Iniciar sessão ou registar-se
    • baxe
    • 1 outubro 2022

     # 1

    Boa noite,

    preciso de escolher um exaustor de encastre.
    Estou indeciso entre os seguintes equipamentos:
    BOSCH - Exaustor - DFS067A51 - https://www.bosch-home.pt/catalogo/cozinha/exaustores/exaustores-telescopicos/DFS067A51#/Tabs=section-manuals/Togglebox=manuals/Togglebox=accessories/
    TEKA - Exaustor CNL 6815 PLUS INOX - https://www.teka.com/pt-pt/produto/cnl-6815-plus_40436840/?gclid=Cj0KCQjwyt-ZBhCNARIsAKH1176SwCEs2sFcvKmcAEF5Fblmt-3AVxVe0r5g6RJavtEM7Bo6tL-dSQ4aAiEREALw_wcB
    AEG DPE5660M - https://www.aeg.com.pt/kitchen/cooking/cooker-hoods/integrated-hood/dpe5660m/

    O Bosch tem dois motores, e uma potencia de 144. Nao consigo perceber se é por motor ou no total. O poder de extração e de 730m3. Vi bom feedback relacionado com o poder de extração e ruido.
    O AEG parece que o motor tem uma potencia maior.
    O Teka é o mais simples, mas mesmo assim tem um preço apelativo tendo em conta as outras duas opções.
    Alguem conhece algum destes modelos? Por estes valores, por qual optariam? mono motor ou motor duplo? Ter dois motores é relevante?
  1.  # 2

    O que interessa reter é:
    Potencia de extracção e ruido.
    e compare as velocidades com volume de extração/ ruído.

    A "potencia" / consumo do motor pouco importa e também se tem um ou dois motores. ou melhor quanto menos consumir melhor ;)
    Onde leu que o BSH tem 2 motores!? Não tem.

    O BSH parece ser o mais eficiente em termos de extração/ ruido e o que consome menos energia...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: baxe
    • baxe
    • 1 outubro 2022

     # 3

    de facto no site deles não indica, mas nos sites de venda menciona ter 2 motores. Exemplo na worten: https://www.worten.pt/grandes-eletrodomesticos/encastre/exaustores/exaustor-bosch-dfs067a51-399-m3-h-59-8-cm-inox-7376293
    Estaria mais inclinado para esse também
  2.  # 4

    não tem 2 motores ( mas tem 2 luzes!!!).... no vale do paiva, custa 340€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: baxe
    • AMVP
    • 1 outubro 2022

     # 5

    Se tem gas natural, tenha em atencao que a capacidade de extracao pode interferir com a extracao de fumos.
    Quanto a capacidade de 730 m3, eu tenho uma cozinha de 14 m2 com um pe direito de 2,6 mts é olhe que o meu Exaustor, que tem essa capacidade, é um exagero.
    Quanto a marcas, pq nao procura outras? Pode encontrar opcoes a preços mais acessíveis, se for relevante para si é claro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: baxe
    • baxe
    • 1 outubro 2022

     # 6

    Tudo elétrico.
    A cozinha em si tem cerca de 15m2 com 2.42 de altura mas é open space para uma sala de jantar, embora não seja alinhada com a cozinha, é um espaço aberto - daí optar por uma extração maior.

    Bosch tem fama de ser fiável - mas não conheço. Por vezes o nome vale o que vale.
    A julgar pelas especificações, é o que consome menos. embora este tipo de equipamento so esteja ligado quando se cozinha.

    Quanto à questão do número de motores:
    Worten indica que tem 2, Media Market igual:
    https://mediamarkt.pt/products/exaustor-bosch-telescopico-59-8cm-dfs067a51?variant=39309969457227

    Quanto a outras marcas, coloquei aqui um AEG. Tem 660m3 de extração e cerca de 80€ mais barato. e um Teka, que a nivel de certificação energética não está muito longe das outras marcas, peça pela filtragem de gorduras e pelo ruido que faz.
  3.  # 7

    eu tenho essa da teka, e aquilo é um monstro a puxar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: baxe
  4.  # 8

    Vá ver da CATA tb.

    Ou compre o mais barato dos modelos que meteu, vai servir igual. Não acredito que tenha de utilizar a velocidade de extracção mais elevada.
    Concordam com este comentário: AMVP
    • AMVP
    • 2 outubro 2022

     # 9

    Veja a glem, sao bem mais baratos e, pelo menos o meu, funcionam bem. O meu é de encastre, nao telescopio mas julgo que nao tera diferenca ao nivel da performance
  5.  # 10

    Boa tarde
    Também ando a sondar os exaustores, para decidir qual escolher.
    Relativamente aos exaustores telescópicos, numa cozinha como a da imagem, quando abrimos a "gaveta", não ficamos com pouca, ou nenhuma visibilidade para o fogão/ placa?

    Obrigado
      IMG_20221109_165636.jpg
  6.  # 11

    Acabei de ver uma publicação de um influencer que demonstra exatamente a minha questão.
    Poderão ser os exaustores de encastrar, sem gaveta, de uma gama média, tão ou mais eficientes que um exaustor de gaveta?
    Concordam com este comentário: baxe
      IMG_20221109_170512.jpg
  7.  # 12

    Colocado por: jn.neivaRelativamente aos exaustores telescópicos, numa cozinha como a da imagem, quando abrimos a "gaveta", não ficamos com pouca, ou nenhuma visibilid

    Nesse caso não é de gaveta. O exaustor fica integrado no espaço do armário de parede. E funciona bem também.

    Deixe lá os influencers... Os equipamentos têm fichas técnicas, compare.
    Em teoria, funciona igualmente bem, com ou sem gaveta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jn.neiva
  8.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradas
    Nesse caso não é de gaveta. O exaustor fica integrado no espaço do armário de parede. E funciona bem também.

    Deixe lá os influencers... Os equipamentos têm fichas técnicas, compare.
    Em teoria, funciona igualmente bem, com ou sem gaveta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jn.neiva


    Obrigado pelo esclarecimento Pedro Barradas.
    A minha questão prende-se mais a nível de ergonomia. Pois fiquei com a sensação que quando abrimos a gaveta, perdemos visibilidade para a placa.
    O que me leva neste momento a estar mais inclinado para um exaustor integrado.
  9.  # 14

    Colocado por: jn.neivaperdemos visibilidade para a placa.
    O que me leva neste momento a estar mais inclinado para um exaustor integrado.

    dependerá da altura do movel superior e da altura do utilizador. visibilidade nunca perde, pode é dar umas cabeçadas.
    Se puder ir a um IKEA, ou outro showroom de cozinhas, pode ver in loco e tirar as teimas. Já foi ver ao vivo!!? Mexer nas coisas.
    Há coisas que não é no pinterest, ou no catalogo, é ir lá mexer, sentir, viver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jn.neiva
  10.  # 15

    Colocado por: Pedro Barradas
    dependerá da altura do movel superior e da altura do utilizador. visibilidade nunca perde, pode é dar umas cabeçadas.
    Se puder ir a um IKEA, ou outro showroom de cozinhas, pode ver in loco e tirar as teimas. Já foi ver ao vivo!!? Mexer nas coisas.
    Há coisas que não é no pinterest, ou no catalogo, é ir lá mexer, sentir, viver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jn.neiva

    Tem razão, nada melhor do que ver inloco.
    Por acaso já dei umas voltas, inclusive no ikea, mas esta dúvida do exaustor só surgiu agora. Quando tiver oportunidade vou passar lá novamente.
    Muito obrigado
    • baxe
    • 17 abril 2023

     # 16

    Venho partilhar que o meu exaustor ficou como o da foto partilhada.
    Não é um crime, mas causa comichão cozinhar e ter ali algo a tapar a visibilidade.
    Depois analisei outras cozinhas e normalmente elevam um pouco o exaustor.
    Acho que tudo se resume à guerra da estética vs funcional.
  11.  # 17

    Colocado por: pauloagsantoseu tenho essa da teka, e aquilo é um monstro a puxar
    Estas pessoas agradeceram este comentário:baxe
    e que tal o ruído ? Faz muito ?
    Tambem estou inclinado para o CNL 6815plus, por cerca de 200€ acho que nao encontro melhor…
  12.  # 18

    Boa tarde,

    Aproveitando este tópico para tirar algumas questões, mesmo sabendo que já foi debatido inúmeras vezes.
    Estou a remodelar um apartamento, o teto foi todo feito em pladur e rebaixado em 20cm, desta forma o tubo de extração ficou direto para o exterior sem usar o do prédio.

    Foi feito openspace, com uma área aproximada de 30m2.

    Pretendo agora comprar um exaustor integrável, com pelo menos 75cm de largura, uma vez que a placa irá ser de 60cm.

    Entre os indicados abaixo, qual será a escolha mais acertada?

    https://youget.pt/pt/exaustor-aeg-dge5861hm-580-mh-inox
    https://www.tien21.pt/grandes-electrodomesticos/encastre/exaustores/exaustor-teka-gfl87760eosix-760-m3-hora-a-a/37751767
    https://www.worten.pt/produtos/exaustor-bosch-dhl785c-630-m3-h-70-cm-inox-5551912

    Deixo também algumas fotos da cozinha.
      Capturar7.JPG
      801278e0-607a-4da8-b108-2d26f1c67bd0.jpg
 
0.0203 seg. NEW