Iniciar sessão ou registar-se
    • LCMJ
    • 28 setembro 2022

     # 1

    Boa Tarde,

    Vou adquirir um carro hibrido e solicitei aprovação ao condomínio para poder instalar uma tomada com contador no meu lugar de garagem, essa autorização foi concedida.
    A minha questão prende-se com o pagamento do consumo da minha tomada ao condomínio que ficou acordado terei de fazer todos os meses baseado no consumo em kWh.
    O preço do Kwh constante na fatura do condomínio ronda em média 0,15€/kWh e fiquei espantado quando a administração do condomínio e segundo os cálculos que fizeram, quererem que eu pague 0,40€/kWh.
    De acordo com o entendimento deles, no cálculo do preço do kWh terão de ter em conta a potencia contratada, as taxas e impostos ou seja fizeram um simples cálculo de dividir o preço total da fatura mensal pelo total de kWh gastos chegando ao valor unitário do kWh que eu devo pagar. Não me parece correto porque potencia contratada e taxas já eu pago na quota mensal de condomínio e são valores que não variam(ou tem um valor insignificante) com o consumo que vou acrescentar ao prédio.
    Alguém aqui está em situação semelhante e que possa me ajudar a compreender o que deve servir de base para calcular o preço do kWh?
    Obrigado
  1.  # 2

    Se o condomínio tiver de subir o valor potência contratada para acomodar as necessidades do carro, parece-me aceitável que o excedente seja pago por si. Mas isso configuraria uma parcela fixa mensal, não dependente do consumo em kWh.

    Peça uma ou duas faturas ao condomínio para ter uma amostra dos gastos com eletricidade, tanto em termos fixos como variáveis.
  2.  # 3

    Melhor mesmo é tentar trazer electricidade directamente da sua fracção e acabam-se as contas e continhas com o condomínio. Em função do caso, pode ir de muito simples a tecnicamente impossível.
    Concordam com este comentário: mafgod
    • size
    • 28 setembro 2022

     # 4

    Tem razão para reclamar, caso a potência contratada não tenha sido alterada para permitir o carregamento da sua viatura.
    Apenas será correcto pagar os Kwh do seu cotador, acrescidos da respectiva taxa de IVA.
    Há que conferenciar com o administrador...
    Concordam com este comentário: LCMJ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LCMJ
    • LCMJ
    • 29 setembro 2022

     # 5

    Realmente a potência contratada não alterou
    Também acho que o correto é pagar o meu consumo ao preço do kwh que vem na fatura mais o IVA
    Vou argumentar com o administrador nesse sentido
    Obrigado pela resposta
  3.  # 6

    Tem de fazer as contas com todos os encargos. Quanto paga por ano e qual o consumo?
    • LCMJ
    • 29 setembro 2022 editado

     # 7

    Colocado por: bettencourtTem de fazer as contas com todos os encargos. Quanto paga por ano e qual o consumo?

    Como assim? A potencia contratada não varia pelo facto de colocar lá uma tomada e consumir energia com ela... essa mesma potencia eu já a pago mensalmente com a quota do condominio, devo pagar 2 vezes?
  4.  # 8

    Instalação de Posto de Carregamento num Condomínio
    Para se perceber o que se tem de fazer ....
    • LCMJ
    • 29 setembro 2022

     # 9

    Colocado por: mafgodInstalação de Posto de Carregamento num Condomínio
    Para se perceber o que se tem de fazer ....

    Já está tudo feito, o que preciso de fazer é saber qual é o valor justo a pagar por kWh e isso não vem em decreto lei nenhum, o que pretendo é encontrar alguém que tenha uma situação semelhante e saber como fez para calcular o custo...
  5.  # 10

    Só tens de pagar o teu consumo de energia e o eventual custo de aumento de potência caso tenha sido necessário fazer.
    • size
    • 29 setembro 2022

     # 11

    Colocado por: LCMJ
    Já está tudo feito, o que preciso de fazer é saber qual é o valor justo a pagar por kWh e isso não vem em decreto lei nenhum, o que pretendo é encontrar alguém que tenha uma situação semelhante e saber como fez para calcular o custo...


    Não necessita de encontrar alguém com semelhante situação.
    Apenas necessita de argumentar sobre o bom senso para o caso. E o bom senso é pagar apenas o que o seu contador apurar e respectivo IVA.
  6.  # 12

    Se a instalação for em BTN deveria ter os seguintes encargos:
    - custo de energia, incluindo custo de tarifas de acesso à redes e taxa de compensação pelo DL33/2022 se aplicável.
    - Imposto Especial Consumo (0,001€/kwh), sobre a energia consumida pelo carro elétrico.
    - IVA

    Caso seja necessário efetuar aumento de potencia, deverá pagar ainda o diferencial de custo entre a futura potencia contratada e a atual potencia contratada.

    Como devem ter instalado um circuito dedicado ao seu ponto de carregamento, com os devidos aparelhos de proteção instalados no quadro elétrico do condomínio, deveria ter ainda o encargo com a vistoria para certificação das novas instalações.

    No caso de a instalação do condomínio ser alimentada em BTE, os cálculos são mais complexos, pois tem outros custos, com potencia de hora de ponta, potencia contratada e energia reactiva.

    EDIT: Se fosse condómino, exigia que fica-se registado em acta, de quem era a responsabilidade em caso de avaria do circuito e dos equipamentos de protecção do mesmo e penalizações para incumprimento de pagamentos ou eventual adiantamento de valor de caução para pagamento de energia consumida.
 
0.0145 seg. NEW