Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Antes de mais, queria pedir desculpa a todos aqueles que vão encontrar mais um novo tópico sobre isolamento do telhado.
    Tenho acompanhado boa parte das discussões que aqui existem sobre o tema e confesso que não estou certo qual seria a solução mais adequada para a minha situação.
    Coloco algumas fotos para mostrar a forma como está a cobertura (as placas de esferovite foram deixadas pelo anterior proprietário e foram caindo). A minha intenção será isolar o telhado de forma a utilizar o sótão. Neste momento, a única coisa que separa esta cobertura do sótão, é um teto falso de madeira, que já está a precisar de renovação. É uma zona que de verão é muito quente e de inverno sente-se o fresco. Os ruídos da rua parecem que são dentro de casa.

    Pensei em colocar lã de rocha entre vigas. Posso colocar a lã de rocha junto às telhas?
    Abaixo das vigas, pensei em colocar placas de XPS e depois o teto falso em pladur? Nesta questão, não sei se será demasiado e se consigo facilmente prender as calhas para o pladur.
    Finalmente, deverei colocar algum tipo de barreira para vapor logo depois de colocar a lã de rocha?

    Agradeço os vossos comentários e sugestões.

    Tiago
  2.  # 2

    só para informar que as fotos não estão disponiveis
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tsoares
  3.  # 3

    Obrigado @paulo_pereira

    Espero que agora sim.
      cobertura3.jpg
      cobertura2.jpg
      cobertura1.jpg
  4.  # 4

    quando os ratos derem com o esferovite vai ser bolinhas por todo lado
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  5.  # 5

    Colocado por: antonylemosquando os ratos derem com o esferovite vai ser bolinhas por todo lado
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio


    Sem falar no barulho de mastigar o esferovite.

    Eu colocaria lã de rocha entre as vigas e depois fixava umas ripas por baixo para que os painéis ficasse no sitio. Em complemento fixava uma tela de subtelha pregada por baixo que serviria apenas para fazer barreira ao vento e impedir que caísse lixo que se desprendesse do isolamento. Pode usar uma pistola de agrafos para pregar a tela.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tsoares
  6.  # 6

    Colocado por: antonylemosquando os ratos derem com o esferovite vai ser bolinhas por todo lado
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio


    A esferovite será para retirar. Foi colocada pelos anteriores proprietários e metade já caiu.
  7.  # 7

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Sem falar no barulho de mastigar o esferovite.

    Eu colocaria lã de rocha entre as vigas e depois fixava umas ripas por baixo para que os painéis ficasse no sitio. Em complemento fixava uma tela de subtelha pregada por baixo que serviria apenas para fazer barreira ao vento e impedir que caísse lixo que se desprendesse do isolamento. Pode usar uma pistola de agrafos para pregar a tela.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tsoares


    E não há problema em colocar a lã junto à telha? Não corre o risco de se estragar com alguma humidade ou água que entre pelas telhas?

    XPS não fará falta então, é isso?

    Julgo que já por aqui li uma solução alternativa com XPS junto à telha (que resiste à água), lã de rocha e depois pladur... ou serei eu que já estou a baralhar vários tópicos?

    Obrigado
  8.  # 8

    A lã de rocha é hidrofóbica e não higroscópica, significa que não absorve água. Na prática isto observa-se em situações pontuais, se mergulhar a lã de rocha em água por longos períodos de tempo é obvio que as suas propriedades não se irão manter.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tsoares
  9.  # 9

    https://www.youtube.com/watch?v=k9AxTfk9vMU
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tsoares
  10.  # 10

    Colocado por: papacurvashttps://www.youtube.com/watch?v=k9AxTfk9vMU
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tsoares

    Obrigado.
    Duas camadas cruzadas de lã então, é isso? Não precisa de ser com papel kraft então?
  11.  # 11

    Colocado por: tsoares
    Obrigado.
    Duas camadas cruzadas de lã então, é isso? Não precisa de ser com papel kraft então?


    É fazer como está no vídeo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tsoares
  12.  # 12

    Aproveitanto o tópico, caso não fosse um sotão utilizável e não tendo acesso ao mesmo pelo interior da casa, seria igualmente eficiente termicamente a insuflação de 15 a 20cm de lã mineral sobre a laje, face à colocação das duas mantas cruzadas?
  13.  # 13

    Colocado por: b3dukesseria igualmente eficiente termicamente a insuflação de 15 a 20cm de lã mineral sobre a laj


    Não percebi o que quer dizer com "insuflação" ?

    Melhor duas camadas de 6x6 do que uma única de 12.
  14.  # 14

    Colocado por: papacurvasNão percebi o que quer dizer com "insuflação" ?


    Estava a referir-me a este sistema:
    https://www.youtube.com/watch?v=5mcx7Wj2Ux4

    Olhando para a ficha técnica do produto, ao nível térmico, 20cm de altura deste material fica equivalente a 2 camadas de lã de 80mm + 80mm .
    Só não sei é se não será só no papel, dai a minha questão caso alguém conhecesse este método.
  15.  # 15

    Pois não posso ajudar.....

    As minhas premissas foi ser um sistema DIY e que se necessário pudesse voltar a retirar.
  16.  # 16

    Colocado por: papacurvas

    É fazer como está no vídeo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tsoares

    Algo a ter em conta para a questão da ventilação, ou posso simplesmente encostar a lã às telhas?
  17.  # 17

    Eu usava o esferovite que já ai tem, encostava o esferovite ao ripado e depois executava conforme o vídeo.
    Julgo que o espaço do ripado seja o suficiente para a ventilação dessas telhas.

    Quanto a ventilação do espaço depois de isolado é algo a ser estudado bem como a sua climatização se necessário.

    Isolamento, ventilação e climatização os 3 pilares para uma casa saudável.
  18.  # 18

    É preciso ter margem para as surpresas... encontrei um ninho de vespa asiática junto às telhas (lado de dentro).

    Definitivamente, tenho de isolar aquele telhado.
  19.  # 19

    Colocado por: tsoaresÉ preciso ter margem para as surpresas... encontrei um ninho de vespa asiática junto às telhas (lado de dentro).

    Definitivamente, tenho de isolar aquele telhado.

    O meu pai tinha 2, teve direito a visita dos bombeiros/proteção civil e tudo...
  20.  # 20

    Em caso de apenas colocar xps sobre a laje de esteira o mesmo deve ser colado com espuma ou as suas uniões?
 
0.0196 seg. NEW