Iniciar sessão ou registar-se
    • xpro
    • 27 setembro 2022 editado

     # 1

    Boa tarde, estou a remodelar uma moradia, no entanto o piso térreo tinha piso de carvalho que as ripas onde estava assente apodreceram e ganharam bicho, na zona dos rodapés é visível o descascar provocado por humidade por capilaridade.

    Está previsto a realização de una vale drenante em volta da casa na zona que não é geminada.

    Pretendo colocar pavimento vinilico SPC devido restrições de orçamento.

    A minha dúvida agora é o que é aconselhado colocar na base. Impermeabilização + betonilha + primario de aderencia + autonivelante? Esta sugestão de um aplicador.

    Outro aplicador sugeriu impermeabilização + Leca uno + osb 22mm + autonivelante.

    Não levando nenhum tipo de isolamento térmico o chão será frio? Com estas ripas da foto nao sei o que posso colocar.

    Obrigado pela ajuda.piso terreo
  1.  # 2

    Boa noite,

    Uma questão:
    - Deduzo que essas "ripas" como lhe chama era onde assentava o soalho, contudo tirou o soalho, e agora a questão é, quanto é que pode subir acima dessas "ripas?
  2.  # 3

    Deverá partir isso tudo porque olhando para as janelas não deverá ter altura para fazer uma betonilha contínua para impermeabilizar isso em condições
    • xpro
    • 28 setembro 2022 editado

     # 4

    Posso subir 4 cm acima destas ripas mas desses 4 cm, 1 cm era para (0,65 vinil + 0.35 autonivelante),
    Pela foto ate parecem ser 5 na janela, na parte funda são 14 cm.
    Não será suficiente?
    cota
    Obrigado
  3.  # 5

    Devia levar isolamento térmico continua 5cm de xps, betonilha e impermeabilização. Isso obriga a partir essas ripas de massa
    • xpro
    • 28 setembro 2022

     # 6

    Tem algumas zonas com tubagem que tem apenas 6 a 7 cm ate a cota máxima, nessas zonas o que deve ser feito?
    E os altos dos tubos pelo chão deve ser nivelado primeiro antes de aplicar o XPS?
    tubos pouca cota

    tubos meio sala


    Obrigado
    • xpro
    • 28 setembro 2022

     # 7

    Outra questão o trolha que vai fazer a aplicação falou-me que o XPS poderia originar condensação. Devo preocupar com isto? Algum cuidado a ter?

    Para nivelar o piso ao nível dos tubos posso usar brita depois o XPS 5cm e depois betonilha de 3 cm? A impermeabilização fica entre betonilha e autonivelante?

    Obrigado
  4.  # 8

    A meu ver tem duas opções:

    1ª Isolamento térmico + impermeabilização:
    - Remover essas "ripas"
    - Preencher com betonilha (que poderá ser autonivelante) para nivelar todo o suporte
    - Isolamento em FOAMGLAS T4+ mínimo 4cm
    - Impermeabilização com SCHLUTER DITRA
    - Preencher os pitons da ditra com autonivelante (3mm)
    - Vinilico

    2ª Impermeabilização
    - Preencer todo esse espaço com betonilha
    - Impermeabilização com SCHLUTER DITRA
    - Preencher os pitons da ditra com autonilvelante (3mm)
    - Vinilico

    Creio que estas serão as opções que você possui, isto é, ou deixa como está e preenche todos esses espaços com betonilha, impossibilitando assim de ter isolamento térmico, ou retira isso, coloca betonilha só para nivelar o suporte, colocar isolamento, impermeabilização e pavimento.

    Como pequena variação, na solução para impermeabilização, caso utilize a lamina DITRA-HEAT, pode para além da impermeabilização fazer aquecimento.


    Deixo adicionalmente alguns links onde pode ver os materiais que refiro e também pavimento vinilico:

    https://eurobuild.pt/isolamento-foamglas-para-desempenho-termico-garantido/
    https://eurobuild.pt/se-o-isolamento-termico-nao-aguenta-a-compressao/
    https://eurobuild.pt/aquecimento-electrico-uma-alternativa-valida-aos-sistemas-hidraulicos/
    https://eurobuild.pt/aplicacao-de-ceramica-sobre-madeira-osb-ou-suportes-mistos/
    https://eurobuild.pt/pavimentos-vinilicos-serie-royal-castle-aplicacao-em-espinha/
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  5.  # 9

    O xps não condensa.. não vai ficar no ar.

    A 1a solução da eurobuild tecnicamente é excelente!

    A 2a não, necessita de isolamento térmico
    • xpro
    • 28 setembro 2022

     # 10

    Obrigado Ricardo e Atlas.
    Na zona junto à janela e junto a parede que se vê na foto as paredes parecem assentes naquela massa. Também deve ser partida ai? Ou essa zona fica sem o XPS?

    Obrigado
  6.  # 11

    Pode partir em todo o lado de onde sacou o soalho. Começe por partir essas mestras. Obvio que tem de ter cuidados no sitio dos tubos e junto às paredes.
    ----
    Se calhar tb podia colocar isolamento entre as mestras embora muito menos eficaz pois convinha ser continuo.
    Tem é que impermeabilizar muito bem.
    A ditra é fantastica para isso.
  7.  # 12

    Colocado por: xproObrigado Ricardo e Atlas.
    Na zona junto à janela e junto a parede que se vê na foto as paredes parecem assentes naquela massa. Também deve ser partida ai? Ou essa zona fica sem o XPS?

    Obrigado


    Repare que se colocar isolamento em XPS terá sempre de fazer uma betonilha por cima do isolamento.
    O isolamento que eu referi não necessita dessa betonilha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlinhos23p
  8.  # 13

    Colocado por: RicardoPortoO xps não condensa.. não vai ficar no ar.

    A 1a solução da eurobuild tecnicamente é excelente!

    A 2a não, necessita de isolamento térmico


    Por isso disse as duas opções, não sei o que o utilizador pretende. Caso ele não queira isolamento térmico, não coloca isolamento térmico, e tem de preencher com betonilha. Depois impermeabiliza.
    • xpro
    • 28 setembro 2022

     # 14

    O principal objetivo é a impermeabilização, claro que se conseguir a componente térmica ainda melhor mas valor que tinha previsto eram cerca de 35€/m² para uma área de 82m² valor não incluí o vinil apenas a base. A solução com isolamento térmico andará por estes valores?

    Obrigado pela ajuda.
  9.  # 15

    O eurobuild poderá responder a isso com os materiais que propôs.

    Da minha experiência, bem feito, necessita de 50eur/m2 para fazer em condições sem o vinil
  10.  # 16

    Colocado por: xproO principal objetivo é a impermeabilização, claro que se conseguir a componente térmica ainda melhor mas valor que tinha previsto eram cerca de 35€/m² para uma área de 82m² valor não incluí o vinil apenas a base. A solução com isolamento térmico andará por estes valores?

    Obrigado pela ajuda.


    Poderemos fazer uma proposta para ambas as soluções que lhe referenciamos.
    Envie-nos um email para [email protected] e conseguiremos dar andamento.
    • xpro
    • 30 setembro 2022

     # 17

    Obrigado, Atlas enviei email.
    Esta semana tem chuvido e andei a molhar a casa a volta destas zonas junto as paredes de mangueira deveria ser perceptivel a betonilha humida?
  11.  # 18

    Colocado por: Atlas EurobuildFOAMGLAS T4+

    Isso é quase ao triplo do preço de um XPS 500 kpa.

    Não poderia fazer o mesmo com xps 500, já que depois tem a impermeabilização por cima?
  12.  # 19

    Colocado por: ricardo.rodrigues
    Isso é quase ao triplo do preço de um XPS 500 kpa.

    Não poderia fazer o mesmo com xps 500, já que depois tem a impermeabilização por cima?


    E como aplica impermeabilização ditra diretamente sobre um xps?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  13.  # 20

    Colocado por: xprodeveria ser perceptivel a betonilha humida?

    Tem utilizar um equipamento de medição.
 
0.0230 seg. NEW