A minha casa tem uma clarabóia com 4mx,65cm, além desta tem grandes janelas a nascente e sul, como tem uma pala com cerca de 1,20 o sol só incide nas janelas até às 11h mais ou menos. Isto conjugado provoca temperaturas que chegam a ultrapassar os 30º. Já aqui investiguei e questionei sobre estores especialmente os "Brisa Solar". Mas como a casa não ficou preparada para estores e a altura do recolhimento dos estores é de cerca de 30 cm. pormenor que não me agrada. Tenho andado a pensar noutras soluções Pensei em proteger a clarabóia. Falaram-me numa casa da especialidade do sistema asa de avião que é eléctrico e se pode orientar a gosto para impedir a incidência directa do sol. Esta clarabóia fica numa zona de hall. Será que irei notar a casa mais fresca? Sabem se este sistema é caro?
irá sentir nessa área de hall agora o resto continuará na mesma, porque não opta mesmo por estores de laminas pelo exterior, em principio não vejo problema com isso de se verem recolhidos.
Esqueci-me de referir que do hall para a sala de estar há uma abertura que não tem porta que terá cerca de 1,20 a toda a altura das divisões. Não referi também que esta zona hall, cozinha e sala são as mais quentes. No quarto mais exposto acho que a temperatura nunca passou dos 28º. Quando se vai da sala para os quartos nota-se que está bem mais agradável. Quanto a verem-se quando estão recolhidos o pior é que nas janelas que abrem quando estas estiverem abertas vai ver-se todo o estore. Provavelmente quando lá estiverem os estores nem vou notar mas lembrei-me disso e ando á procura de outras soluções. Mas as que encontrei agora são muito mais caras ou são estores tradicionais. Certamente que este impacto compensa as vantagens de uma sala bem mais fresca.