Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    preciso de uma ajuda/sugestão.

    Infelizmente, já numa fase avançada, reparamos que fizeram a construção da nossa casa (moradia terrea) com 2,60m de pé direito quando deveria ter 2,70m, conforme projeto. E a viga que deveria estar "embutida" no teto, está fora, roubando mais 20cm de altura nas janelas.

    O capoto já está colocado.

    Com a caixa de estores já colocada, roubou ainda mais 30cm de altura. Conclusão, ficamos com janelas de 2m! O que para nós não faz qualquer sentido.

    Já pensamos em retirar a caixa e ficar sem estores ou colocar a caixa de estores do lado de fora. Toda a área das janelas tem cobertura.

    Qual será a melhor solução?
  2.  # 2

    O que fez a fiscalização durante a execução?
  3.  # 3

    Colocado por: Vítor MagalhãesO que fez a fiscalização durante a execução?


    pelos vistos, nada.
  4.  # 4

    Colocado por: coei001

    pelos vistos, nada.


    Quando pergunta qual a melhor solução significa que aceita de bom tom os erros durante a construção?
  5.  # 5

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Quando pergunta qual a melhor solução significa que aceita de bom tom os erros durante a construção?


    Não aceito de bom tom, mas gostava de ter uma noção das possibilidades até à reunião com o construtor.
    E o construtor assumindo responsabilidades vai dar em soluções deste género, suponho, porque não entendo quase nada.
  6.  # 6

    Colocado por: coei001pelos vistos, nada.
    contratou alguma ?

    isto agora é trabalhar com o que tem e ajustar o projecto à realidade
  7.  # 7

    Colocado por: antonylemoscontratou alguma ?

    isto agora é trabalhar com o que tem e ajustar o projecto à realidade


    e dentro da realidade, qual será a melhor opção?

    tirar estores? ou ficar com janelas de 2m?

    Obrigado
  8.  # 8

    Colocado por: coei001tirar estores? ou ficar com janelas de 2m?

    Ficar com as janelas a 2m e esquecer isso.
    e solicitar uma indemnização ao empreiteiro, para ver se ele abre os olhos.
  9.  # 9

    Colocado por: coei001

    Não aceito de bom tom, mas gostava de ter uma noção das possibilidades até à reunião com o construtor.
    E o construtor assumindo responsabilidades vai dar em soluções deste género, suponho, porque não entendo quase nada.

    Ok, eu no seu caso não aceitava esses erros grosseiros. (ponto).
    Depois de reunir com o empreiteiro iria analisar a causa de tais erros, as soluções que este propõe e então é que passaria à fase de acordar a solução. Estar assim a pensar já numa solução enfraquece a sua posição e pode deixa-lo à mercê do construtor e da fiscalização. Era o que eu faria.
  10.  # 10

    Colocado por: Vítor MagalhãesOk, eu no seu caso não aceitava esses erros grosseiros. (ponto).

    Eu também não aceitava, mas estava aqui a pensar numa solução para resolver o problema e só me ocorre uma....demolir e começar de novo.
  11.  # 11

    Mas qual era a altura livre desses vãos, no projecto?
    A estabilidade teve em consideração a existência das caixas de estore? É que se calhar o problema não foi somente os 10cm de pe-direito...
    Se está numa fase avançada, o melhor, é arranjar forma de remediar a situação... por exemplo, que caixas de estore tem agora? dá para remover essas e aplicar caixas compactas, etc... isso são coisas que tem de ver com o empreiteiro geral e mais, com os projectistas.
  12.  # 12

    Às tantas também devia ter laje maciça e tem uma aligeirada..
    Não é assim tão difícil seguir os bonecos.

    De qualquer das formas, 2m de janelas não é mau, mas se era para ser até ao teto e agora ficam com apenas 2m.. fica estranho certamente.
  13.  # 13

    Colocado por: rjmpiresDe qualquer das formas, 2m de janelas não é mau, mas se era para ser até ao teto e agora ficam com apenas 2m.. fica estranho certamente.

    O chato é que depois com o aro fixo aplicado... deve ficar com uns 1.90m de altura de passagem livre.
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro Barradas
    O chato é que depois com o aro fixo aplicado... deve ficar com uns 1.90m de altura de passagem livre.

    E depois é preciso verificar se não há correspondencia com os vãos interiores.
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasO chato é que depois com o aro fixo aplicado... deve ficar com uns 1.90m de altura de passagem livre.

    Até há poucos anos era assim em todo o lado, não é bom, mas não me parece uma tragédia.
  16.  # 16

    1,9m de vão livre não é nada mau. A questão não está na medida, mas sim no erro de projecto.

    Eu não perdoava esse empreiteiro...
    Concordam com este comentário: rjmpires, Vítor Magalhães, RJGG
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradas
    O chato é que depois com o aro fixo aplicado... deve ficar com uns 1.90m de altura de passagem livre.

    Colocado por: zedasilva
    E depois é preciso verificar se não há correspondencia com os vãos interiores.

    É certo que 2.2m ou 2.30m é melhor devido a esses constrangimentos...
    Mas tem que se olhar para a casa em si, ver como fica.
    •  
      marco1
    • 27 setembro 2022 editado

     # 18

    e já agora no orçamento tinha caixilharias (o valor) para 2 m ou com mais?
    a aceitar o erro e ficar com janelas assim ao menos peça revisão do orçamento.
    De resto já lhe disseram que deve o projetista estudar as soluções possiveis para dar a volta. Por aqui não se tem dados suficientes para estar a propor alguma solução.
  18.  # 19

    Colocado por: coei001com 2,60m de pé direito quando deveria ter 2,70m, conforme projeto. E a viga que deveria estar "embutida" no teto, está fora, roubando mais 20cm de altura


    Porra, eu ainda levei aqui com uma resposta torta, de um empreiteiro, quando indiquei que o DO devia confirmar bem a implantação e as medidas...

    Infelizmente, volta meia volta, aparecem por aqui estas pérolas, pilares/vigas, paredes fora do sítio... mas o DO não tem "nada" que medir, porque é um insulto ao empreiteiro.
    • tf94
    • 28 setembro 2022

     # 20

    Mas há algum problema em ter janelas de 2m quando projetadas em projeto?

    Usava-se antigamente e agora já não é usual?

    Pergunto porque no projeto de arquitetura que submeti à câmara tenho previstas também janelas com 2m de altura.
 
0.0230 seg. NEW