Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma moradia T4 em banda, acesso difícil ao telhado (2 águas em telha lusa), caldeira Baxi Neodens 28&28 situada no exterior ao nível do piso -1 instalada no ano passado.

    Acontece que a caldeira tem micro acumulação, não tendo acumulador em si. Era algo que já sabia, mas como consequência a água demora um bocado a chegar quente quando solicitada.

    Gostaria de investir numa solução que ajudasse a reduzir este efeito, o que me leva a 1 de 3 hipóteses:
    - Investir num acumulador (a caldeira está preparada para tal)
    - Investir num termossifão
    - Investir num painel com circulação forçada

    Embora não tenha aprofundado custos, tenho ideia que a 2ª e a 3ª possibilidades são mais caras mas permitem-me ter água quente em alguns períodos sem encargos.

    Do pouco que tenho lido, a solução de termossifão parece-me ser acessível quando comparada com circulação forçada, pois quer o painel quer o depósito estão juntos. Mas dada a limitação de acesso ao telhado que referi, fico na dúvida sobre a solução de painel com circulação forçada, assim só teria o painel no telhado e o acumulador noutro ponto, talvez junto a caldeira.

    Agora duvidas
    A solucao de circulacao forcada acaba por ser mais complexa na instalaçao, manutenção e potenciais avarias?
    Qual a solução destas que enumerei mais equilibrada em termos de custos/manutenção/longevidade?
    Posso tirar partido da caldeira, de forma automática, para aquecer a água do deposito caso não haja sol suficiente?
    Ou estas soluções não se justificam genericamente e mais vale apostar apenas num acumulador?

    Obrigado.
    • SrR
    • 5 outubro 2022

     # 2

    A funcao de micro acumulação esta activada?
  2.  # 3

    Desculpe a demora na resposta, sim, está ativa
  3.  # 4

    meta uma bomba de calor que ainda por cima é mais em conta
    • SrR
    • 6 janeiro 2023

     # 5

    Colocado por: jorgealvesmeta uma bomba de calor que ainda por cima é mais em conta
    que no caso em concreto vai acontecer quase o mesmo fenômeno que acontece com a caldeira
 
0.0109 seg. NEW