Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Já iniciei a construção da minha moradia mas ainda não fiz a alteração do quadro antigo para um quadro de obras.

Foi me solicitado pelo empreiteiro o pedido para uma corrente trifásica 10,35 kVA. No entanto tenho receio que seja insuficiente.

Para a ligação de equipamentos como máquina de cortar e dobrar ferro, máquina de projetar poliuretano, será necessário energia elétrica trifásica com 40A (ficha de 5 pinos). Penso que com 32A já dá.

A minha dúvida é qual a potencia que devo solicitar à E-Redes para o quadro de obra.

Não será necessário grua.

Obrigado.
  2.  # 2

A que o empreiteiro solicitou. ele melhor que ninguém saberá quanto os equipamentos dele necessita.

Colocado por: affcostaA minha dúvida é qual a potencia que devo solicitar à E-Redes para o quadro de obra.
    • lja
    • 12 outubro 2022

# 3

Colocado por: affcostaNo entanto tenho receio que seja insuficiente.

Se acabar por ser insuficiente pode sempre pedir depois para alterar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dreis
  3.  # 4

Colocado por: ljaSe acabar por ser insuficiente pode sempre pedir depois para alterar...

depende da capacidade do ramal. o existente pode nem suportar os 10,35 kva trifásicos.

se ele diz que essa potencia é suficiente era essa mesmo que eu podia. se depois em obra o quadro andar a disparar esse é um problema para ele gerir.

eu começava era por averiguar a potência máxima do ramal existente, não é apenas montar o contador.
  4.  # 5

Aproveito k topico para perguntar se sabem onde comprar um quadro de obras a bom preço? Tem de ter paragem de emergência
  5.  # 6

Tenho o meu para venda. Só lhe tem de colocar a botoneira e a bobine de disparo.
  6.  # 7

Quem lhe exigiu a botoneira de emergência?

Colocado por: DR1982Tem de ter paragem de emergência
    • DR1982
    • 24 outubro 2022 editado

# 8

Colocado por: BigmouseQuem lhe exigiu a botoneira de emergência?

O eletricista, pelos vistos a e-redes obriga a que tenha botão de emergência
    Sem botão de emergência também tenho um😀
  7.  # 9

Então por meia dúzia de euros adapta uma botoneira ao quadro

Colocado por: DR1982O eletricista, pelos vistos a e-redes obriga a que tenha botão de emergência
    Sem botão de emergência também tenho um😀
  8.  # 10

Colocado por: BigmouseEntão por meia dúzia de euros adapta uma botoneira ao quadro

Ha uma coisa qualquer que as tomadas também tem de ter, isso não sei se o meu tem
  9.  # 11

Interruptores diferenciais com sensibilidade máxima de 30mA

Colocado por: DR1982Ha uma coisa qualquer que as tomadas também tem de ter, isso não sei se o meu tem
  10.  # 12

(...) o existente pode nem suportar os 10,35 kva trifásicos.

Em minha casa, no início da obra veio cá um técnico da EDP, e verificando o quadro existente (havia um quadro que servia várias casas entretanto demolidas), disse que suportava sme problemas os 20kW que o empreiteiro pedia - mas acho que nunca chegámos a pedir essa potência. O empreiteiro usou o quadro e o contador antigo que lá estava (que era para uma das casas que se manteve) e que estava associado a um contrato de 3,45kW.
    Mais tarde, quando a obra terminou, quis pedir a EDP mais potência (6,9kW) e eles disseram que o o ramal não dava....O mesmo que para a obra dava sem problemas para 20kW !
    Estão sempre a tentar fazer o consumidor pagar.
  11.  # 13

Colocado por: nunogouveia

Em minha casa, no início da obra veio cá um técnico da EDP, e verificando o quadro existente (havia um quadro que servia várias casas entretanto demolidas), disse que suportava sme problemas os 20kW que o empreiteiro pedia - mas acho que nunca chegámos a pedir essa potência. O empreiteiro usou o quadro e o contador antigo que lá estava (que era para uma das casas que se manteve) e que estava associado a um contrato de 3,45kW.
    Mais tarde, quando a obra terminou, quis pedir a EDP mais potência (6,9kW) e eles disseram que o o ramal não dava....O mesmo que para a obra dava sem problemas para 20kW !
    Estão sempre a tentar fazer o consumidor pagar.

Penso que ramais provisórios (obras) eles têm outros critérios. Peço sempre 20,7kVA para os meus quadros de obras e só por uma vez me limitaram a 10,35kVA.
  12.  # 14

No meu caso, o ramal não é providsório. Existe há dezenas de anos e não foi mudado. Dava para 20kW, mas já não dá para 6,9kW...
  13.  # 15

Se quiser vendo lhe um destes.

Colocado por: DR1982Aproveito k topico para perguntar se sabem onde comprar um quadro de obras a bom preço? Tem de ter paragem de emergência
      IMG_20221025_135743.jpg
  14.  # 16

Isso é coisa para ser muito cara nao? Vou ver se o que tenho da para aplicar a botoneira de emergência e se o eletricista diz se cumpre com o requesito das tomadas, se nao der poderei ter interesse
  15.  # 17

É Coisa para 650/700€ +iva

Colocado por: DR1982Isso é coisa para ser muito cara nao? Vou ver se o que tenho da para aplicar a botoneira de emergência e se o eletricista diz se cumpre com o requesito das tomadas, se nao der poderei ter interesse
  16.  # 18

Colocado por: BigmouseÉ Coisa para 650/700€ +iva

Chiça isso é demasiado pesado, ficava mais caro o quadro que tudo o resto da baixada:)
  17.  # 19

Caso o meu nao dê, compro um deste género
      CD2CD873-196F-4DCF-9DE5-2637F7550006.jpeg
  18.  # 20

Tem preço de tabela acima dos 1000€

Colocado por: DR1982Chiça isso é demasiado pesado, ficava mais caro o quadro que tudo o resto da baixada:)

0.0206 seg. NEW