Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Assumo ser mesmo muito básico no que se refere a eletricidade, instalações, etc e por isso me dirijo a quem sabe pedindo o favor de me auxiliarem na instalação de um interruptor à entrada do quarto de minha casa.
    O anterior interruptor (foto em anexo) avariou e necessitei trocá-lo por um novo. Comprei um da marca EFAPEL modelo Logus 90 (foto em anexo).
    Da parede saem 5 fios e fiz a instalação conforme se pode ver no desenho que se envia e anexa. Acontece que, o Fio 5 que no anterior interruptor tinha onde se ligar, neste novo interruptor não tem essa opção. Liguei todos os fios e aparentemente ficou a funcionar. A tecla da esquerda acende a lâmpada 1 e a tecla da direita acende a lâmpada 2. O problema é que a lâmpada 2 tem ligados dois interruptores (um de cada lado da cama) e, se deligar a luz num desses interruptores já não consigo acender essa lâmpada no interruptor da entrada do quarto. Já fiz inúmeras tentativas sem sucesso. Podem ajudar, por favor, antes que queime os meus fusíveis?
    Aproveitando, peço também modo de resolução de outro problema muito idêntico: Noutro quarto, consigo acender a luz no interruptor da entrada e apagá-la no interruptor junto à cama mas já não conseguirei acender a mesma no interruptor da entrada. Aqui, neste quarto, existe apenas uma lâmpada.
    Muito obrigado pelo apoio que me possam dar.
    Abraço
      desenho instalação eletrica quarto.jpg
      interruptor novo.jpg
      interruptor antigo.jpg
  2.  # 2

    pelo que parece anteriormente tinha instalado um comutador.

    O que comprou foi um comutador ou um interruptor.

    pode colocar foto da aperalhagem que comprou ou indicar a refeerencia?
  3.  # 3

    tem de ter as ligações desta forma.

    diria que da foto que postou tem de trocar o fio designado por lâmpada 1 com o da lâmpada 2
      Captura de ecrã 2022-10-10 185646.jpg
  4.  # 4

    Boa tarde estimado amigo. Como lhe disse, sou totalmente básico nestas coisa de eletricidade e seus componentes (infelizmente). Não sei distinguir um interruptor de um comutador.
    O equipamento novo que comprei trata-se de um interruptor ou comutador ?? marca Efapel modelo logus 90. É esse que consta na primeira foto. Na segunda foto está o interruptor ou comutador antigo. O fio que está numerado com o 5, tinha ligação, ao centro, no antigo equipamento conforme se pode ver na foto mas, no equipamento novo não encontro nenhuma ligação para esse Fio 5.
    Diz-me para mudar os fios mas eu penso já ter esgotado todas as tentativas para que funcionasse. Alterei os fios de baixo e de cima, o shunt... bem, dentro da minha paciência devo ter efetuado todo o tipo de combinações mas sem resultado. A forma que melhor funciona é mesmo como estão as ligações no equipamento novo, na foto, mas se desligar nos interruptores ao lado da cama já não se consegue acender a luz no interruptor à entrada do quarto. O mesmo se passa no quarto do meu filho conforme a situação que descrevi inicialmente.
    Muito obrigado pela sua ajuda.
    Abraço
    Ps: envia um esquema mas pra mim é dificil decifrá-lo
  5.  # 5

    Verifique se o equipamento que comprou tem a mesma referência do que o da foto e as ligações representadas.

    Se sim experimente fazer as ligações representadas na foto a vermelho
      IMG_20221011_205400.jpg
    • lja
    • 11 outubro 2022

     # 6

    Colocado por: omjmesquitamas se desligar nos interruptores ao lado da cama já não se consegue acender a luz no interruptor à entrada do quarto


    Mas antes de trocar esse interruptor conseguia? Ou trocou mais algum dos outros?
    • lja
    • 11 outubro 2022

     # 7

    O esquema eletrico parece ser deste tipo (3 comutadores em vez de 2 comutadores e um inversor de grupo).
      esquema.jpg
  6.  # 8

    Isso funciona?

    Colocado por: ljaO esquema eletrico parece ser deste tipo (3 comutadores em vez de 2 comutadores e um inversor de grupo).
      esquema.jpg
  7.  # 9

    Mal...
  8.  # 10

    Diria mais, bem mal.

    Colocado por: CaravelleMal...
    • lja
    • 12 outubro 2022 editado

     # 11

    Sim, tem razão. mal (ou muito mal)...

    Estava a tentar arranjar explicação para aquele 2º fio ligado à fase... não faz muito sentido a não ser que seja de outro circuito (luz do espelho do wc?).

    omjmesquita, isso alguma vez funcionou bem?
    • lja
    • 12 outubro 2022

     # 12

    Para funcionar bem devia ser assim (tanto nesse quarto como no outro).
    Concordam com este comentário: dom123
      vlcsnap-2022-10-12-09h02m13s347.png
  9.  # 13

    hehehe muito obrigado, amigos.
    Desculpem rir-me mas olhar para os vossos desenhos ou esquemas são mais difíceis de decifrar que os hieróglifos egípcios.
    Obrigado pelo vosso esforço e tentativa em ajudar-me mas, na realidade, ver esses esquemas em nada me ajuda a instalar o comutador e por a funcionar corretamente o mesmo.
    Na ligação anterior, no comutador anterior, tudo funcionava na perfeição. Os interruptores ligavam e desligavam a luz e podia-se acender e apagar no comutador na entrada do quarto.
    Amigo Bigmouse: como são 5 fios, no desenho que enviou do comutador, suponho que o fio que vai fornecer a energia para o WC do quarto seja o que está no meio da Fase e do Fio para a Lâmpada 1. Só assim todos o sfios ficam ligados.
    E no quarto do meu filho? a ligação é a mesma coisa? Haverá menos um fio (pois só existe uma lâmpada) e existe só um interruptor junto à cama do miúdo. O shunt é colocado da mesma forma que no desenho do amigo Bigmouse?
    Abraço.
    Bem hajam

    Muito muito muito obrigado a todos os amigos que têm tentado resolver o meu problema.
    • lja
    • 12 outubro 2022 editado

     # 14

    Colocado por: omjmesquitaE no quarto do meu filho?


    Depende de como é que o electricista fez a instalação.
    Na realidade só deveria ter 3 fios (ou só precisa) como no boneco em baixo:

    (espero que menos seja criptico)
      vlcsnap-2022-10-12-18h01m58s507.png
  10.  # 15

    o fio do wc liga no borne imediatamente ao lado do que diz shunt(inferior direito).

    as ligações podiam ser diferentes, mas assim para você é mais simples de identificar no comutador as entradas e saídas (L e as setas).

    Colocado por: omjmesquitasuponho que o fio que vai fornecer a energia para o WC do quarto seja o que está no meio da Fase e do Fio para a Lâmpada 1.


    no quadro do seu filho se tiver um comutador junto à porta e outro junto à cama, será igual a parte do esquema da ligação à fase, lâmpada 2 e fio 5.

    Colocado por: omjmesquitaE no quarto do meu filho? a ligação é a mesma coisa? Haverá menos um fio (pois só existe uma lâmpada) e existe só um interruptor junto à cama do miúdo.
  11.  # 16

    O melhor mesmo é chamar um eletricista, pois não entende os esquemas aqui postados.
  12.  # 17

    Boa noite,

    Caso não esteja a entender os desenhos publicados nos comentários anteriores pode sempre pesquisar um tutorial no youtube sobre esse tópico.

    Veja este: Como Instalar Um Interruptor Duplo
  13.  # 18

    Obrigado, amigos. De facto não pecebo esses esquemas.
    A ideia de não chamar um eletricista será, exatamente, para aprender pois o saber não ocupa lugar.
    Agradeço o link enviado pela amiga ritapuga.
    Abraço a todos
  14.  # 19

    Colocado por: ljaSim, tem razão. mal (ou muito mal)...

    Estava a tentar arranjar explicação para aquele 2º fio ligado à fase... não faz muito sentido a não ser que seja de outro circuito (luz do espelho do wc?).

    omjmesquita, isso alguma vez funcionou bem?


    Olá Lja.
    Não há nenhum fio ligado onde está a fase. Sim, sempre funcionou bem. Nem mexeria nele se não fosse o comutador que lá estava ter avariado.
    Abraço
 
0.0225 seg. NEW