Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá boa tarde.
    Sou nova no fórum, costumava ler mas hoje decidi inscrever-me.

Há alguns anos que comprei um terreno e entretanto no ano passado pensei em construir casa. Contratei arquiteto, fiz o projeto, especialidades e tenho neste momento o projeto aprovado na camara, só à espera de o levantar.
    Tendo em conta que tenho um ano para o fazer e ainda outro ano de prorrogacao, estou tranquila em relacao a prazos, nao tenho nenhuma pressa pois trabalho e vivo fora do país.

Tinha a ideia de construir a moradia por 300 mil euros, sendo que já tenho essa quantia amealhada, a minha ideia seria nao pedir empréstimo.

A minha questao é: será que para construir 200m2 (2 pisos) e 50 de garagem, com acabamentos médios, hoje em dia seria viável?

Ou a construção está tao cara que seria melhor deixar tudo em standby?

Obrigada pelas sugestoes
  2.  # 2

3.  # 3

Colocado por: Vítor Magalhãeshttps://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=Construir+agora+&Type=Topics&btnSubmit=Pesquisar

Obrigado pela ferramenta da pesquisa, que ja tinha utilizado.
    Na realidade queria opinioes para o meu caso especifico em que nao preciso de CH.

Mas obrigada pela ajuda
  4.  # 4

em Cascais nem em sonhos.
  5.  # 5

Colocado por: jorgealvesem Cascais nem em sonhos.

Quem falou em Cascais?
    Será em Loures/Tojal
  6.  # 6

Não. Espere e daqui a uns tempos compra já feita a preços da chuva
  7.  # 7

Estou também à espera que as coisas acalmem
  8.  # 8

Colocado por: JASantosA minha questao é: será que para construir 200m2 (2 pisos) e 50 de garagem, com acabamentos médios, hoje em dia seria viável?

Meta aqui, pelo menos as plantas de arquitetura e as plantas/definições do projeto de estruturas.

Só para dar mais contexto...
  9.  # 9

Boa noite, eu penso que construir atualmente é uma autêntica aventura, digo isto por experiência própria. Posso dizer que tenho atualmente tenho uma diferença de 100 mil euros para o orçamento inicial, sem saber se consigo acabar o que está projetado e sem gastar muito nos acabamentos. Se puder adiar, aconselho que o faça porque é um autêntico stress tudo estar a aumentar constantemente, eu no meu caso não tive hipótese.
    • mica
    • 26 setembro 2022

# 10

Colocado por: BuscaBoa noite, eu penso que construir atualmente é uma autêntica aventura, digo isto por experiência própria. Posso dizer que tenho atualmente tenho uma diferença de 100 mil euros para o orçamento inicial, sem saber se consigo acabar o que está projetado e sem gastar muito nos acabamentos. Se puder adiar, aconselho que o faça porque é um autêntico stress tudo estar a aumentar constantemente, eu no meu caso não tive hipótese.

Estou exatamente na mesma situação, 100k não chega ao previsto inicialmente
  10.  # 11

Colocado por: mica

Estou exatamente na mesma situação, 100k não chega ao previsto inicialmente
    Mesmo assim ainda constroi a preços razoáveis, se começa-se agora pior seria certamente
    • mica
    • 26 setembro 2022

# 12

Colocado por: DR1982Mesmo assim ainda constroi a preços razoáveis, se começa-se agora pior seria certamente

O que são preços razoáveis?em valores?
  11.  # 13

Está tudo a adiar os projetos.

Começar agora está fora de questao.
    Falo por mim e por se calhar 95% de quem nao começou a construir. Só a quem nao lhe custa ganhar é que se metia numa aventura a construir agora.

É esperar e ver como se desenvolve as coisas.
    Ir na cantiga do que sobe nao desce é falso.

O combustivel subiu e ja desceu.
    Euribor ja subiu no passado a 5% e desceu pra -0,5.
    Tudo sobe e desce. É a lei do mercado.

Agora obvio que ninguem espera construir a 500 euros o m2. Mas que os preços atuais estao impossiveis para qualquer DO é a realidade
    Concordam com este comentário: VCG
  12.  # 14

Colocado por: DR1982Mesmo assim ainda constroi a preços razoáveis, se começa-se agora pior seria certamente

Nós estamos a tentar fazer algumas correções ao projeto de forma a tentar poupar algum dinheiro. Tínhamos projetado piscina que nem sabemos se iremos construir.. Temos tido alguma sorte com o nosso construtor que nos tem ajudado.

Se já não tivesse vendido a minha casa, de certeza que não íamos construir, pois o arrendamento aqui na nossa zona está muito caro.
  13.  # 15

O que são preços razoáveis?em valores?
    Eu se bem me lembro voce conseguiu construir a menos de 1000€m2 bruto ou estou enganado?
    Concordam com este comentário: mica
    • mica
    • 27 setembro 2022

# 16

Aí isso consigo, mau era... Tenho 420m2 brutos. Mas tem varandas a toda a volta e cave de 150m2. Área útil é apenas 180m2
  14.  # 17

Colocado por: micaAí isso consigo, mau era... Tenho 420m2 brutos. Mas tem varandas a toda a volta e cave de 150m2. Área útil é apenas 180m2
    Com tudo o que a sua casa levou, facilmente neste momento lhe custaria os 420 mil
  15.  # 18

A minha tem 270m2, 80 deles de aproveitamento de sótão, 50m2 de garagem independente e possivelmente piscina, e estamos a pensar que fique em 330mil
    • mica
    • 27 setembro 2022

# 19

Colocado por: BuscaA minha tem 270m2, 80 deles de aproveitamento de sótão, 50m2 de garagem independente e possivelmente piscina, e estamos a pensar que fique em 330mil

Depende do que quiser como aquecimento etc. Provavelmente neste momento não chega.
  16.  # 20

Depende do que quiser como aquecimento etc. Provavelmente neste momento não chega.
    Se quiser meter PRH e BC em 270m2 nao sei se chegam 25k, só para essa parte

0.0212 seg. NEW