

    Colocado por: allwer800€ não é com os traquinas. São despesas com familiares.

    Ah, Ok. Juro que fiquei com inveja da sua capacidade de poupanca :)
    • AMVP
    • 24 setembro 2022

     # 11

    Quanto a sua questao. Para mim o valor da casa é um horror, mas tb nao ganho o suficiente para isso.
    Mas, se as simulacoes lhe dao 2.000, pense quanto tempo mantinha a sua vida igual caso fosse subisse para 3.000, penso ser metade do rendimento mensal do agregado.
    Com os restantes 3.000, a vida familiar fica confortavel? Pensa ter os seus filhos em cokegios particulares?
    Outro aspeto relevante, os postos de trabalho sao efetivamente seguros? O nivel de rendimento é certo?
  9.  # 12

    Colocado por: allwerpois….
    Pagamos o terreno a pronto (120k) ficamos um bocado descapitalizados.
    Com 6k limpos e despesas fixas de 800 euros, poupa facilmente 100 000 em 2 anos. Se ficou descapitalizado com 120k, eu diria que para avançarem para a casa, têm de reajustar a capacidade de poupança antes (A não ser que trabalhem há pouco tempo).

    E diria que talvez fosse melhor fazer um plano de poupança durante algum tempo e depois avançar.

    Se bem que com 6000 euros fixos e emprego estável, um empréstimo de 480k gere-se. Faça taxa fixa durante os primeiros anos pelo menos.
  10.  # 13

    Os trabalhos são fixos e estáveis e não, não há pouco tempo.
    Colégios não. À partida não.
    Conseguimos as poupanças porque não temos encargos de casa por ora.
    O nosso medo é mesmo a instabilidade das taxas.
    2.8k de encargos fixos assustam…
    Havendo prestação não sei como dá para poupança de 100k em 2 anos? Isso seria bom…
    A minha intenção era mais perceber se de facto mais valeria fechar em taxa fixa mm que algo mais alta nesta altura ou para manter a mais baixa possível e tentar manter capital em caixa para fechar o CH o mais cedo possível?
    • AMVP
    • 24 setembro 2022

     # 14

    Colocado por: allwerA minha intenção era mais perceber se de facto mais valeria fechar em taxa fixa mm que algo mais alta nesta altura ou para manter a mais baixa possível e tentar manter capital em caixa para fechar o CH o mais cedo possível?

    Se tem receio pq nao fixa uns anos, de acordo com o que seja mais adequado a vossa vida? Ha prazos a 5 anos por exemplo. Mas agora a tx fixa devera estar alta, é o preço a pagar pelo descanco mas podera nao ser a melhor altura mas também, penso, que ninguem tem uma bola de cristal. Mas tenho espeeanca que este periodo de taxas é inflacao elevadas podera nao ser muito duradouro, senao teremos mt mais problemas. Agora, ha o efeito da energia e isso depende muito da guerra. Voltando a bola de cristal, neste momento, penso eu, so recorrendo a um objeto desses :)
    • AMVP
    • 24 setembro 2022

     # 15

    Colocado por: allwerColégios não. À partida não.

    Cada um sabe de si mas como as coisas estao, repensem esta decisao. Havendo disponibilidade financeira, no presente a melhor decisao, para mim, é a escolha do ensino privado, mesmo que se tenha de ter uma casa um pouco mais pequena.
    Mas desculpe este meu comentario, pois nao pediu opiniao sobre a materia.
  11.  # 16

    Eu fico parvo com o que leio.
    Quando dizem que com 480k querem uma casa pequena, enfim.
    Voltamos ao mesmo. Os portugueses são execelentes gestores sustentaveis.
    Boa sorte.
  12.  # 17

    Colocado por: SirruperEu fico parvo com o que leio.
    Quando dizem que com 480k querem uma casa pequena, enfim.
    Voltamos ao mesmo. Os portugueses são execelentes gestores sustentaveis.
    Boa sorte.

    Um rés-do-chão T3 de 180m2 brutos.
    “Car-port” e sem piscina…
    podia ser mais pequena? Talvez… mas também não me parece ser assim tão grande.
    Podíamos poupar sim em materiais mas isso é o que não queremos.

    Ah.
    Os miúdos não vão para colégios mas temos umas ideias mais alternativas ao ensino corrente. ;)
    • AMVP
    • 24 setembro 2022

     # 18

    Colocado por: allwerAh.
    Os miúdos não vão para colégios mas temos umas ideias mais alternativas ao ensino corrente. ;)

    O meu alerta foi com boa intensao, nao com o objetivo de ajuizar sobre os outros.
  13.  # 19

    180 m2 = 480k? Está a escapar-me algo?
  14.  # 20

    Colocado por: allwer2.8k de encargos fixos assustam…
    Um casal a quem sobram 3200 euros depois de pagar casa e despesas fixas dizer que "assustam" :)
    O tópico é a sério, ou é para gozar com os pobres?
 
0.0214 seg. NEW