Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Gostaria de saber se alguém me consegue esclarecer e sugerir o que fazer relativamente à questão que passo a descrever:
    Sou condónima de um prédio constituído por 3 fraçoes, com as seguintes permilagens 22,22 + 38,89 + 38,89, sendo que a minha fração é uma das que tem 38,89.
    Em assembleia de condóminos ficou aprovado a realização de obras. Nessas obras estão incluídas reparação de infiltrações, sendo que devido a essas infiltrações já teve de ser cortada a luz da parte comum de forma a evitar curto circuito. A minha fração dica no último andar, sendo que no inverno para subir escadas só com luz de lanterna e as infiltrações são pelo terraço que fica no topo do edificio.
    Resumindo, as obras foram aprovadas, estão pagas na totalidade e tivemos prazo de cerca de 1 mês para pagar cerca de 40000€ (tivemos de recorrer a empréstimo bancário), inclusivé com ameaça do condomínio a meter em tribunal por não estamos a cumprir o prazo. Agora que liquidamos e todo o valor do outro condómino que é proprietário das outras duas fraçoes, também estão liquidadas, o condominio quer suspender o inicio das obras e a sua adjudicação. Existe conflitos e questões que estão em tribunal entre nós e o outro condónimo e pelas atitudes que o condominio tem tido tudo nos leva a crer que a empresa de condominio está "feita" com o outro condominio, pois achamos estranho que tenham aprovado de imediato a empresa de reparação sugerida por nós.
    Gostaria de saber se alguém sabe se podemos pedir o dinheiro de volta uma vez que as obras já não vão ser feitas no imediato, nem sequer adjudicação da empresa que ficou registada em acta. Gostaria de saber também se tendo apenas 38,89 de permilagem e o outro condónimo ter os 22,22 + 38,89, ele poder adiar as obras. Tenho problemas respiratórios, já chove dentro de algumas partes da casa.
    Aguardo respostas urgentes para saber o que fazer na reunião que se irá realizar em breve.
    Cumprimentos
      Screenshot_20221008-003056_Email.jpg
    • size
    • 8 outubro 2022

     # 2

    Se existem infiltrações, torna-se obrigatório que o condomínio tenha que proceder às obras necessárias. É de lei.
    Para ter direito à devolução do dinheiro teria que ter a justificação de que as obras jamais seriam realizadas, que parece não ser o caso.
    Por algum motivo está a ser proposto a suspensão do inicio das obras e não a sua não realização. Ou seja, o inicio das obras será agendado para outra altura.

    Apenas deve ficar vigilante e exigente para que o inicio das obras não se alongue para além do razoável.
    Concordam com este comentário: CibFelix
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CibFelix
  2.  # 3

    40000 euros ???

    isso dava para fazer uma cobertura nova, tem a certeza desse numero?
    quem é que arranjou essa empresa?
    tiveram mais de um orçamento pelo menos 3 ?
    ou está a contar tudo mal ou cheira-me que está ali um grande esquema. um imovel com 3 frações... cempresa de condominio externa...
    dois proprietários apenas...um em maioria....
    ah e sobretudo quanto é que já pagaram á empresa que vai executar a obra?
    quem é que gere a conta do condominio? ou seja quem tem acesso á conta e poder para fazer transações?
  3.  # 4

    I couldn't agree more,maybe it's what you said.
    e-commerce business
  4.  # 5

    Colocado por: marco140000 euros ???

    isso dava para fazer uma cobertura nova, tem a certeza desse numero?
    quem é que arranjou essa empresa?
    tiveram mais de um orçamento pelo menos 3 ?
    ou está a contar tudo mal ou cheira-me que está ali um grande esquema. um imovel com 3 frações... cempresa de condominio externa...
    dois proprietários apenas...um em maioria....
    ah e sobretudo quanto é que já pagaram á empresa que vai executar a obra?
    quem é que gere a conta do condominio? ou seja quem tem acesso á conta e poder para fazer transações?
  5.  # 6

    O valor global das obras são cerca de 110000,00+IVA e houve até orçamentos mais altos. Neste valor estão englobadas duas fases de trabalho, uma de cobertura (telhados, claraboia e terraço) e outra da fachada traseira.
    A questão nem é o valor pois foi a proposta mais baixa e entregue por nós, não se entende é que estando o valor total das obras liquidado a empresa de condominio agora queira adiar o seu inicio.
  6.  # 7

    Obrigado pela resposta.
    O que considera tempo razoável? Existirá lei que regulamente esse tempo?
  7.  # 8

    Respondendo ao Marco1
    Por divergéncias entre condónimos e por imposição foi metida uma empresa de condominio externa. O proprietário das duas fraçoes punha e dispunha como queria até que se começou a fazer impedimentos e começaram as divergências.
    Na entrada comum das fraçoes de habitação decidiram há uns anos atrás colocar o acesso da fraçao comercial pela entrada comum das habitações. Nessa mesma entrada colocaram uma vitrine de exposição, câmara de vigilância, etc., ou seja a entrada privada deixou de o ser. Colocaram toldo, ar condicionado tudo sem pedirem nada a ninguém como se fosse tudo deles.
  8.  # 9

    onde está neste momento o dinheiro? quem é que o pode movimentar?
    a empresa de construção já recebeu alguma coisa?
    a empresa de condominio deve a seu pedido justificar por escrito porque as obras não avançaram ainda.
    Tanto mais que estas se revestem de carater urgente devido a entrar água na sua fração.
  9.  # 10

    O dinheiro está na conta do condomínio e é movimentado pela empresa de condominios.
    A empresa que ficou eleita em acta ainda não recebeu nada e ainda não foi chamada para assinar contrato.
    Dia 19 de Outubro haverá reunião extraordinária, só aí irei saber o porquê do adiar das obras e da adjudicação.

    A mim cheira-me que quiseram apanhar o dinheiro e agora não querem adjudicar com a empresa aprovada. Vão andar a ver se isto inflaciona para proporem novos orçamentos e empresas.

    Só queria perceber o que posso contestar e exigir neste momento.

    Podemos obrigar a que a adjudicação fique assinada até uma X data?

    Podemos exigir o inicio das obras, uma vez que já estão pagas?

    Tendo apenas 38,89 de permilagem pode o outro condónimo aprovar ou não a realização do inicio das obras?

    A quem poderei fazer uma queixa da situação, uma vez que me parece que a empresa de condominio está agir de má fé?
    • size
    • 8 outubro 2022

     # 11

    Colocado por: CibFelix

    1-Só queria perceber o que posso contestar e exigir neste momento
    2-Podemos obrigar a que a adjudicação fique assinada até uma X data?
    3-Podemos exigir o inicio das obras, uma vez que já estão pagas?
    4-Tendo apenas 38,89 de permilagem pode o outro condónimo aprovar ou não a realização do inicio das obras?
    5-A quem poderei fazer uma queixa da situação, uma vez que me parece que a empresa de condominio está agir de má fé?


    1-Enquanto não decorrer a assembleia que está marcada para deliberar sobre o assunto, não tem nada para contestar de momento
    2-Podem. Apenas falta saber qual a razão da suspensão.
    3-Podem, mas falta saber qual o motivo da suspensão
    4-Sim pode, porque tem a maioria de votos para deliberar
    5-Neste momento, não existe nenhum motivo válido para apresentar queixa. Só perante a próxima assembleia irá ter conhecimento do motivo da suspensão. Mas, esteja muito atenta ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CibFelix
  10.  # 12

    Obrigado pela sua resposta.
    Sim, neste momento a intenção é aguardar pela reunião para saber as razões. Apenas estou a tentar perceber o que se pode ou não fazer em caso de quererem suspender a obra sem motivo válido. Deduzimos que seja por causa de uma obra que o outro condónimo quer fazer, mas não é impeditiva de avançar com a reparaçao do orçamento da fase II, uma vez que está pago na totalidade, em nada interfere com essa obra que ainda tem de haver concordância. A fase II contempla a reparação de telhados, placa do terraço e clarabóia. São obras de carater urgente, até mais do que os da fase I, uma vez que já cai água dentro de compartimentos na minha fração, que teve de ser cortada a ligação da luz das escadas para evitar curto circuito. Não vejo razão para a obra não ser realizada no imediato, a não ser má fé.
 
0.0171 seg. NEW