Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Tenho uma duvida que gostaria da vossa ajuda se possível.

    Ao ler o projecto de estabilidade tenho algumas duvidas,

    Por exemplo nas vigas de fundação consigo perceber como é feita, por ex

    vigas fundacao
    Leva 4 ferros de 16 em cima 4 ferros 16 em baixo e no meio 2 de 12. E Os estribos ferro de 8 de 20 em 20 penso.

    vigas laje
    Já as vigas da Lage do piso 0, as vigas tem um esquema diferente como a imagem. Como é que sei os ferros que leva?

    Desde já muito obrigado.
      vigas.png
      vigas fundacao.png
  2.  # 2

    É você que vai fiscalizar a aplicação do ferro?
  3.  # 3

    Colocado por: PickaxeÉ você que vai fiscalizar a aplicação do ferro?


    Boa noite. Eu sou o DO, estou a tentar interpretar porque gosto de perceber. Ainda não tenho fiscal pois a obra ainda não começou. Estou só a tentar ler, para depois conseguir acompanhar de outra forma.

    Obrigado
  4.  # 4

    Em cima
    4 ferros de 10 com 4,24m corridos. Junto aos pilares, 1 ferro de 10 com 1,65m
    Percebeu como interpretar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ocsav86
  5.  # 5

    Junto aos apoios a armadura superior é reforçada para resistir aos momentos fletores negativos e o espaçamento dos estribos é reduzido para resistir aos esforços de corte.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ocsav86
  6.  # 6

    Estribos de 6 ainda se usa?
    • SrR
    • 6 outubro 2022

     # 7

    Colocado por: DR1982Estribos de 6 ainda se usa?
    o ferro esta caro.
  7.  # 8

    Colocado por: zedasilvaEm cima
    4 ferros de 10 com 4,24m corridos. Junto aos pilares, 1 ferro de 10 com 1,65m
    Percebeu como interpretar?


    Bom dia, muito obrigada pelas respostas. Penso que já estou a perceber. Mas então pelo que vejo está "viga" não tem a mesma quantidade de ferros. Ou seja no centro tem menos ferro, é normal? Nas obras que tenho visto as vigas começam e acabam igual.

    Outr dúvida que tenho, na imagem diz que a viga tem 20*30, mas isso não é com o betão certo? Como tem encobrimento de 3,5 tenho de tirar 3,5 em cada lado para saber o tamanho dos ferros na viga. Ou seja os ferros terão 13*23?
  8.  # 9

    Colocado por: marteloescoproJunto aos apoios a armadura superior é reforçada para resistir aos momentos fletores negativos e o espaçamento dos estribos é reduzido para resistir aos esforços de corte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ocsav86


    Pois essa parte achei estranha pois estou habituado a ver as vigas com a mesma quantidade de ferro do início ao fim, mas muito obrigado pela explicação
  9.  # 10

    Colocado por: SrRo ferro esta caro.
    Principalmente o de 6
  10.  # 11

    Colocado por: Ocsav86Nas obras que tenho visto as vigas começam e acabam igual.

    E na sua vai acontecer o mesmo, dá menos trabalho colocar um ferro do comprimento da viga, do que um em cada lado.
  11.  # 12

    Colocado por: Ocsav86

    Pois essa parte achei estranha pois estou habituado a ver as vigas com a mesma quantidade de ferro do início ao fim, mas muito obrigado pela explicação


    Em teoria deveria ser assim, na prática é tudo corrido à mesma armadura.

    Quem faz projeto não conhece o terreno e quem faz obra não lê. Empreiteiro e fiscalização geralmente assobiam para o lado.

    O estribo de 6 mm é um claro exemplo de quem não conhece o mercado/terreno. Para além de ser mais difícil de comprar nos dias de hoje, sai mais caro em proporção ao peso do que o estribo de 8 mm.
  12.  # 13

    Pois acredito.

    Tive um empreiteiro em fase de orcamento que ao olhar para o projecto torceu logo o nariz, deve ser devido a questões desse tipo.

    Acho que ele até falou que os estribos em obra são colocados todos ao mesmo espaçamento.

    Eu não percebo como se paga por um projecto a um eng que faz os cálculos e depois na realidade nunca sai igual.

    Não sei quem está errado, ou em obra tem que se começar a ler projectos ao detalhe, ou então quem faz os projectos tem de ter consideração do que é mais "simples" executar.

    Mais mais uma vez obrigado pelas opiniões.
    Concordam com este comentário: dmatos
  13.  # 14

    se lhe colocar os estribos todos à menor distancia indicada, não deve haver problemas.

    o pior é que devem colocar 15//15 neles todos. Esse empreiteiro para mim já ficava com um pé de fora.

    Colocado por: Ocsav86Acho que ele até falou que os estribos em obra são colocados todos ao mesmo espaçamento.
  14.  # 15

    Se colocar os estribos todos à menor distância está a perder dinheiro.
  15.  # 16

    O projeto está feito em A500 e betão c25/30 Xc2 ?
  16.  # 17

    Boa pergunta, penso que é isto que está na imagem
      IMG_20221006_220514.jpg
  17.  # 18

    Colocado por: marteloescoproO estribo de 6 mm é um claro exemplo de quem não conhece o mercado/terreno. Para além de ser mais difícil de comprar nos dias de hoje, sai mais caro em proporção ao peso do que o estribo de 8 mm.
    O afastamento dos estribos em vigas é muitas vezes condicionado por disposições construtivas, e não por esforços. Dessa forma em muitos casos faz todo o sentido utilizar varões de 6, pois mesmo que sendo mais caro por kg que o de 8 acaba na mesma por compensar.
  18.  # 19

    Colocado por: Ocsav86penso que é isto que está na imagem


    Os ferrageiros agora também têm que ler (e saber interpretar) o Euro Código 2... Ainda por cima num tema em que há erro frequente, como comprimentos de sobreposição nas emendas.

    O mais "giro" é que isso é o quadro do copy-paste, pelo que podia, facilmente ter a informação explicada.
  19.  # 20

    O betão está com resistência à compressão C30/37, mas é curioso que nos pilares que arrancam nas fundações tem classe de exposição ambiental XC3. Deve ser porque nesse projeto esses pilares "não ficam parcialmente enterrados".

    Já agora, um aditivo para diminuir a porosidade do betão (aditivo "hidrófugo") também não fazia mal.
 
0.0204 seg. NEW