Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos

    Frequento com regularidade este forum e tenho aprendido muito!!!
    Estou aqui para pedir conselho acerca do isolamento de um sótão de uma casa antiga.
    A casa em questão fica muito fria no inverno e suspeito que grande parte do calor seja pedrido através da laje do sótão.

    Para aumentar o isolamento da laje tenho duas alternativas em mente:
    1 - colocar wallmate com uns 5 cm nas madeiras que suportam o telhado.
    2 - colocar no chão do sótão algo tipo lã mineral ou outro isolante que tenha o mesmo efeito.

    O telhado é muito antigo e tem algumas madeiras empenadas (como se pode ver nas fotos), além disso tem inúmeros apoios que poderão dificultar a colocação das tais placas wallmate. Atualmente o telhado tem muitos “buracos” entre as telhas por causa do formato destas que mantém sempre espaços livres entre elas. Tano assim é que o sótão tem muitas agulhas de pinheiro e outras plantas secas que lá foram parar por causa do vento. Se pusesse as tais placas toda o volume do sótão iria funcionar como “caixa de ar isolante” certo?
    A opção 2 é mais simples mas tenho tubagens e fios a correr pelo chão o que não seria problema acho eu.
    Que me recomendam opção 1 ou 2?
    Já agora o que é que faço aos depósitos de lusalite que descobri lá? Que empresas é que os podem tirar de lá (terão de os partir).
    Desde já agradeço a atenção dispensada.
    Os melhores cumprimentos.
    Rui
      image001 reduzido.jpg
      image007 reduzido.jpg
      image006 reduzido.jpg
  2.  # 2

    Ninguém?
  3.  # 3

    Opção 2. Mais barata e não interfere com o telhado.
    O seu telhado é como o meu, antigo e com muita respiração:)
    Por causa disso meti-lhe uma membrana da Onduline (Ondutiss Air, se não me engano) por cima da lã para a proteger.
  4.  # 4

    Obrigado SS1128,

    Seria portanto, de baixo para cima: laje,manta de lã de rocha, onduline.
    A lã de rocha + onduline aguenta bem a humidade e eventualmente alguns pingos?
    Deixo os cabos eletricos por baixo ou puxo-os para cima?

    Obrigado desde já.
  5.  # 5

    onduline!? onde? teria de desmanchar o telhado todo para meter a onduline.


    Uns pingos não fazem mal à la de rocha. meta a la de rocha, 100mm. escolha um percurso que queira acessivel para manutenção desses depositos ou outras coisas. pode meter placas de XPS, ou uns blocos de madeira e umas pranchas de madeira/ osb - Manter o isolamento continuo.
    Isto é o mais economico , facil de executar e vai notar melhorias substanciais! muito substanciais.
    As instalações podem e devem ficar onde estã. a Manta de la mineral colmatará isso tudo. tem de aplicar a manta bem apertada entre camadas/ emendas e o perimetro.
  6.  # 6

    Muito obrigado.
    Vou então investir na opção 2.
    Se alguém conhecer empresas com experiência neste tipo de isolamentos e que tenha preços simpáticos diga-me.
    Isto é na zona de Sintra.

    Não pretendo ter acesso aos depósitos, quero é livrar-me deles.

    Muito obrigado mais uma vez.
  7.  # 7

    Meça o espaço, encomende os rolos de lâ.... pegue na faca serrilhada de cortar pão e é só estender a dita pelo pavimento fora. não tem nada que saber.
    ( calce umas luvas, meta uma mascara por causa das fibras, e se quiser um fato integral de pintor)
    Eu tratei sozinho de 150m2, em dois dias. Só necessitei de ajuda para passar os rolos para dentro do sotão.

    Não tem capacidade para tratar você dessa empreitada?
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  8.  # 8

    São cerca de 250 m2 e eu tenho zero experiência...

    Ao investigar vi que existem modelos com folha de alumínio que eventualmente seriam mais adequadas para zonas húmidas, mas nem sei para que lado fica o alumínio, se para cima se para baixo.

    Tenho a certeza de que a a laje que lá está é muito porosa, pois já tive uma inundação , fiquei surpreendido com quantidade de água que o "betão" absorvia, veio tudo parar aos quartos abaixo.

    Dado que o sótão é muito arejado, tenho algum receio que as fibras possam voar pelo meio das telhas e venham parar aos pátios exteriores, mas se calhar é um exagero este receio.

    Se arranjar alguém com alguma experiência até me aventuro e ajudo, caso contrário prefiro pagar a alguém que saiba.

    Obrigado mais uma vez
  9.  # 9

    Colocado por: rurbanoAo investigar vi que existem modelos com folha de alumínio que eventualmente seriam mais adequadas para zonas húmidas, mas nem sei para que lado fica o alumínio, se para cima se para baixo.

    a meter, mete com papel kraft, voltado para baixo. Se anda ssim lhe fizxer impressão ter a la à mostra, compra uma tela de cobertura, transpirante.
  10.  # 10

    Colocado por: rurbanoDado que o sótão é muito arejado, tenho algum receio que as fibras possam voar pelo meio das telhas e venham parar aos pátios exteriores, mas se calhar é um exagero este receio.

    claro que não, a manta mantém a sua integridade.... lolol
  11.  # 11

    Colocado por: rurbanoSe arranjar alguém com alguma experiência até me aventuro e ajudo, caso contrário prefiro pagar a alguém que saiba.

    Limpe o sotão primeiro e arrume essas coisas num canto.
  12.  # 12

    Muito obrigado!!!

    Vou começar a procurar fornecedores.
    Depois de feito ponho umas fotos aqui.

    Até breve.
    • TMMJ
    • 6 outubro 2022

     # 13

    Uma questão, qual é a grossura que recomendam? No meu certificado energético feito em 2021 tenho 10cm de lã de rocha... e se fosse XPS, ficava melhor servido? Para uma área de 200m2.
  13.  # 14

    Colocado por: rurbanoNinguém?


    Faça como já lhe sugeriram, espalhe a lã mineral sobre a laje , se quiser uma proteção extra agrafe uma membrana tipo a Ondutiss nos barrotes. Aplique sobre a horizontal e comece a colocar de cima para baixo com uma sobreposição mínima de 10 cm, de forma que se alguma chuva entrar por entre as telhas escorra pela tela abaixo até a zona do algeroz.
    • SS1128
    • 6 outubro 2022 editado

     # 15

    A forma como apliquei em casa foi:
    - Limpar o sótão (tirar o grosso do lixo que se vai acumulando);
    - Colocar a primeira camada de lã (no meu caso, 80mm) com o papel kraft virado para baixo;
    - Colocar a segunda camada de lã (também de 80mm), cruzada com a primeira e sem o papel kraft;
    - Colocar a membrana Ondutiss Air (ou similar) por cima da lã para a proteger do lixo e humidade que entra pelas telhas;

    Não tem grande ciência meter isto, é chato se o sótão for baixo, mas nada de muito complicado.
    É importante colocar o mais possivel para encostada às laterais, sem tocar nas telhas, para evitar ter pontes partes não isoladas do lado de dentro da habitação.

    Eu comprei a lã na Termipol (Oliveira de Azeméis), mas tenho visto bons preços no Leroy..

    EDIT: O meu telhado é de 4 águas, pelo que não há paredes expostas dentro do sótão, nos meus pais já tinha essas paredes pelo que optei por subir essas paredes com XPS e depois encostei a lã. Foi numa de evitar possíveis pontos de condensação enconstados à lã.
  14.  # 16

    Colocado por: SS1128A forma como apliquei em casa foi:
    - Limpar o sótão (tirar o grosso do lixo que se vai acumulando);
    - Colocar a primeira camada de lã (no meu caso, 80mm) com o papel kraft virado para baixo;
    - Colocar a segunda camada de lã (também de 80mm), cruzada com a primeira e sem o papel kraft;
    - Colocar a membrana Ondutiss Air (ou similar) por cima da lã para a proteger do lixo e humidade que entra pelas telhas;

    Não tem grande ciência meter isto, é chato se o sótão for baixo, mas nada de muito complicado.
    É importante colocar o mais possivel para encostada às laterais, sem tocar nas telhas, para evitar ter pontes partes não isoladas do lado de dentro da habitação.

    Eu comprei a lã na Termipol (Oliveira de Azeméis), mas tenho visto bons preços no Leroy..

    EDIT: O meu telhado é de 4 águas, pelo que não há paredes expostas dentro do sótão, nos meus pais já tinha essas paredes pelo que optei por subir essas paredes com XPS e depois encostei a lã. Foi numa de evitar possíveis pontos de condensação enconstados à lã.


    Tudo certo, contudo se tivesse colocado a membrana junto às telhas criaria uma barreira mais eficaz à chuva que pudesse entrar e essencialmente ao vento.
    • TMMJ
    • 6 outubro 2022

     # 17

    A lã de vidro tem que ser aplicada imediatamente debaixo das telhas ou pode assentar na placa?
  15.  # 18

    Pousada diretamente na laje, isto se não tiver que usar o sótão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TMMJ
    • TMMJ
    • 6 outubro 2022

     # 19

    Colocado por: Vítor MagalhãesPousada diretamente na laje, isto se não tiver que usar o sótão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TMMJ

    Obrigado, não será para suar.
    Alguma diferença entre lã e esferovite?
    Recomendam os 10cm de espessura ou poder ser menos? (Vi que o preço aumenta substancialmente com a grossura).
    Obrigado
  16.  # 20

    Os ratos adoram o esferovite (EPS), entre o barulho de roer o EPS/XPS e a lã mineral (que não o fazem) é preferivel esta ultima. A lã mineral fica por uma fração do XPS/EPS considerando as mesmas espessuras. A lã mineral adapta-se melhor às irregularidades que possa ter na laje, por via de infraestruturas, etc...

    Quanto ao preço, no Leroy vendem a 3,78€ o m2 (iva incluído), considere o dobro e dobra a espessura (12 cm).
 
0.0191 seg. NEW