Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Tenho já há muitos anos um termoacumulador / cilindro de água instalado aqui em casa. Ele está ligado à lareira de modo a que esta, quando está acesa, possa aquecer a água canalizada cá de casa e deste modo aproveitar a mesma água para os banhos. Ás vezes é difícil gerir quando tomar banho porque não sabemos se a agua já esta suficientemente quente. Existe algum tipo de sensor / termómetro que possa instalar para saber a temperatura do mesmo?

Nota: Apesar de ser um termoacumulador elétrico, este não está ligado à eletricidade, apenas serve para armazenar a água.

Aqui algumas fotos para verem o tipo de cilindro, se for necessário tiro mais para ver algum detalhe:

1664395340741
    2022-02-05-21-38-19
    • size
    • 28 setembro 2022

# 2

Poderá adaptar este;

https://www.electrofun.pt/sensores-arduino/termometro-digital-com-sonda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JMaia83
      xz3.jpg
    • size
    • 28 setembro 2022

# 3

Na dita lareira, a água é aquecida através de que equipamento ?
  2.  # 4

Colocado por: sizePoderá adaptar este;

https://www.electrofun.pt/sensores-arduino/termometro-digital-com-sonda
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JMaia83
      xz3.jpg

Sabe como proceder à instalação de um equipamento destes? Tive a pesquisar na internet mas não encontrei nada.

Colocado por: sizeNa dita lareira, a água é aquecida através de que equipamento ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JMaia83
    Está uma grelha (acho que o termo mais correto é serpentina) dentro do recuperador de calor, por onde passa a água onde esta é aquecida...
    • size
    • 29 setembro 2022

# 5

A melhor opção será introduzir a sonda do termómetro no interior do termoacumulador.
    Uma vez que está desactivada a função eléctrica, poderá sacar fora o termoestato com a respectiva varete e introduzir até ao fundo desse canal a sonda do termómetro, onde captará a temperatura.
  3.  # 6

Colocado por: sizeA melhor opção será introduzir a sonda do termómetro no interior do termoacumulador.
    Uma vez que está desactivada a função eléctrica, poderá sacar fora o termoestato com a respectiva varete e introduzir até ao fundo desse canal a sonda do termómetro, onde captará a temperatura.
    Tirei aqui umas fotos, onde será que está o termoestato, será aquela peça azul (que tem uma roda vermelha com uma seta)? Qual será o melhor procedimento para retirar o mesmo?

2022-09-30-20-11-50
    2022-09-30-20-11-14
    2022-09-30-20-09-53
    2022-09-30-20-09-10
    • size
    • 30 setembro 2022

# 7

O termoestato é aquele acessório rectangular de cor azul
    Desligar todos os fios e puxá-lo para fora.
      zxx.jpg
    • SrR
    • 30 setembro 2022

# 8

Colocado por: JMaia83Qual será o melhor procedimento para retirar o mesmo?
    puxar por ele
  4.  # 9

É só mesmo puxar depois de tirar aqueles fios? Não irá sair agua quando o tirar?
    • SrR
    • 30 setembro 2022

# 10

Colocado por: JMaia83É só mesmo puxar depois de tirar aqueles fios? Não irá sair agua quando o tirar?
    n
  5.  # 11

Tire o termostato e coloque a sonda lá dentro.
    • size
    • 1 outubro 2022

# 12

Colocado por: JMaia83É só mesmo puxar depois de tirar aqueles fios? Não irá sair agua quando o tirar?

Não tenha receio. O tubo receptor no interior do cilindro é hermético
      zxz.jpg
  6.  # 13

Feito, vou então encomendar o termómetro, depois em principio é só enfiar lá. Depois venho aqui reportar como correu, muito obrigado pela ajuda.

2022-10-01-18-16-38
  7.  # 14

Boa tarde,

Tenho a mesma dúvida que este utilizador. Já agora @Jmaia83 , pode relatar o que conseguiu?

Tenho um painel solar ligado ao acumulador. Existe apenas um ponto de entrada que é do termostato.
    Não tenho como saber qual é a temperatura interior da água.

Tenho outro termoacumulador dentro de casa de 150litros que utilizei com electricidade.

O meu plano é, em vez de aquecer 300 litros de água que fica muito mais dispendioso, com electricidade, do acumulador do painel solar, quando necessário, uso a electricidade para aquecer o termoacumulador que tenho dentro de casa.
    Mas, para isso, preciso saber se ao final do dia a temperatura da água do acumulador do painel, está baixa. Se sim, ligo o termoacumulador interior de 150litros.

Para saber a temperatura, teria que inserir uma sonda. Procuro um sistema que comunique envie temperaturas para via telemóvel eu saber sem ter que me deslocar ao telhado.
    A questão é onde inserir a sonda uma vez que não existe manómetro. Posso remover o termostato, mas, perco a possibilidade de fazer ligação da electricidade que, embora não seja meu propósito fazê-lo, poderá ser necessário.

Ainda, tenho esta dúvida: ao retirar o presostato não vai existir uma perda de temperatura pelo orifício?

Alguma ideia?

Informações úteis:
    É um alojamento com 7 quartos, raramente acontece mas pode acontecer 14 banhos num espaço de uns 30 minutos.
    O acumulador do painel solar de 2m2+2m2 = 4m2, tem 320 litros (não faço ideia quanto tempo demora aquecer). A condução de luz natural é muito favorável (é em Marrocos, zona muito quente, raramente está nublado).

No interior do edifício, termoacumulador que até agora, antes de existir o painel, sempre deu resposta, 150 litros a uns 70 ou 80 graus. No entanto, o consumo é brutal e as paredes estão a ter infiltrações, suspeito que seja da temperatura da água demasiado elevada.

O plano é então usar a energia solar alimentar o depósito de 320l e só se realmente necessário, ligar electricidade no depósito de 150l. Mas para isso, preciso saber qual a temperatura do depósito do solar para poder ter informação útil assim como perceber quantas horas são necessárias para aquecer os 320l a solar para saber se entre banhos manhã/noite, a energia solar é suficiente.

Obrigado pelas dicas/ideias.
    • size
    • 8 outubro 2024 editado

# 15

Colocado por: ridjumbambo
    A questão é onde inserir a sonda uma vez que não existe manómetro. Posso remover o termostato, mas, perco a possibilidade de fazer ligação da electricidade que, embora não seja meu propósito fazê-lo, poderá ser necessário.

Verifique qual o comprimento do tubo de alojamento da vareta do termostato e o comprimento da própria vareta, verificando se existe alguma folga no topo, onde possa alojar uma sonda de temperatura de 20 MM de comprimento.
    E, se entre o diâmetro da vareta e o diâmetro do tubo possa existir uma folga que possa permitir a passagem de um fio de 2 mm.

Tentativa de alojar o seguinte termómetro;
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ridjumbambo, Dias12
      termometro-digital-com-sonda.jpg
  8.  # 16

Ok, não tinha pensado nisso, meter os dois ao mesmo tempo.... pareceu-me ser um presostato comum, vou testar, obrigado!

E já agora sobre o sistema, faz sentido não usar electricidade no depósito de 300lt alimentado pelo painel solar e se baixa temperatura ao final de dia ligar electricidade do depósito termoacumulador que tem no interior do edifício de 150litros? (para não gastar tanta electricidade para aquecer 300lt). Claro que também dependerá da temperatura, mas se ambas estiverem a 20º, menor será o consumo de electricidade nos 150lt. Só preciso perceber se é possível fazer a água quente/morna do depósito do painel solar, entrar no termoacumulador interior por forma a que ao usar electricidade, não esteja a começar do zero a aquecer a partir de temperatura ambiente.

Colocado por: size

Verifique qual o comprimento do tubo de alojamento da vareta do termostato e o comprimento da própria vareta, verificando se existe alguma folga no topo, onde possa alojar uma sonda de temperatura de 20 MM de comprimento.
    E, se entre o diâmetro da vareta e o diâmetro do tubo possa existir uma folga que possa permitir a passagem de um fio de 2 mm.

Tentativa de alojar o seguinte termómetro;
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ridjumbambo
      termometro-digital-com-sonda.jpg
  9.  # 17

Só com uma bomba de recirculação entre o deposito do termossifão do telhado e o termoacumulador interior.

0.0152 seg. NEW