Iniciar sessão ou registar-se
    • mjds
    • 21 janeiro 2010

# 1

Boa tarde a todos!

Sendo este o meu primeiro tópico neste fórum, queria dar os parabéns a todos os participantes pelo contributo que aqui têm deixado e que muito me tem ajudado!

Brevemente irei construir a minha moradia e neste momento tenho uma dúvida importante.
    Gostaria que a moradia fosse totalmente preta pois já vi também em mais duas moradias e adorei.
    No entanto, até que ponto esta cor vai influenciar o desempenho térmico da minha casa?
    A casa está prevista ser contruída com parede simples em tijolo térmico (creio que de 20cms) e isolamento exterior em xps.
    Já andei à procura de informações na net acerca de xps preto e ainda não encontrei nada..
    O meu projectista é da opinião que esta cor nos obrigará a um maior uso do AC no verão enquanto 2 empreiteiros com quem falei disseram não ter problema de maior já que o XPS em si já é bom isolante independentemente da cor..

Obrigado!
  1.  # 2

Colocado por: mjds2 empreiteiros com quem falei disseram não ter problema de maior já que o XPS em si já é bom isolante independentemente da cor..

Eu adoro esta confiança cega na técnica. Já parece a discussão sobre se os vidros XPTO são suficientes para isolar da energia radiante do sol!
  2.  # 3

Colocado por: mjds
    O meu projectista é da opinião que esta cor nos obrigará a um maior uso do AC no verão enquanto 2 empreiteiros com quem falei disseram não ter problema de maior já que o XPS em si já é bom isolante independentemente da cor

Não sou perita nas questões da térmica nem dos RCCTE mas... a cor influencia e muito... é sabido que o branco reflete a luz... ora tudo o que seja tons escuros faz o efeito contrário... absorve a luz e o calor...

Quem lhe disse que o XPS em si faz tudo, disse mal. O proprio tijolo, se é termico ou não, o tipo de sistema de aquecimento/arrefecimento, o tipo de cobertura, o tipo de vidro e área em vidro de sua casa, os materiais usados no interior (como gesso cartonado ou pavimento XPTO que podem ter diferentes inércias térmicas), e mesmo a COR usada na fachada - TUDO ISTO INFLUÊNCIA o projecto de RCCTE e o tipo de classificação (A+,A,B,C,D,E) que a sua casa poderá ter...
  3.  # 4

Preta?...faça já um mealheiro para pintar todos os anos e para ar condicionado no verão
  4.  # 5

Li algures uma lista de cores e desempenho térmico que era interessante. Não em relação ao preto, que não tem discussão possível, mas em relação ao encarnado e azul, que têm comportamentos diferentes, que eu desconhecia (devo ter algures uma fotocópia).
  5.  # 6

Que eu conheça não há xps preto.
    A cor preta é dada pelo revestimento final do xps que por norma é uma tinta qualquer.
    A cor preta tem a "vantagem" de ser a cor que menos reflete os raios solares pelo que a sua casa irá estár mais afactada por estes.
    Nada como por essa questão ao projectista do projecto de térmica de forma a que o mesmo seja executado atendendo a esta particularidade.
  6.  # 7

preta preta?
    espero que não seja no alentejo :)
    não vá por ai, escolha outra cor, em todo o caso o que se costuma fazer é compensar alçados a norte, e pintar/acabar de uma cor escura, mas só ai, tudo preto é complicado equilibrar perdas e ganhos.
  7.  # 8

Esperai um pouco, que se calhar o moço está a referir-se ao EPS, que agora há um preto (mais propriamente, grafite). Mas, mesmo assim, parece-me que precisa de revestimento.
    Isto da moda dos vampiros começa a cair um bocado no exagero.
  8.  # 9

Eu de cores só aviso que algumas delas são quase impossíveis de se manterem, tipo os azuis escuros, alguns amarelos e vermelhos. O sol dá cabo delas

Por isso, escolha qualquer uma, desde que seja branca
  9.  # 10

Colocado por: PauloCorreiaPor isso, escolha qualquer uma, desde que seja branca

:) :)
  10.  # 11

+1
    • Jonh
    • 21 janeiro 2010

# 12

Não levem a mal, mas por causa disto, lembrei me logo do tal que pintou a casa de preto porque ouviu na televisão que "a casa branca ia ser bombardeada"...

:)
  11.  # 13

Meus senhores...
    O preto tem as suas vantagens!
    Uma deles é não se notarem as cag.. das moscas por exemplo.
    •  
      FD
    • 21 janeiro 2010

# 14

Colocado por: mjdspois já vi também em mais duas moradias e adorei

Há fotos desse avistamento?

Eu vi algo parecido que documentei aqui: Reportagem fotográfica - casas que eu vi :).
  12.  # 15

Segundo o RCCTE, a cor vai influenciar no cálculo dos Ganhos Solares pela Envolvente Opaca (paredes, coberturas, etc...) e no cálculo dos Ganhos Solares pelos Envidraçados Exteriores.

A título de exemplo:
    branco - coeficiente de absorção solar = 0,4
    preto - coeficiente de absorção solar = 0,8
    é só o dobro!

E não, não tem nada a ver com o isolamento térmico.

No entanto o seu projectista de RCCTE saberá esclarer esta situação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mjds
      cor.jpg
  13.  # 16

Não estando a fazer apologia ao preto, deixo aqui algumas imagens de casas com acabamento em negro/cinza

Casa Barone - WRB architects - Suécia
    casa barone 1
    casa barone 2
    casa barone 3

Casa no Funchal - arq Paulo David
    Paulo David 1
    paulo david 2
  14.  # 17

epá essas fotos quase que eram minhas :) fotografei essa casa do funchal
    na suiça não há problema, o sol não é assim tanto e quando aparece é fraco.
    na madeira as temperaturas não têm grande alterações, claro que no pico do verão haverá uma maior absorção de raios solares pelas paredes, mas não me parece grave.
      casav7.jpg
      casav3.jpg
      casav4.jpg
      casav2.jpg
      casav1.jpg
    •  
      Mk Pt
    • 21 janeiro 2010 editado

# 18

Caso tenha orçam€nto pode sempre optar por painéis fenólicos ou Viroc.. Tem o tijolo térmico à mesma, revestimento exterior em XPS e depois os painéis no exterior...

Tem que ter noção que a maior parte das cores caso sejam pintadas no exterior rapidamente desaparecem porque são 'comidas' pelo sol...
    Logo, cores alternativas [e principalmente a caminhar para o escuro...] só devem ser feitas com materiais/revestimentos tipo azulejo, pedra ou imitação de pedra como há agora alguns produtos, painéis, etc... E a aplicação destes materiais tem sempre de ser bem feita [para que não exista problemas e para não comprometer durabilidade], logo sai um bocado caro, mas também se estiverem bem aplicados não requerem manutenção [como por exemplo, pintar..]...

No caso dos painéis que referi acima normalmente as empresas a que comprar os painéis é que fazem a montagem [não são os pedreiros do empreiteiro], para garantir que é bem aplicado [depois fornecem garantia de uns 10 anos pelo menos]...

Não faço ideia do orçamento e do que pretende, mas isso de ver algo diferente, gostar e também querer tem os seus custos....
    • mjds
    • 22 janeiro 2010

# 19

Obrigado a todos pela ajuda!

A ideia da casa em preto prendia-se sobretudo com questões de gosto (sempre discutíveis, é claro). No meu entender, torna as casas até mais discretas.
    Quando me for possível, colocarei aqui fotos das casas pretas que vi.

Quanto aos materiais, já suspeitava que teriam que ser de boa qualidade devido ao calor absorvido mas não sabia até que ponto o ETICS (apesar de atrás ter falado em XPS, o sistema previsto é ETICS) só por si seria suficiente.

Entrando pelos fenólicos e Virocs o preço já começa a subir em flecha.. As casas em questão tinham paredes lisas e como as avistei um pouco ao longe não consegui ver exactamente qual o tipo de revestimento exterior.
  15.  # 20

... só agora li este tópico.. existe EPScinza.. é EPS com grafite, tem melhor comportamento térmico que o dito normal.
    O que influência nas questões térmicas, é a cor do revestimento exterior. aliás já abordado em comentários anteriores...

tópico que aborda o assunto:
    https://forumdacasa.com/discussion/1597/capoto/

Fabricante:
    http://www.isosfer.pt/isosfercenter.htm

0.0216 seg. NEW