Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Sera Que me conseguem ajudar?

Eu tenho ainda contador de obra, com luz trifasica.

Tinha potência contratada de 17 qualquer coisa, e agora fiz a mudança para 10,35.

No entanto volta e meia, se ligar alguma coisa mais potente, a luz vai logo abaixo.

Sei que tenho:
    - piso radiante
    - VMC
    - BC água
    - TV
    - frigorífico
    Sempre ligados
    Mas se calho de ligar por exemplo a caneca de aquecer água e o placa de fogão, fico sem luz.

10,35 não deveria ser suficiente? O facto de ser trifasico tem alguma coisa a ver?
  2.  # 22

Colocado por: Bragas V Sera Que me conseguem ajudar?

Eu tenho ainda contador de obra, com luz trifasica.

Tinha potência contratada de 17 qualquer coisa, e agora fiz a mudança para 10,35.

No entanto volta e meia, se ligar alguma coisa mais potente, a luz vai logo abaixo.

Sei que tenho:
    - piso radiante
    - VMC
    - BC água
    - TV
    - frigorífico
    Sempre ligados
    Mas se calho de ligar por exemplo a caneca de aquecer água e o placa de fogão, fico sem luz.

10,35 não deveria ser suficiente? O facto de ser trifasico tem alguma coisa a ver?

Já lhe tinha avisado...

Colocado por: Varejote

Se for 10.35kva em monofásico.
  3.  # 23

Colocado por: Varejote

Já lhe tinha avisado...

Pois… mas explique-me lá..

10,35 em monofásico é mais potente.. ou seja, em trifasico, na realidade tenho 3,45 em cada fase? Que acaba por ser o meu teto?
  4.  # 24

Monofásico 10.35kva.
    Trifásico 10.35kva ÷ 3 fases = 3.45kva por cada fase.

Basta uma delas passar os 3.45kva desarma o contador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  5.  # 25

No somatório é igual.
    Na prática em monofasico controla-se melhor.
  6.  # 26

Colocado por: nielskyNo somatório é igual.
    Na prática em monofasico controla-se melhor.

Em monofásico não é necessário controlar nada(só o total se passar a potência máxima).

Em trifásico, tem de se andar a equilibrar fases, mesmo assim não é certo.

Ainda existem zonas com possibilidade 13.80kva em monofásico, a partir daí só trifásico.
  7.  # 27

Colocado por: VarejoteMonofásico 10.35kva.
    Trifásico 10.35kva ÷ 3 fases = 3.45kva por cada fase.

Basta uma delas passar os 3.45kva desarma o contador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bragas V

Não fazia ideia..
  8.  # 28

Colocado por: VarejoteEm monofásico não é necessário controlar nada(só o total se passar a potência máxima).

Não convem afirmar assim para os leigos.
    Da ultima que vi, e acredito que hajam muitos assim, trocaram disjuntores para não andar sempre a cair e verificar a cablagem nem passava pela ideia.
  9.  # 29

Colocado por: nielsky
    Não convem afirmar assim para os leigos.
    Da ultima que vi, e acredito que hajam muitos assim, trocaram disjuntores para não andar sempre a cair e verificar a cablagem nem passava pela ideia.

Estamos a falar de potência total e corte do limitador de potência no contador, não tem nada a ver com distribuição de circuitos.

Supostamente os leigos não devem andar a fazer alterações nos quadros elétricos sem perceberem nada do assunto.

Ao fazerem é por conta e risco.
  10.  # 30

Os contadores inteligentes (novos) registam a potência máxima atingida nos últimos 30dias. Só têm de clicar no botão e procurar qual foi esse máximo.

1.6.10
  11.  # 31

O estranho foi que o máximo era 3,65 (ou coisa parecida), no entanto a luz já tinha caído 3 vezes..

Agora percebo porque!!
  12.  # 32

Uma casa com corrente trifasica tem de ter as fases muito bem distribuídas.
    Por exemplo: placa, forno e maquina lavar roupa é uma em cada fase....
    • ARAS79
    • 9 janeiro 2025 editado

# 33

Bom dia e Bom Ano!

Recupero este tópico com uma dúvida, dado que percebo pouco de electricidade e das diferentes unidades de medida (kVA, kW, kWh..).

Tenho uma instalação eléctrica (tipo Serviços Comuns) onde funcionam os seguintes equipamentos: um portão exterior de garagem (Batente) + Videoporteiro (2) + Iluminação LED (3 focos).

Inicialmente, a conselho do Electricista da Obra, contratou-se potência de 3,45kVA.

Em 8 meses, segundo o que verifico na app/site da E-REDES, os consumos variam entre os 0.008kW, 0.012kW e os 0.016kW (abertura do portão!).

Questão:

Com estes consumos, não poderá baixar-se a potência para 2,30kVA ou até 1,15kVA, sem correr qualquer risco do quadro ir abaixo?

Isto com a natural consequência de baixar a factura mensal, mas mantendo a "segurança de funcionamento" dos equipamentos?

Atenta a facilidade de fazer esta operação (mudar a potência), caso não resultasse, seria revertido o processo.

Agradeço a ajuda.
  13.  # 34

Colocado por: ARAS79Bom dia e Bom Ano!

Recupero este tópico com uma dúvida, dado que percebo pouco de electricidade e das diferentes unidades de medida (kVA, kW, kWh..).

Tenho uma instalação eléctrica (tipo Serviços Comuns) onde funcionam os seguintes equipamentos: um portão exterior de garagem (Batente) + Videoporteiro (2) + Iluminação LED (3 focos).

Inicialmente, a conselho do Electricista da Obra, contratou-se potência de 3,45kVA.

Em 8 meses, segundo o que verifico na app/site da E-REDES, os consumos variam entre os 0.008kW, 0.012kW e os 0.016kW (abertura do portão!).

Questão:

Com estes consumos, não poderábaixar-se a potência para 2,30kVA ou até 1,15kVA, sem correr qualquer risco do quadro ir abaixo?

Isto com a natural consequência debaixar a factura mensal, mas mantendo a "segurança de funcionamento" dos equipamentos?

Atenta a facilidade de fazer esta operação (mudar a potência), caso não resultasse, seria revertido o processo.

Agradeço a ajuda.

Não tem haver com os consumos mas sim com a potencia disponivel no momento,

de qualquer forma e desconhecendo a potencia do motor do portão , diria que sim pode baixar para os 1.15kva

Eles ainda fazem contratos com essa potencia?
  14.  # 35

Muito agradecido.
    Sim, fazem... Várias empresas.
  15.  # 36

Colocado por: ARAS79Muito agradecido.
    Sim, fazem... Várias empresas.

Li algures que só se pode alterar a potencia uma vez por ano. ou algo assim por isso é preciso algum cuidado.
  16.  # 37

O que só se pode alterar uma vez por ano (período mínimo de 12 meses) é o horário (Simples... Bi-horário).

A potência pode alterar quando quiser.
  17.  # 38

Eu alterei potencia há 3 meses e fui informada que apenas passados 12 meses poderia alterar de novo. Tinha 4,6 , passei para 3,45 , simples.
  18.  # 39

Colocado por: carlota74Eu alterei potencia há 3 meses e fui informada que apenas passados 12 meses poderia alterar de novo. Tinha 4,6 , passei para 3,45 , simples.

E os 4,6 também era simples?
    Fez fidelizacao?
    É que ja perguntei e informaram que não havia limite temporal!
  19.  # 40

Tb simples. Sem fidelização.
    Já troquei de empresa. Comecei em obra com Uzo 6,90 , depois 5,75. Casa terminada troquei para a Galp 4,6 e posteriormente reduzi para 3,45. Salvo erro é a e redes que informa que só passados os 12 meses poderá voltar a mudar. Eu tive um agendamento da eredes para alterar potência. O meu contador está em rede inteligente. É feito remotamente mas vem sempre alguém fisicamente verificar a atualização no contador.Li num antigo post do Pedro Barradas que poderá mudar até 4 vezes em 12 meses. Poderá ser isto. Não sei onde está esta informação.

0.0220 seg. NEW