Iniciar sessão ou registar-se
    • cjmf
    • 30 setembro 2022

     # 1

    Olá forumeiros,

    Comprei este ano uma casa usada mas que se encontra em excelente estado. Tirando umas obras estéticas e pintura interior para outra cor (pormenor importante mais à frente), a casa não precisou de mais nada.

    Estou neste momento a avaliar soluções de aquecimento, mas antes de decidir qual a escolha final (BC ou GN), queria melhorar ao máximo o isolamento.

    Neste momento a casa tem certificado C, sendo que o ponto a necessitar de melhoria são os tectos: não tem isolamento entre o pladur e a laje (pelo menos no RC, no 1o não consegui verificar ainda).

    Como disse mais acima, a casa encontra-se em excelente estado e por isso estou a procura de uma solução para isolar os tectos sem ter de tirar fora o actual tecto falso em pladur, mas em algo que pudesse ser injectado ou introduzido por aberturas - seja os focos de iluminação ou alguma abertura mínima a fazer.
    Sei que existem soluções para parede (injeção nas caixas de ar).

    Encontrei algumas soluções lá fora, desde bolinhas de esferovite ou um material isolante inerte que parece recheio de almofadas, mas desconheço se existe por cá algo semelhante.

    Conhecem alguma solução que posso aplicar neste caso?
  1.  # 2

    Colocado por: cjmfConhecem alguma solução que posso aplicar neste caso?


    Insuflação de lã mineral, procure por Infinite Green, que fazem esse tipo de trabalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cjmf
      ursa.JPG
  2.  # 3

    Colocado por: cjmfOlá forumeiros,

    Comprei este ano uma casa usada mas que se encontra em excelente estado. Tirando umas obras estéticas e pintura interior para outra cor (pormenor importante mais à frente), a casa não precisou de mais nada.

    Estou neste momento a avaliar soluções de aquecimento, mas antes de decidir qual a escolha final (BC ou GN), queria melhorar ao máximo o isolamento.

    Neste momento a casa tem certificado C, sendo que o ponto a necessitar de melhoria são os tectos: não tem isolamento entre o pladur e a laje (pelo menos no RC, no 1o não consegui verificar ainda).

    Como disse mais acima, a casa encontra-se em excelente estado e por isso estou a procura de uma solução para isolar os tectos sem ter de tirar fora o actual tecto falso em pladur, mas em algo que pudesse ser injectado ou introduzido por aberturas - seja os focos de iluminação ou alguma abertura mínima a fazer.
    Sei que existem soluções para parede (injeção nas caixas de ar).

    Encontrei algumas soluções lá fora, desde bolinhas de esferovite ou um material isolante inerte que parece recheio de almofadas, mas desconheço se existe por cá algo semelhante.

    Conhecem alguma solução que posso aplicar neste caso?

    Eu priorizava o isolamento do plenum do 1º andar, a não ser que o RC tenha isolamento vertical insuficiente. Tem acesso ao sótão, ou é cobertura plana?
    • cjmf
    • 30 setembro 2022

     # 4

    Olá Vitor,

    É cobertura plana, não tem sótão.
    A casa é em banda, com casas coladas em ambos os lados, frente virada a sul e traseira a norte, parede dupla com caixa de ar, janelas simples de vidro duplo.

    Acha que seria suficiente então apenas o isolamento do tecto do primeiro andar?
    No res de chão seria sempre uma mais valia a nível acústico mas a minha prioridade é mesmo térmico.
  3.  # 5

    Como referi atrás, priorize o isolamento desse teto, eventualmente poderá também isolar as paredes exteriores pelo interior, considerando que é uma moradia entre moradias, só necessita de isolar termicamente essencialmente a parede da frente e das traseiras.
    • cjmf
    • 4 outubro 2022

     # 6

    Olá novamente,

    Só para complementar os dados do post inicial, o que consta da ficha técnica:
    Lage aligeirada (pré-esforçada e pré-fabricada e abobadilha ceramica de 24cm), com colocação superior de isolamento (placas de poliestireno extrudido de 40mm), seguindo-se a colocação de duas camadas de tela asfáltica cruzada de 3kg/m2 e 5kg/m2.
    Depois pelo interior leva apenas o tecto falso com placas de gesso.

    Tendo em conta isso, acham que a insuflação da lã mineral será suficiente (e que é melhor que nada), tendo em conta que o espaço tem em media 13cm, ou será dinheiro desperdiçado?

    Nota: é uma casa de 2008.
  4.  # 7

    NOs meus tetos coloquei celulose insuflada pelos buracos dos focos. Ficou bem e resolveu a condensação que se criava no teto. Nunca mais apareceu.
  5.  # 8

    Porque razão quer isolar termicamente o teto do RC?
  6.  # 9

    40 mm de XPS na cobertura é manifestamente pouco. A solução pode passar por insuflar lã mineral no plénum dos tetos do primeiro piso, ou refazer os mesmo com um isolamento mais capaz (lã mineral de maior densidade e espessura / XPS de maior espessura).
    • cjmf
    • 4 outubro 2022

     # 10

    Colocado por: nunogouveiaPorque razão quer isolar termicamente o teto do RC?


    Esse ponto já não é questão, já percebi no entretanto que em termos energéticos os ganhos seriam quase nulos, teria só alguma vantagem a nível de isolamento acústico.
    • cjmf
    • 4 outubro 2022

     # 11

    Colocado por: Vítor Magalhães40 mm de XPS na cobertura é manifestamente pouco. A solução pode passar por insuflar lã mineral no plénum dos tetos do primeiro piso, ou refazer os mesmo com um isolamento mais capaz (lã mineral de maior densidade e espessura / XPS de maior espessura).


    Infelizmente refazer o tecto nesta fase está fora de questão pois os tectos e paredes foram pintados agora há pouco.. Daí estar a procurar por soluções menos invasivas como a insuflação.

    Obrigado a todos pela ajuda
    • cjmf
    • 4 outubro 2022 editado

     # 12

    Colocado por: paulosNOs meus tetos coloquei celulose insuflada pelos buracos dos focos. Ficou bem e resolveu a condensação que se criava no teto. Nunca mais apareceu.


    Teve algum tipo de precaução ou preparação em relação aos focos e cablagem?
  7.  # 13

    Colocado por: cjmfenerg

    Não foi necessário nada. a celulose não incendeia por isso não há perigo nenhum. O homem pegou num molho dela e chegou-lhe com o isqueiro e nada, não arde.

    Faz é uma sujeira que nem é bom, ao isuflar num dos focos, pelos outros sai pó como se fosse uma serração ou pior, horrível. não via nada no quarto a mais de 3m.
  8.  # 14

    Colocado por: pauloscelulose não incendeia por isso não há perigo nenhum.

    Isos não é verdade, segundo as fichas técnicas, a reacção ao fogo é Euroclasse E. pelo que não pode ser utilizada em muitas situações...
    • cjmf
    • 4 outubro 2022

     # 15

    Colocado por: Pedro Barradas
    Isos não é verdade, segundo as fichas técnicas, a reacção ao fogo éEuroclasse E. pelo que não pode ser utilizada em muitas situações...


    Já pedi um orçamento, o material sugerido foi Lã mineral (em vez da celulose) da Ursa e pela ficha técnica e Euroclasse é A. Posso deduzir que pode ser colocada sem particular precaução com a instalação dos focos, certo?
  9.  # 16

    Colocado por: cjmfUrsa e pela ficha técnica e Euroclasse é A

    VocÊ quer dizer A1?
    Não confunda com a classificação de emissões relativas à qualidade do ar interior... Já tive pessoal a teimar comigo que o material da espuma PU projectada, era "classe A".. era, mas não era para efeitos de classificação de reacção ao fogo (E) ;)
  10.  # 17

    O OP deve estar a referir-se ao produto Ursa Pureone Floc: https://d7rh5s3nxmpy4.cloudfront.net/CMP1520/files/8/F_URSA_PUREONE_PureFlocKD_PT.pdf
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
    • cjmf
    • 4 outubro 2022

     # 18

    Colocado por: Vítor MagalhãesO OP deve estar a referir-se ao produto Ursa Pureone Floc:https://d7rh5s3nxmpy4.cloudfront.net/CMP1520/files/8/F_URSA_PUREONE_PureFlocKD_PT.pdf
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas


    Sim isso mesmo.
 
0.0211 seg. NEW