Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    como no título, tenho um particular interessado em comprar-me um veículo mas a verdade é que nunca vendi um antes. Tenho tendência a andar e andar com eles... Para que não corra nada mal, alguém aqui que já tenha feito o mesmo pode explicar como se processa a coisa? A minha maior reticência aprende-se com o pagamento; ele disse que pagava por transferência (que me parece ser o meio mais razoável dado que ainda são uns trocos acima de €20k), mas não há meio de a cancelar depois de ter a declaração de venda, certo? E cmo será num domingo, impossível de ter o dinheiro no dia. Não que eu ache que o senhor tem más intenções, mas pronto... Ele também pediu para manter o meu seguro 2 dias, para poder levar o carro para o Alentejo, onde mora. Suponho que isso é OK? Não quero também complicar a venda, mas não quero facilitar coisas que não devem ser facilitadas.

    Agradecido!
    • RCF
    • 7 outubro 2022 editado

     # 2

    O ideal é fazer a entrega num dia de semana. Faz a transferência e vão à Conservatória ou a um advogado/solicitador e passa o carro para nome do novo proprietário. Igualmente, transfere o seguro para nome do novo proprietário.
    Num domingo, tudo isto fica mais difícil... ainda assim, tendo mesmo que ser no domingo, ter em conta que num multibanco, em princípio, não conseguirá fazer uma transferência desse valor. Poderá fazer pela net e enviar comprovativo para si, logo no momento da entrega do carro.
    Assinam o documento de compra e venda em duplicado e cada um fica com um na sua posse.
    Quanto ao seguro, ele já viu o carro e o negócio já é uma certeza ou só o verá nesse domingo e o negócio poderá não se concretizar? Se o negócio já for uma certeza, ele pode previamente fazer o seguro, com validade a partir desse domingo.
    • marq
    • 7 outubro 2022

     # 3

    O processo é simples. Mas se fosse realizado num dia de semana era mais conveniente para si, porque ia você e o futuro proprietário ao registo, preenchiam o formulario de venda e estava o assunto tratado na troca de proprietários.
    Quanto ao pagamento, veja se o comprador não se importa de fazer uma transferência para sinalizar a viatura.
    Quanto ao seguro, ligue para a sua asseguradora e peça o cancelamento do seguro para o dia em que faz a venda; o novo proprietário com alguns dados do livrete do carro DEVE fazer o seguro a começar no dia da compra. Não venda e deixe o seu seguro ativo no seu nome, pode ter problemas. Os acidentes acontecem a quem anda na estrada!!
  2.  # 4

    Obrigado RCF. O possível comprador só vem no Domingo ver o carro, e como vem de longe teria que se tratar de tudo no dia. Compreendo a situação, trabalha-se à semana e é difícil vir com a esposa ver o carro sem ser ao fim de semana. Mas pelo que conversei longamente ao telefone, se estiver tudo como espera é para o levarem. Por isso não será por aí, será mesmo por a esposa dele gostar ou não do carro porque, pelo que percebi, é para ela.
  3.  # 5

    Por um valor dessa dimensão não compensava entregar-lhe o carro no Alentejo, durante a semana, e tratar do expediente todo nessa altura, tendo a certeza que o valor caía na conta, ou melhor ainda, com o pagamento de um cheque bancário? Hoje em dia à artistas para tudo, inclusive cancelar transferências ou martelar comprovativos...
  4.  # 6

    Colocado por: marqO processo é simples. Mas se fosse realizado num dia de semana era mais conveniente para si, porque ia você e o futuro proprietário ao registo, preenchiam o formulario de venda e estava o assunto tratado na troca de proprietários.
    Quanto ao pagamento, veja se o comprador não se importa de fazer uma transferência para sinalizar a viatura.
    Quanto ao seguro, ligue para a sua asseguradora e peça o cancelamento do seguro para o dia em que faz a venda; o novo proprietário com alguns dados do livrete do carro DEVE fazer o seguro a começar no dia da compra. Não venda e deixe o seu seguro ativo no seu nome, pode ter problemas. Os acidentes acontecem a quem anda na estrada!!


    Obrigado também. O problema é que não é negócio certo, ainda vem ver o carro. Por isso estar a transferir seguros é prematuro.
  5.  # 7

    Colocado por: Vítor MagalhãesPor um valor dessa dimensão não compensava entregar-lhe o carro no Alentejo, durante a semana, e tratar do expediente todo nessa altura, tendo a certeza que o valor caía na conta, ou melhor ainda, com o pagamento de um cheque bancário? Hoje em dia à artistas para tudo, inclusive cancelar transferências ou martelar comprovativos...


    Pois, tem razão... mas como não é negócio certo também não me apetece ir perder um dia para o Alentejo... Suponho que se fizer a transferência à minha frente e enviar comprovativo não dá para cancelar? ou?
    • RCF
    • 7 outubro 2022

     # 8

    Colocado por: pcspinheiroObrigado RCF. O possível comprador só vem no Domingo ver o carro, e como vem de longe teria que se tratar de tudo no dia. Compreendo a situação, trabalha-se à semana e é difícil vir com a esposa ver o carro sem ser ao fim de semana. Mas pelo que conversei longamente ao telefone, se estiver tudo como espera é para o levarem. Por isso não será por aí, será mesmo por a esposa dele gostar ou não do carro porque, pelo que percebi, é para ela.

    Pois... salvaguarde-se o mais possível.
    Para além do que escrevi, sugiro que prepare uma declaração, a assinar pelo novo proprietário, em que este declara responsabilizar-se pelo carro a partir do dia x e hora y, ficando registado nessa declaração toda a sua identificação, nomeadamente nome, n.º CC, NIF, carta de condução e morada. Dessa forma, para além do documento de compra e venda, fica melhor salvaguardado para eventual cometimento de contraordenações após a entrega do carro e fica também com mais informação sobre ele (naturalmente, confirme os dados no CC e carta de condução dele).
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  6.  # 9

    Posso pedir-lhe que faça o pedido de registo de propriedade comigo online, na hora da compra e depois de assinado o documento de venda, não? Devem ser uns minutos...
  7.  # 10

    O que mais me preocupa é o pagamento, parece que há sempre a possibilidade de pedir ao banco que o cancele até ser efectivamente realizado... Basta alegar que se enganou e pronto.
  8.  # 11

    Colocado por: pcspinheiro

    Pois, tem razão... mas como não é negócio certo também não me apetece ir perder um dia para o Alentejo... Suponho que se fizer a transferência à minha frente e enviar comprovativo não dá para cancelar? ou?


    Num valor de 500 ou 1000 eur era naquela, agora mais do que isso já considero demasiado arriscado. E se reparar o comprador já está a limitar o negócio. Depois há outra questão, como o RCF refere, que tenha a ver com a transferência de responsabilidades. Imagine que no regresso ao Alentejo o comprador passe por um ou mais radares, portagens por pagar, etc... Eu não facilitava, preferia perder um dia e ir até ao Alentejo do que estar angustiado até o dinheiro cair na conta e o comprador dizer que está tudo bem com a viatura.
    Sempre aproveita a viagem 👍
  9.  # 12

    Colocado por: Vítor MagalhãesE se reparar o comprador já está a limitar o negócio.


    Percebo o resto... mas o que quer dizer com isto?
  10.  # 13

    Colocado por: pcspinheiro

    Percebo o resto... mas o que quer dizer com isto?
    Quando refere que o comprador só vai no domingo ver o carro e seria já para o levar.
  11.  # 14

    Ah, isso. Sim, eles viram o carro no OLX, onde tem fotos e detalhes todos. Pelo que percebi, no Domingo vem ver e, se corresponder às expectativas, disse que é para levar. Disse-me ainda hoje que vai pedir ao banco para lhe aumentar o limite de transferência. Acredito que seja pessoa de boa fé, até porque estive longamente ao telefone com ele aqui há dias a conversar de carros e outras coisas. Mas enfim, nunca se sabe...
    • RCF
    • 7 outubro 2022

     # 15

    Colocado por: pcspinheiroparece que há sempre a possibilidade de pedir ao banco que o cancele até ser efectivamente realizado... Basta alegar que se enganou e pronto.

    Sim, mas se ficar com a identificação dele (confirmada através dos documentos) e considerando que essa transferência e posterior anulação deixam rasto, que poderão servir de prova cabal contra ele, no seu lugar, em princípio, eu confiaria
  12.  # 16

    Sim, nos documentos de venda ficariam os dados do comprador (e até tinha pensado em pedir para copiar o cartão de cidadão para anexar à minha cópia da venda), mas se a coisa desse para o torto a ser uma chatice em tribunais. Mas mais uma vez, quero acreditar que o interessado quer efectivamente comprar o carro e não anda à procura de burlar. Eu é que me quero precaver e garantir que corre tudo bem, para depois não ter que correr atrás do prejuízo.
  13.  # 17

    Só o facto de ir ter consigo ao Domingo é sinal de alerta.
    A negociação do preço foi difícil? Ou aceitou de bom grado? - Outro sinal de alerta se aceitou.
    A sua conta bancária é no mesmo banco do comprador? Se sim, a transferência é na hora. Ele faz a transferência; o dinheiro cai na sua conta, pode tratar da papelada.
  14.  # 18

    Um método que já usei, levam dinheiro, vão a 1 atm 24,faz o depósito, o atm válida se as notas são verdadeiras...
    • RCF
    • 7 outubro 2022

     # 19

    Colocado por: NTORIONUm método que já usei, levam dinheiro, vão a 1 atm 24,faz o depósito, o atm válida se as notas são verdadeiras...

    são mais de €20.000...
    e dessa forma, ficaria o potencial comprador com toda a legitimidade para desconfiar...
    • RCF
    • 7 outubro 2022

     # 20

    Colocado por: BelhinhoSó o facto de ir ter consigo ao Domingo é sinal de alerta.

    não vejo que seja. Para uma pessoa que vive distante e trabalha, parece-me normal
 
0.0210 seg. NEW