Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Comprei casa à cerca de 8 meses e até agora não tinha tido nenhum problema com a mesma. Até que hoje, para meu grande espanto, reparo num "tufo" de bolor a sair de uma junção de rodapés. Depois de observar bem todo o rodapé da casa notei que o bolor apenas se encontra nas junções dos rodapés, na sala e no quarto, junto às portas que dão para a varanda. Moro em Faro, as janelas estão viradas para noroeste e o prédio está contruido desde 2007. Moro no quarto andar num prédio de 8 andares. O chão é em parquet flutuante.
    Procurei nas paredes manchas de humidade mas não existe nada, só mesmo o bolor nos rodapés, que se encontra num dos lados da porta da sala (que é o pior e que está na fotografia em anexo) e nos dois cantos do rodapé junto à porta do quarto.
    Qual poderá ser a origem do bolor e como poderei removê-lo de uma forma eficiente e definitiva?
    Em anexo envio uma fotografia.
    Agradeço desde já a vossa ajuda.

    Cumprimentos
    Catarina Prudencio
      bolor rodapé.JPG
    •  
      MartaD
    • 21 janeiro 2010 editado

     # 2

    Ui, isso não é nada comparado com o que eu tenho na minha casa que só foi construída há 1 ano e meio. O tópico que eu abri parece um filme de terror em fotos eheheheh
    Realmente o seu é pouco bolor, mas é na mesma bolor! E é estranho estar a sair assim do canto .Esse é mais bonito que o meu :P
    Mas agora a sério, não sei como resolver isso, senão resolvia o meu também :(

    edit:
    A caixilharia de alumínio está vedada com silicone? Por fora? Por dentro?
    É que a minha não tem qualquer silicone e entra-me água entre a parede e o aluminio.
    •  
      FD
    • 21 janeiro 2010

     # 3

    Com o devido arejamento, lave com lixívia numa parte não visível numa proporção de 10 partes de água para 1 de lixívia e veja se danifica o rodapé (descolora).

    Se não danificar o rodapé, aplique a lixívia em todos esses sítios onde tem bolor. Isso matá-lo-a mas, não impedirá o seu reaparecimento se essa zona estiver constantemente húmida.
  2.  # 4

    quanto a mim, isso é rodapé-de-atleta.
  3.  # 5

    :)
  4.  # 6

    verifique o estado do isolamento e das paredes no lado da varanda junto ao alumínio.

    isso não pode ter sido devido a aguas interiores, tipo uma planta colocada ai que tenha sido regada em excesso?
    •  
      Forma
    • 6 fevereiro 2010

     # 7

    Realmente é fotogénico mas claro que nada de bonito para se ter em casa.

    Este inverno foi muito húmido e em 8 anos que tenho a minha casa este foi o 1º que tive alguma humidade apesar do aquecimento quase sempre a funcionar, mas no seu caso penso ser mesmo o deficiente isolamento dessa janela.

    Nada como segir o concelho do FD e estar atenta a um possível novo aparecimento de bolor.
  5.  # 8

    Colocado por: catarinabprudencioBoa tarde,

    Comprei casa à cerca de 8 meses e até agora não tinha tido nenhum problema com a mesma. Até que hoje, para meu grande espanto, reparo num "tufo" de bolor a sair de uma junção de rodapés. Depois de observar bem todo o rodapé da casa notei que o bolor apenas se encontra nas junções dos rodapés, na sala e no quarto, junto às portas que dão para a varanda. Moro em Faro, as janelas estão viradas para noroeste e o prédio está contruido desde 2007. Moro no quarto andar num prédio de 8 andares. O chão é em parquet flutuante.
    Procurei nas paredes manchas de humidade mas não existe nada, só mesmo o bolor nos rodapés, que se encontra num dos lados da porta da sala (que é o pior e que está na fotografia em anexo) e nos dois cantos do rodapé junto à porta do quarto.
    Qual poderá ser a origem do bolor e como poderei removê-lo de uma forma eficiente e definitiva?

    Em anexo envio uma fotografia.
    Agradeço desde já a vossa ajuda.

    Cumprimentos
    Catarina Prudencio
      bolor rodapé.JPG



    Isto não tem nada a haver com caixilharia ou paredes...
    Tem a haver como corte da madeira que não foi tratado,e logo quando a casa aquece por dentro,projecta a humidade do ar para os pontos fracos em todo o lado...
  6.  # 9

    Pelo que vejo na foto esse rodapé é dos que vem prontos e provavelmente o carpinteiro colocou cola no canto, agora bata qualquer humidade para ganhar bolor.
    Para acabar com ele compre silicone a cor e mete na aresta do canto isso vai isolar a madeira.
    Sugestão : coloque uma fita-cola no canto primeiro, depois coloque silicone alise, retira a fita no fim assim o silicone não deixa mancha o roda pé
  7.  # 10

    enganei-me na imagem a que queria mandar era esta
    Peço imensa desculpa pelo engano
  8.  # 11

    Colocado por: soskasa.blogspot.comenganei-me na imagem a que queria mandar era esta
    Peço imensa desculpa pelo engano


    Mas se for mesmo habilidoso(a), seria bom retirar parte do rodapé e verificar o que ele esconde antes de fazer alguma coisa
    Concordam com este comentário: Pumanext
  9.  # 12

    Colocado por: Anonimo16062021Esse problema tem haver com as paredes e muito, eu mais acima tinha perguntado que tipo de revestimento tinha pelo exterior.
    Por esta questão...

    Se tem parede dupla com caixa de ar, o problema esta nas ombreiras das portas que não respeitaram a caixa de ar,ficaram continuas de dentro para fora, quero com isto dizer que as ombreiras onde se assenatm as portas, devem ter sempre um corte de 3 a 4cm, para as humidades não penetrarem para dentro.

    Se forem isolação térmica acústica EPS tem que dobrar as ombreiras sempre encostar a caixelharia da janela para evitar estes problemas, como todos nós sabemos o reboco tradicional é exactamente como uma esponja que absorve a agua e depois demora semanas se não forem meses a desidratar.


    Anonimo16062021
    Se observar as opiniões a seguir à sua puderá entender que não tem razão...
    Para além disso;para bom observador depreenderá que as paredes não têm rigorosamente nada a haver com a questão...pois o bolor é absolutamente pontual no corte da madeira e nalguns lugares onde a madeira se encontra...
  10.  # 13

    Colocado por: Ashtaroth
    Colocado por: soskasa.blogspot.comenganei-me na imagem a que queria mandar era esta
    Peço imensa desculpa pelo engano


    Mas se for mesmo habilidoso(a), seria bom retirar parte do rodapé e verificar o que ele esconde antes de fazer alguma coisa


    Ashtaroth

    O problema apenas deriva da falta de tratamento do corte da madeira;pois está exposto à humidade do ar da casa que é projectado para todos os lados quando existe aquecimento interno,por isso se pintam as paredes,os alumínios são tratados,e tudo deve ser tratado,senão a corrosão ou bolores apoderam-se dos materiais que são expostos á projecção da humidade do ar por aquecimento desse mesmo ar.
  11.  # 14

    .. Se tem a casa há 8 anos, este ano foi particularmente chuvoso e só agora lhe apareceu o bolor (causado pelo excesso de humidade nesse ponto - perto de um vão exterior)

    Limpe isso com uma solução de lixivia, que deve bastar e não se preocupe muito.

    Como rodapé parece ser um MDF, revestido a melaminico imitação de madeira, pode até colocar lixivia pura. eu aconnselho lixivia em gel, deixe actuar, limpe depois com um pano húmido, para remover o excesso e o elementos patogénicos ;)
  12.  # 15

    Colocado por: Anonimo16062021
    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: Anonimo16062021Esse problema tem haver com as paredes e muito, eu mais acima tinha perguntado que tipo de revestimento tinha pelo exterior.
    Por esta questão...

    Se tem parede dupla com caixa de ar, o problema esta nas ombreiras das portas que não respeitaram a caixa de ar,ficaram continuas de dentro para fora, quero com isto dizer que as ombreiras onde se assenatm as portas, devem ter sempre um corte de 3 a 4cm, para as humidades não penetrarem para dentro.

    Se forem isolação térmica acústica EPS tem que dobrar as ombreiras sempre encostar a caixelharia da janela para evitar estes problemas, como todos nós sabemos o reboco tradicional é exactamente como uma esponja que absorve a agua e depois demora semanas se não forem meses a desidratar.


    Anonimo16062021
    Se observar as opiniões a seguir à sua puderá entender que não tem razão...
    Para além disso;para bom observador depreenderá que as paredes não têm rigorosamente nada a haver com a questão...pois o bolor é absolutamente pontual no corte da madeira e nalguns lugares onde a madeira se encontra...

    para um bom observador, basta reparar nas fotos e ver que a umidade, se encontra na parede da porta e no chao.


    Na parede da porta?Só vejo bolor no corte do rodapé,e numas mossitas que secalhar foram dadas com o martelo no rodapé,e mais nada.
  13.  # 16

    Colocado por: Anonimo16062021Repare bem encostado a porta mesmo rente ao chão e por cima do rodapé no canto da parede e diga-me o que é isso...


    O que vejo rente ao chão encostado ao alumínio é uma borradela de silicone passado indevidamente com o dedo.daí o negro porque o pó etc se agarrou a este e agora ficou feio,e em cima do rodapé é a cola que ao ser pressionada contra a parede com o rodapé,subiu...vê-se bem que é cola e não bolor.
  14.  # 17

    Colocado por: Anonimo16062021
    Colocado por: Jorge Rocha
    Colocado por: Anonimo16062021Repare bem encostado a porta mesmo rente ao chão e por cima do rodapé no canto da parede e diga-me o que é isso...


    O que vejo rente ao chão encostado ao alumínio é uma borradela de silicone passado indevidamente com o dedo.daí o negro porque o pó etc se agarrou a este e agora ficou feio,e em cima do rodapé é a cola que ao ser pressionada contra a parede com o rodapé,subiu...vê-se bem que é cola e não bolor.


    Você chama-lhe o que quiser, eu não posso afirmar nada mas da-me impressão que é humidade vindo de fora.
    Eu tenho rodapé em MDF em toda a casa, esta terminada a um ano e esteve fechada desde Agosto ate Dezembro e não tenho este problema em parte nenhuma da casa.


    Penso que o sr.é que chamou bolor à cola...também pode chamar o que quizer...a humidade nestes casos nunca é de fora,mais uma vez digo que é do calor que é produzido no interior da habitação que projecta a humidade no ar dentro da habitação para toda a envolvência física...
    Quanto ao que disse sobre sua casa;(as casas que não estão habitadas são menos propensas a humidades agarradas a rodapés e paredes devido à mesma questão que falámos)não existe aquecimento e isso faz com que a humidade do ar não seja projectada para as partes físicas da casa interiormente)
    Pode ter a certeza que se o sr.tiver cortes do tipo em rodapés ou toques em paredes,ou em qualquer toque em superfícies que não sejam tratadas,e vá para lá viver e se fôr uma zona tipo Sintra(com humidade)pode ter a certeza que lhe acontece o mesmo devido ao aquecimento que o sr.provocará com a habitabilidade.
  15.  # 18

    Colocado por: Anonimo16062021Chama-lhe o que quiser, queria eu referir-me, a borradelas de silicone ou coisa do genero, eu continuo com a minha ideia, o que se vê nas fotos é humidade que se penetra das paredes exteriores no rodapé e que transforma essas manchas que você se quer referir ao silicone.

    Quanto aos cortes que você se refere, na minha casa são exactamente iguais e a casa esta aquecida dia e noite desde um mês de Dezembro e pode ter a certeza que na zona eu habito é muito mais humido e muito mais frio do que na zona de Sintra, só para você ter uma ideia, é exactamente no Nordeste Trasmontano.


    Ok.é a sua ideia...

    Sobre a humidade no nordeste transmontano em relação a Sintra,o sr.está redondamente enganado também...no nordeste transmontano é um clima absolutamente seco ao contrário do clima de Sintra.Ou não houvesse gelo e neve no nordeste entende?
  16.  # 19

    Colocado por: Anonimo16062021entendo perfeitamente, voce aque nao quer intender que esta zona a muito mais atacada as humidades do que a zona de cintra.


    Claro que não...isso é absolutamente absurdo...pois essa área é mesmo seca...ao contrário de Sintra...pois por algum motivo há aí sempre neve ou quase sempre no Inverno...e aqui nunca.
 
0.0225 seg. NEW