Eu e a minha namorada adquirimos recentemente uma moradia em fase de construção. A casa em questão conta com uma pré-instalação para ar condicionado - 1 ponto em cada divisão da casa.
Recentemente o empreiteiro falou connosco e colocou à nossa consideração a possibilidade de colocação de um ponto adicional de ar condicionado na sala, pelo facto de se tratar de um espaço muito grande e com muita exposição aos elementos.
A sala em questão tem 35m2 e duas janelas com 4,55m e 5,10m.
Na imagem em anexo conseguem ver a verde a posição dos pontos de A/C que estão pré-definidos e a vermelho o ponto de A/C adicional que o empreiteiro sugere colocar. Conseguem também perceber a disposição do espaço em termos de janelas e entrada de luz natural e a localização de uma terceira máquina que se encontra na cozinha (não havendo separação física entre os dois espaços). Importa ainda dizer que, sem acrescentar o ponto de A/C, já haveria 5 pontos de A/C em toda a casa (3 quartos + sala + cozinha) o que significa que a colocação deste ultimo ponto implicaria (segundo o meu entendimento) colocar uma segunda máquina exterior já que os sistemas multi-split têm um limite de 5 unidades interiores.
Dito isto, tenho algumas questões e gostaria de saber se podem ajudar:
- Tendo em conta o tamanho do espaço e as janelas consideram ser mesmo necessário colocar uma segunda máquina na sala para conseguir climatizar o espaço? - Colocar uma máquina mais potente no ponto que já existe, não teria o mesmo efeito prático? - Como funciona exatamente esta questão da contabilização de BTU? A unidade exterior tem de ter tantos BTU quantos a soma dos BTU necessários em cada uma das unidades interiores?
A colocação de um ponto de A/C adicional teria o custo de 190€ + IVA e daí que queira mesmo saber se é algo que vai ter utilidade. Tendo em conta que terei de ter mais um "mono" na sala e que isso ainda por cima implicaria sempre a colocação de uma máquina exterior adicional eu só viria a utilizar esta pré-instalação mesmo em situações limite em que a temperatura na sala fosse insuportavelmente alta ou baixa.
Será que podem ajudar a compreender um pouco melhor esta questão toda ?
Para 35m2, não vejo grande necessidade de dois pontos de AC, só se for para colocar 2 maquinas de 9kbtus em vez de uma de 18kbtus pelo facto de serem mais silenciosas.
A minha sala tem 37m2, tem uma unidade de 18kbtus centrada na parede mais comprida, e cumpre perfeitamente.
Pelo que vejo na planta tens escadas sem porta na zona da sala, apenas por esse mesmo motivo diria para teres 2 pontos de AC.
Pois teres apenas o AC na zona de sala de jantar, todo o calor ou frio vai dissipar-se pelas escadas e na sala de estar vais ficar SEMPRE desconfortável.
Se fosse uma sala fechada (sem escadas ou com porta) tal com disse o b3dukes 1 unidade de 18k seria suficiente.