Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    (Mais uma) Nova construção - Loures

    Viva malta, o meu nome é João, tenho 29 anos e estou neste momento em fase de projeto de uma moradia na zona de Loures, sou engenheiro naval de profissão.

    Devido á minha profissão, por vezes estou fora de Portugal em trabalho, e porventura não estarei sempre presente durante a construção, porém, pretendo documentar todo o processo da construção.

    Como disse é a minha primeira construção ou melhor dizendo é o meu primeiro contacto com qualquer tipo de construção civil.
    O intuito da vivenda é a residência permanente para mim e para a minha mulher e para os futuros filhos, vou tentar fazer uma construção com as premissas da “passive house”, ou seja, um excelente isolamento térmico, um envelope estanque ao ar, com bomba de calor para as AQS e piso radiante, VMC e painéis fotovoltaicos (Nomenclatura aprendida aqui) - Aqui so vejo é cifrões =/

    Não tenho especial urgência na construção boa parte devido á parte financeira, prevendo que a construção comece depois de Setembro de 2023, se calhar para o inico de 2024.

    Não me perguntem como vou fazer isso tudo porque, também sinceramente não sei.

    Dito isto, espero que este documentário sirva, não só para eu tirar duvidas e pedir ajuda, mas também ajudar todos os outros com os problemas que vou encontra e apresentar as soluções.

    Agradeço desde já a todos, pelo que tenho andado a ver nos últimos meses neste fórum, todos tentam ajudar, inclusive já houve discussões que me ajudaram na fase de projeto.

    Comecemos com o projeto, que já esta na CML á espera de aprovação, aqui vão algumas fotos.

    Estou a aguardar a aprovação do projeto de arquitetura, para iniciar os projetos das especialidades.
      Planta3.JPG
      Planta2.JPG
      Planta1.JPG
  2.  # 2

    Mais uma
      Planta4.JPG
  3.  # 3

    suscita curiosidade de como vai ser a estrutura, ou seja, onde vão nascer pilares nesse RC
    para que lado fica o norte?
  4.  # 4

    Na verdade não é nada curioso, simplesmente eu é que não coloquei o projeto completo e é difícil de entender, o terreno tem inclinação natural, com estas novas imagens penso que fique claro
      Planta5.JPG
      Planta6__01.jpg
      Planta9__01.jpg
  5.  # 5

    Mais duas
      Planta7__01.jpg
      Planta8__01.jpg
  6.  # 6

    ouça eu falava dos pilares que isso vai ter e prepare-se para isso ir gerar algumas coisas na arquitetura.
    quanto ao projeto está aqui a meter para quê propriamente?
    tem área a mais escadas a mais e embora pareça que está a simplificar tem ai uma construção com muti betão, tijolo etc...
    quanto á solução esteticamente eu não gosto nada, mas tambem não é para eu gostar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao_cs_pereira
    •  
      CMartin
    • 8 outubro 2022 editado

     # 7

    Olá João,
    O terreno é loteamento, já com projecto de arquitectura ou o João contratou arquitecto e pediu-lhe a casa que pretendia ?
    A nova construção que tenho visto em Loures é numas linhas diferentes da sua arquitectura, o que me leva a pensar, por outro lado, que os arquitectos para as várias casas (aquelas) serão mais ou menos os mesmos.
    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: Hugo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao_cs_pereira
  7.  # 8

    Colocado por: CMartinnumas linhas diferentes da sua arquitectura,

    Simpática

    A arquitetura é numa linha dos anos 80. Se o DO gosta, nada a apontar, é o que é.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao_cs_pereira
  8.  # 9

    Ntorion

    A linha não é anos 80, até é uma linha muito revivalista e até se vê muito hoje em dia em contexto urbano consolidado.
    o "probleme" não é, portanto, a linha, digamos é mais a conjugação gramatical da "linha"(linguagem) arquitetónica que é de uma pobreza franciscana. Atente particularmente para o alçado principal ali com o seu portão auto "perfeitamente " enquadrado e a sua varanda longa que não serve para nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao_cs_pereira
    •  
      NTORION
    • 8 outubro 2022 editado

     # 10

    Pois...
    Mas se:


    Colocado por: marco1até é uma linha muito revivalista e até se vê muito hoje em dia em contexto urbano consolidado.

    Não pode ser:

    Colocado por: marco1é mais a conjugação gramatical da "linha"(linguagem)


    Se ocorre a segunda, não me parece q respeite a primeira.

    Isto no meu poleiro, que nada tem a ver com arquitectura.

    Mas sim, admito q seja uma linha revivalista, que se usa nas recuperações urbanas de lx da primeira metade do séc XX. E como refiro, nada contra, se é o gosto/preferência do DO.

    Nota, sou defensor de casas com telhado inclinado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao_cs_pereira
  9.  # 11

    Ntorion

    não o entendo, isso da primeira e da segunda.
    onde eu quero chegar é, imagine um estrangeiro a tentar falar portugues do genero: quero eu vou restaurante a comer.
    ou seja utilizou as palavras da linguagem portuguesa mas errou completamente na gramatica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao_cs_pereira
  10.  # 12

    Colocado por: marco1ouça eu falava dos pilares que isso vai ter e prepare-se para isso ir gerar algumas coisas na arquitetura.
    quanto ao projeto está aqui a meter para quê propriamente?
    tem área a mais escadas a mais e embora pareça que está a simplificar tem ai uma construção com muti betão, tijolo etc...
    quanto á solução esteticamente eu não gosto nada, mas tambem não é para eu gostar.


    Pensei que não fosse percetivel o decline natural, e na planta da casa, o RC esta so metade construído.
    Coloquei aqui o projeto para futura referencia, e como disse no 1º post para fazer um diario de obra, com a possibilidade de obter ajuda e fornecer ajuda futura, tendo em conta que é o meu primeiro contacto com esta temática.
    Segundo o arquitecto, esta construção tem varias limitacoes devido as especificações do terreno junto da CML.
    Em relacao á arquitetura, nem eu nem a minha mulher não nos revemos na arquitetura das novas contruções, gostamos mais de uma coisa classica ou moderno classico
  11.  # 13

    Colocado por: CMartinOlá João,
    O terreno é loteamento, já com projecto de arquitectura ou o João contratou arquitecto e pediu-lhe a casa que pretendia ?
    A nova construção que tenho visto em Loures é numas linhas diferentes da sua arquitectura, o que me leva a pensar, por outro lado, que os arquitectos para as várias casas (aquelas) serão mais ou menos os mesmos.
    Cumprimentos
    Concordam com este comentário:Hugo.


    Viva CMartin, o terreno foi adquirido por mim e contratei um arquitecto para fazer, realmente as novas contruções ali a volta, parecem mais loteamentos, comecam no principio e é sempre a dar-lhe, não sei se são os mesmos, mas sei, pelos vizinhos, que entre eles, partilham o projeto "original" introduzem pequenas alterações e submetem á CML resultando na mesma arquitetura.
  12.  # 14

    Colocado por: NTORION
    Simpática

    A arquitetura é numa linha dos anos 80. Se o DO gosta, nada a apontar, é o que é.


    Colocado por: marco1Ntorion

    A linha não é anos 80, até é uma linha muito revivalista e até se vê muito hoje em dia em contexto urbano consolidado.
    o "probleme" não é, portanto, a linha, digamos é mais a conjugação gramatical da "linha"(linguagem) arquitetónica que é de uma pobreza franciscana. Atente particularmente para o alçado principal ali com o seu portão auto "perfeitamente " enquadrado e a sua varanda longa que não serve para nada.


    Compreendo o que diz, porque dei a ideia inicial ao arquiteto, que executou, e depois foi recendo alguns inputs meus, de modo a obter o que pretendia.
    o arq tambem disse o mesmo, que eu distorci ligeiramente a ideia original, mas a meu ver em prol da praticalidade e para os comuns mortais que nao sao arquitetos ( e em especial para mim) parece uma casa normal.
  13.  # 15

    O quê? Comprar um apartamento no 2º ou 3º andar sem elevador? É que nem pensar!!. Mas depois constrói-se de raiz uma casa com 4 andares. Juro que não entendo
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao_cs_pereira
  14.  # 16

    Colocado por: NTORIONPois...
    Mas se:



    Não pode ser:



    Se ocorre a segunda, não me parece q respeite a primeira.

    Isto no meu poleiro, que nada tem a ver com arquitectura.

    Mas sim, admito q seja uma linha revivalista, que se usa nas recuperações urbanas de lx da primeira metade do séc XX. E como refiro, nada contra, se é o gosto/preferência do DO.

    Nota, sou defensor de casas com telhado inclinado


    Como ja disse, nós não nos revemos na arquitetura das novas construções, com varandas carandas interiores, parecendo casas contentorizadas, embora não consigo entrar muito deste tema, por falta de conhecimento, achamos muito mais "normais" e simpaticas as casas modernas/classicas,
    Em relacao ao telhado inclinado, fui influenciado pelo arq. , seria mais facil evitar futuras infiltrções e instalacao de paneis fotovoltaicos ( embora faça sentido na minha cabeça esta afirmação, nao sei se terá fundamento) e que combinava com a arquitetura da casa.
  15.  # 17

    Colocado por: primaveraO quê? Comprar um apartamento no 2º ou 3º andar sem elevador? É que nem pensar!!. Mas depois constrói-se de raiz uma casa com 4 andares. Juro que não entendo


    Não vejo problema morar num 2º ou 3º andar sem elevador, se bem para quem tem bebes, é um inferno transportar o bebe e o carrinho e tudo o resto que vem atrelado.
    Aqui a ideia era maximizar a área permitida, porém na verdade, apenas dois pisos são "habitaveis", a garagem é para por o carro, e o sotão para arrumos.
    Qual seria a sua escolha para fazer a construção?
  16.  # 18

    Colocado por: joao_cs_pereiraViva CMartin, o terreno foi adquirido por mim e contratei um arquitecto para fazer, realmente as novas contruções ali a volta, parecem mais loteamentos, comecam no principio e é sempre a dar-lhe, não sei se são os mesmos, mas sei, pelos vizinhos, que entre eles, partilham o projeto "original" introduzem pequenas alterações e submetem á CML resultando na mesma arquitetura.

    Sim, percebo o que diz. Tenho ideia que há muito projecto chave na mão, com o terreno, o projecto, o construtor/investidor e arquitecto, talvez ou muito provavelmente por isso se repita, ou haja, esse "padronizamento" da arquitectura por sítios como Loures e outros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao_cs_pereira
  17.  # 19

    Colocado por: primaveraO quê? Comprar um apartamento no 2º ou 3º andar sem elevador? É que nem pensar!!. Mas depois constrói-se de raiz uma casa com 4 andares. Juro que não entendo
    Concordam com este comentário:mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joao_cs_pereira

    primavera, aquela casa de Famões que tem o jardim vertical, do meu tópico, tem 4 pisos.
    Como diz o Ntorion, o que é para uns não é para outros, temos que respeitar.
    Tanto nos gostos como nas vivências.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasmaria, joao_cs_pereira
    •  
      CMartin
    • 13 outubro 2022 editado

     # 20

    Colocado por: joao_cs_pereiraa garagem é para por o carro, e o sotão para arrumos.

    Exacto, embora no caso que referi, de Famões, no sótão, fez-se escritório, e a cave ficou metade para garagem e a outra metade para sala multiusos (jogos, etc).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao_cs_pereira
 
0.0211 seg. NEW