Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Para um andar-moradia nova, duas pessoas, Certificação energética A, eletrodomésticos básicos Classe A++, com painel solar termossifão com resistência (com relógio), iluminação LED, que potência aconselhariam?

    A fracção está certificada para 10,35KWa. Foi-me aconselhado 6,9Kv, mas a dúvida é se com 5,75KWa seria suficiente, com alguma (boa gestão) dos eletrodomésticos.

    NOTA: neste momento, a fracção ainda tem eletricidade da Obra, pelo que não consigo verificar consumos e eventuais "gastos dos equipamentos".
  2.  # 2

    Escolha a potência mais baixa (5,75), a qualquer momento pode alterar.
    Concordam com este comentário: Varejote, mafgod
  3.  # 3

    Tenho 4.6kVA e nunca foi abaixo.
    Concordam com este comentário: AMVP
  4.  # 4

    Tenho moradia, tudo elétrico...

    Bomba de Calor para Aquecimento Central...

    Tinha 6.9 e baixei para 4.6...até agora nunca foi abaixo....

    Na semana passada fiz um teste(tenho shelly EM), estava a cozinhar na placa, o forno a trabalhar e coloquei o micro ondas a trabalhar(apenas 20 seg), o consumo foi aos 6 instantâneo durante esses 20 seg...e não foi abaixo...não sei até que tempo aguentaria...

    Como disseram, pode alterar a potencia sempre que desejar.... eu começava pelos 4.6... se for muita vez abaixo ia subindo até estar confortável.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 5

    A diferença na fatura dos 4.6 para 5,75 é irrisória e faz muita diferença no quadro ir abaixo ou não. E é tão mas tão chato quando isso acontece, sobretudo à noite! Para mim fazia com 5,75 porque a 4,6 é certo e sabido que vai ter situações de quadro em baixo (a boa gestão dos consumos tem tendência a entrar no esquecimento...)
  6.  # 6

    E só somar a potência dos seus aparelhos e faz uma estimativa. Os seus aparelhos não têm isso descrito?
  7.  # 7

    Depende da potência mas em principio a mais baixa chega, eu tenho 3,45 kVA e chega-me para ter frigorifico, computador, televisão, luzes, microondas e máquina de lavar tudo a trabalhar ao mesmo tempo.

    Agora se quiser ter por exemplo máquina de lavar e loiça e/ou forno eléctrico tudo ligado em simultâneo aí vai abaixo de certeza, no meu caso tenho de gerir e só ter um de cada equipamento ligado, se tiver forno ligado não posso ter máquinas a trabalhar, se tiver loiça a lavar não posso pôr roupa também etc...

    Mas para o resto chega-me bem os 3,45kVA pelo que 4,6 parece-me imenso e mais que suficiente
  8.  # 8

    4,6kva.
  9.  # 9

    Para mim 5,75 no Inverno por vezes vai abaixo, mas tenho casa 100% eletrica, e no inverno se tiver o AC ligado + termoacumulador + forno ou placa ou calhar ativar a bomba de água do poço ou bomba da fossa é suficiente para mandar abaixo... Mas como digo tenho tudo eletrico e só acontece uma ou outra vez no Inverno...
  10.  # 10

    Se o contador instalado já tiver comunicação é indiferente. Por exemplo de momento tenho 3.45kva mas no fim de semana tenho mais gente cá em casa e vão trabalhar vários electrodomésticos em simultâneo por isso vou aumentar a potência só para o fim de semana e segunda feira já volto a baixar.
  11.  # 11

    Hum.. atenção aos contratos existentes que podem comer com nova taxa ao serem atualizados
  12.  # 12

  13.  # 13

    Colocado por: N.Pireshttps://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/simulador-potencia/ja experimentou simular aqui?

    Não serve para nada esse simulador. A não ser para induzir a requerer uma potencia maior.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Pedro Barradas
    • NMGB
    • 28 setembro 2022 editado

     # 14

    Tem um contador inteligente em casa?

    Os novos contadores têm a opção de verificar a potência máxima atingida nos últimos 30 Dias.´

    Veja se o seu está neste lista:

    https://www.ceve.pt/clientes/leitura-de-contadores-pelos-clientes

    O ideal seria verificar isso no inverno onde supostamente se atingem valores mais elevados, mas já é um indicativo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
0.0180 seg. NEW