Iniciar sessão ou registar-se
    • TC25
    • 8 outubro 2022

     # 1

    Comprei uma casa há uns meses atrás.
    A casa era de uma senhora idosa e de seus filhos.
    A idosa já reside num lar há uns 2 anos mas a carta da reforma e afins continuava a ir para a casa. Quando a comprei (negócio privado) foi me pedido se não me importava se as cartas da reforma e a prova de vida (não sei isso bem o que é) continuasse a ir para a casa.
    Na altura disse que sim pois não queria criar trabalho adicional e deixei a chave do correio e da portada de entrada com a sobrinha que lá vai buscar as cartas. Eu resido fora do país.

    Se não houver problema não me importo de deixar assim mas tenho estado a pensar se por acaso isso pode me afectar de alguma forma?

    Não percebo lá muito dessas coisas de agregados mas imagino que se a morada da idosa continua a ser a mesma e assumindo que terá de declarar mais valias da venda da casa em irs ou assim... será que isto (ou outra coisa) pode causar algum problema para mim no futuro?

    Se alguém souber aconselhar ficaria grata.

    Obrigada pela atenção.
  1.  # 2

    Eles podem contratar um serviço dos CTT de reencaminhamento do correio.

    De qualquer modo, tendo já passado algum tempo, peça para irem mudando a morada (para a da sobrinha, por exemplo) nos vários organismos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TC25
    • TC25
    • 9 outubro 2022

     # 3

    Não sabia ser possível fazer pelos CTT logo muito obrigado pela sugestão.

    O receio é se me afecta se eu tiver que declarar irs ou assim no futuro pois imagino que se a reforma e assim vem para aquela morada, imagino que na segurança social está como reside naquela casa o que não é verdade. Mas como a sobrinha pediu por favor e que a tia já não tem muito tempo etc fiquei sem coração de dizer que não.

    Sabe se há alguma forma de saber quem está associado a uma morada? Imagino que seja só a idosa mas não sei se há forma de confirmar. Já andei no portal das finanças e na segurança social mas excepto a caderneta não consigo ver mais nada.

    Muito obrigada novamente :)
  2.  # 4

    Colocado por: TC25se há alguma forma de saber quem está associado a uma morada?


    Para os serviços, claro que há. Mas isso não significa que pode vir a ter problemas (de todo). Seria fácil demonstrar que essa senhora não faz parte do seu agregado familiar.

    Ainda assim, não tem "jeito" nenhum, a sobrinha manter o acesso à sua caixa de correio, à sua potencial correspondência.
  3.  # 5

    Não há problemas nenhum em receber as cartas.
    Ainda mais se vive fora do país é sempre bom ter alguem que vá limpar a caixa do correio para não ficar cheia e despertar interesse alheio.
 
0.0108 seg. NEW