Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Necessito de informação sobre a diferença do comportamento térmico de duas soluções que passo a descrever:

    Solução 1 - Parede de betão armado com 22cm de espessura com eps e=6cm
    Solução 2 - Parede de tijolo com 22cm de espessura e eps pelo exterior com e=6cm

    No fundo, são duas soluções com o sistema tipo capoto, sendo a parede de betão ou tijolo. O que preciso de saber é qual será a melhor solução.

    Obrigado
  2.  # 2

    Anónimo disse:
    Boa noite,

    Sou estudante de engenharia civil e o tijolo tem muito melhor comportamento térmico que o betão armado, principalmente devido à existência de ar nos vazios dos tijolos. Para que tenha uma noção, os pontos críticos da térmica de edifícios são as chamadas "pontes térmicas", e são os locais onde se encontram vigas, pilares, etc, são locais em que a transmissão térmica é muito superior.
    Pode fazer download do documento do LNEC ITE50 que indica os coeficientes de transmissão térmica de materiais ou soluções construtivas: http://www.esnips.com/doc/3d4cff8a-c4e9-4416-b5e0-3157fe754cdd/LNEC-ITE-50-2006---Coeficientes-de-transmiss (penso que apenas lhe interessará o Anexo II)

    Falo do meu conhecimento que obtive nas aulas que visaram esse assunto.

    Espero que a minha resposta o tenha ajudado.
  3.  # 3

    Os documentos do LNEC são elaborados com base em execuções bem feitas e/ou em laboratório, e quem já tenha visto fazer a solução 1, sabe como é que o isolamento térmico é enfiado lá para dentro.

    Na generalidade dos casos, paredes duplas com isolamento térmico é para inglês ver, porque estão cheias de pontes térmicas.

    Cumps
  4.  # 4

    Caro

    A resposta do estudante anónimo está correcta, para além de mais barata, a solução de tijolo tem um comportamento térmico muito superior à de betão.
  5.  # 5

    O que acham da espuma projectada de poliuretano?
  6.  # 6

    O PU projectado para cappoto/ ETICS, não serve.
  7.  # 7

    Bom Dia

    O betao é realmente um dos maiores condutores na contruçao civil nacional, tem vindo a acontecer em varias obras que realizamos é que o caderno de encargos obriga a uma espessura maior de EPS100 na zona do betao
 
0.0127 seg. NEW